quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

HOJE DE MANHÃ .. JÁ NÃO HÁ PACHORRA !!!!


HOJE DE MANHÃ … JÁ NÃO HÁ PACHORRA

Num altura em que todos andamos preocupados com o arrefecimento da economia e com a consequente baixa de volume de negócios que tem garantido o posto de trabalho a todos nós, há gente que, felizmente para eles, ainda consegue desviar as suas preocupações para coisas que considero de “menor dimensão”…

De facto, as empresas e as famílias têm as suas contas mais difíceis de fazer (ou mais fáceis, dependendo do ponto de vista …).

As EMPRESAS, com custos fixos e capacidade instalada para maiores produções, vêem-se na contingência de as baixarem para não estar a produzir para “parque” …, acabando com turnos, horas extra, … e postos de trabalho.
É na conta “custos” que estão a intensificar os seus esforços de redução para poderem manter a actividade. “Em tudo o que se puder cortar, corte-se.”
Realinhamento de estratégias em busca de novos mercados trouxe algum ânimo mas a globalização fez com que a crise seja, de facto, mundial.
Mesmo África, o “eldorado” apontado por muitos como a tábua de salvação para muitas empresas portuguesas, tem vários problemas, específicos de cada país (Angola e Moçambique especialmente …) que não vale a pena aqui, e neste contexto, enumerar.

Para as FAMÍLIAS, as contas são igualmente simples, tal como a terapêutica: reduzir custos.
Com o desemprego de um (ou ambos) dos elementos do agregado familiar, não sendo proporcionalmente possível fazer “desaparecer” os filhos ou outros dependentes, é para as despesas que se tem que olhar no sentido de minimizar as suas consequências.
Coisas até aqui consideradas essenciais (TV Cabo com Sport TV e Tele Cine, Internet a 200 à hora, telemóveis de última geração, …) deixaram de estar no topo das prioridades e as respectivas operadoras já dão conta do inusitado número de cancelamentos… há que garantir que o dinheiro chega para, pelo menos, o supermercado.

Mas vamos ao que interessa …
Como disse no início deste desabafo, há ainda gente que se consegue alhear destas coisas … o sono só lhes é perturbado por coisas que “nem ao Diabo lembra”.

- “Sr. F … ainda bem que já regressou de férias pois tenho este assunto para o qual preciso da sua ajuda”
- ??? … ó Dª … deixe-me aqui … então não quer saber que só num pinhal tenho X pinheiros secos? … o nemátode está  secar-me os pinheiros todos !!!!! “



Ou então:
-“Bom dia Sr. F …”
-“Bom dia ??? …. Então não quer saber que me foram á horta e me roubaram 3 couves roxas e uma lombarda? … “


Ou ainda:
- “Vocês não querem saber que esta noite alguém me roubou uma mão-cheia de bróculos?”


Por vezes tenho pena de não ser assim … preocupado… para toda a gente não me acusar de levar as coisas demasiado a brincar ….


Sem comentários:

Enviar um comentário