quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O QUE É O JANTAR ?



Ontem ordenaram-me que fizesse batatas com bacalhau ...

Cá por mim até nem me importo pois batatas cozidas com bacalhau, legumes, ovo cozido, um dente de alho picado misturado, ... é sempre um prato excelente e não me canso dele.
O pior é a "miudagem" ... apesar de nem serem muito refilões com a comida, as suas caras de (in)satisfação quando é peixe não é igual às suas expressões de felicidade quando o que está no prato é carne !!!!


Mas como "ordens são ordens", aceitei a incumbência e resolvi "variar" ... "ai como eu gosto de variar" ... eheheh...

"Hé lá !!!!! .... este post é sobre receita de bacalhau no forno ... tás parvo ???? "
(oops ... foi o meu anjo da guarda dos bons costumes que me gritou isto ao ouvido direito...por azar aquele em que melhor ouço ... )

Glup ... Continuando ...

Cheguei a casa e comecei a preparar as coisas ...
Acabei de descongelar as postas de bacalhau e enquanto escorriam para ficar o mais secas possível, fui descascando umas cebolas, que cortei em rodelas e coloquei no fundo do pirex ...
Juntei 3 ou 4 dentes de alho cortado em pequenas lâminas e coloquei as postas no centro da travessa colocando em volta batatas cortadas em "quartos", relativamente grandes .... (a batata grande absorve o molho e evita que os assados fiquem cozidos ....).
... Umas pequenas tiras de pimento e salsa misturada com coentros migados á mão, dispostos indiscriminadamente por cima de toda aquela tralha.
Um pouco de broa migada e azeite generosamente vertido por sobre tudo aquilo e toca de colocar no forno já pré aquecido ...  comecei a tratar dos legumes.
Couve cortada tipo caldo-verde mas em tiras maiores, que escorri após a cozedura.
Deitei os legumes numa travessa cujo fundo estava revestido com fatias de broa, que depois de humedecida se desfaz bem melhor.
Juntei uma pequena lata de feijão-manteiga e "toquei a corneta" para o pessoal vir jantar.

Á pergunta "que é hoje para o jantar ?" respondi, claro, "batatas com bacalhau e legumes", a velocidade com que o trajecto da sala até à cozinha se fez, diminuiu drásticamente ... embora os olhos se tivessem iluminado quando viram que o que estava servido era isto:




Confeccionado, claro .... esqueci de tirar a foto depois de sair do forno ... fica para a próxima.

1 comentário:

  1. E fiquei com água na boca...
    Costumo fazer um parecido mas sem pimento. Deve ficar ótimo com pimento...e eu sou "doida" por pimento...de qualquer maneira ;)

    ResponderEliminar