sábado, 7 de janeiro de 2012

"VOU ALI E JÁ VENHO ..."

279 kms depois cheguei a casa ...
Saí eram cerca das 13:30 e fui "carregar a bateria" da moto ... estava um bonito dia de sol, apesar de algo frio e pensei ... a Serra da Estrela deve ser bonita num dia como o de hoje.

IP 3, IC 12, ... até Canas de Senhorim, aí virei em direcção a Seia, e quis passar pelas Caldas da Felgueira, connhecidas pela terapêutica das doenças da garganta, nariz, etc ... que ainda não conhecia.



O Grande Hotel das Termas

Estrada estreita, não em muito bom estado mas em que se circulava sem problemas, bastando estar atento a alguns buracos e/ou pedras soltas.




Algumas paisagens antes de chegar a Seia



E prossegui até Seia, indo entroncar na EN 231 que vai de Nelas à N17, bem perto de Seia.


Já se avistava a Serra da estrela ao longe ... embora sem o cume branco





E cheguei a Seia onde olhei para o indicador de combustível que aconselhava o resbastecimento mas... prossegui em direcção à Torre, na estrada para a Covilhã.

Um pouco mais adiante,  uma primeira paragem para tirar umas fotos a estes simpáticos "Serra da Estrela" bébes, com a mãe por perto não fosse o Diabo tecê-las !!!!



Curiosos, aproximaram-se de mim como a "fazerem-se à foto" ... ehehhee





Bem perto do conhecido Sabugueiro, a aldeia mais alta de Portugal, ...

Sem parar na localidade, prossegui a viagem para a Torre, detendo-me de vez em quando para tentar obter algumas fotos publicáveis.

No regresso, aí sim .. parei na "tasquinha" habitual das minhas idas aos Eskimós e "amandei-lhe" com uma enorme sandes de pão de centeio com salpicão ....

Como disse já, a Serra também é bela sem neve ... a sua paisagem por vezes inóspita, seca, rochosa, ... encerra alguma beleza e calma, bem diferentes dos dias de neve em que o trânsito se torna caótico.






A 1ª lagoa na subida para a Torre

Bem perto da Torre, nas pistas de ski, quase desertas pela ausência de neve, ainda haviam uns não sei quantos aventureiros que se divertiam nos pequenos espaços com neve e/ou gelo que ainda existiam.






A obrigatória foto da torre

Esta, situa-se a 1993 mts de altitude e pensa-se que o Rei D. João VI (1816-1826) teria já naquele local mandado erguer uma pedra de forma a completar os 2.000 mts ... não há certezas desta "estória".

Creio que até aos anos 50 serviu o Exército e lá eram mantidos alguns equipamentos militares de comunicações.
Esteve abandonada durante muito tempo e, actualmente, é ocupada pela Equipe de Montanha da GNR.


Outra das fotos obrigatórias na Serra... o túnel na estrada Torre-Covilhã


Uma perspectiva do Vale Glaciar



O Covão Cimeiro , uma curiosidade geológica



Comecei a pensar em regressar pois o sol ia-se pondo, devagar mas inexoravelmente, e ainda tinha uns kms a fazer até casa ... e, confesso, não sou dos que ama conduzir de noite ...




Uma paragem na Lagoa Comprida para as fotos da praxe


A menina lá em baixo ... aguardando o seu amo para o levar de volta a casa

E "prontos" ... reabastecimento em Seia e regresso pela EN 17, conhecida por Estrada da Beira, bem asfaltada e com curvas apetitosas ...

Regresso a casa sem problemas, já escuro e com a habitual confusão de trânsito á entrada de Coimbra, no Açude-Ponte, por causa das obras que, dizem, só terminarão em 2013 ...











2 comentários:

  1. gostei....muito bem...respirar ar puro......e tocar o céu...as serras são belas....

    ResponderEliminar
  2. Lindo...é bom poder "ir ali e já vir". Fiz, ao ver as fotos e ao ler a tua descrição, uma viagem pela memória dos tempos que vivi em Seia e passeava por esses lugares tão bonitos. Obrigada!!!

    ResponderEliminar