quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A BOTIJA DE ÀGUA QUENTE E O GATO


A velha garrafa cerâmica de genebra, utilizada para aquecer a cama, feita em cerâmica.


A propósito do "Cromo" da Rádio Comercial de hoje, em que o tema abordado pelo Nuno Markl era "A botija de àgua quente", lembrei-me duma história deliciosa  e que me dá sempre muito prazer contar...

Um idoso viu partir-se a sua botija de àgua quente, sua companhia nas noites frias de Inverno. Não era uma das botijas mais modernas, em borracha e com odor duvidoso mas sim uma velha garrafa de genebra, em grés, muito utilizada para esse fim. Eu próprio recordo-me de em casa do meu avó materno haver uma dessas "garrafas" que serviam o mesmo propósito.

Foi à loja da aldeia onde a tinha adquirido há muitos anos atrás e ficou muito triste por saber que "isto já não se fabrica mais" ... como o informou o lojista .
No entanto, ante o desespero evidente do velhinho, dispôs-se a ligar para uns fornecedores na esperança de ainda conseguir algum exemplar e foi com satisfação que lhe comunicou "afinal ainda se arranja, dentro de 3 ou 4 dias já cá está a botija que o senhor quer" ....

- Mas, disse o idoso, e como faço para passar estes dias com tanto frio?
- Olhe, posso emprestar-lhe o meu gato, que é mansinho e aquece-lhe os pés !!!
- A sério ???
- Sim, claro ...

No dia seguinte o idoso dirigiu-se á loja, todo arranhado, ainda com manchas de sangue na roupa e com o gato dentro dum saco, miando e a debater-se com desespero ...

- Vá pró Diabo que o carregue, nunca mais me engana ... a dizer-me que o gato era manso, e me aquecia os pés ... lixou-me foi o que foi.
- Mas, ... não compreendo, respondeu o lojista admirado... porque diz isso?
- Olhe, o gato não ficou nada satisfeito quando tentei abrir-lhe a boca à força e deu-me logo várias dentadas ...
- Mas .. mas ...
- E o pior foi quando lhe comecei a enfiar água quente pela goela abaixo ... no meio de sonoros e ameaçadores "fffffffffffsssssssssss" ...aí sim, arranhou-me todo e deixou-me neste estado !!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário