sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FESTAS N.S.CONCEIÇÃO - FETEIRA 2011

Pois é rapaziada ... como já vos tinha contado sou "mordomo" nas festas da padroeira da localidade que me acolheu há já 3 anos.
Fui "nomeado" através duma curiosa forma de escolher a comissão de festas, que não conheço em mais nenhum lugar. A comissão actual, uns dias antes do final do ano, reúne e "escolhe" cerca de 9 ou 10 pessoas a quem "nomeia por edital" a afixar no bar-salão-convívio ... foi assim que fui nomeado em 2010 e só soube porque alguém me deu os "parabéns senhor mordomo" !!!!!
Nesse dia não tinha ido ao bar e não sabia sequer como era feita a nomeação e não tinha lido o "edital".

Dos cerca de 10 nomes escolhidos, sobraram o meu, o do Tó Mané, o Carlos Palrilha, o Carlos Lapa, o Filipe e o "Ti" João Branco ...
Após uma breve conversa entre os seis, e na ausência dos outros nomeados (quem não quer assumir, simplesmente não aparece no jantar oferecido pela anterior comissão), resolvemos aceitar a tarefa de, não só organizar as festas de 2011 como também garantir o funcionamento do bar durante todos os fins-de-semana e feriados do ano.

E assim chegámos aos dias da festa ...



Começou no dia 7 à tarde com "música ambiente", através de colunas espalhadas pelas ruas do lugar..., à noite com um bailarico com um trio musical e no dia 8, as festas religiosas que consistem, basicamente, na missa e procissão pelas ruas (poucas) do lugar.
De manhã a volta com os Tradicionalis Gaiteiros, composta por amigos e conhecidos meus, que percorreram as ruas do lugar na recolha das ofertas para leiloar mais tarde.


Nesta foto, o Filipe e o Carlos Palrilha, com a "carroça" das ofertas, seguidos pelo Tó Mané e pelos gaiteiros




Nesta foto, o Tó Mané, o Filipe Santos, e os gaiteiros Fernando Abreu, Rita Nelson, eu próprio e o Sr. Amadeu. Em segundo plano apenas se vê o Pinho faltando o Sérgio que aparecerá mais à frente.


Aqui nesta foto, os gaiteiros e a D. Olinda e a filha, Cláudia,
que também tiveram direito a uma "gaitada"
E aqui sim, o Sérgio, tocador de bombo


Nesta foto, o Manuel Santos, ao pé do Filipe, também mordomo,com a sua oferta para a quermesse: uma "réstea" de cebolas.


Nelson, Rita, Cupido, eu próprio, Pinho, Sérgio e Fernando
Aqui, todos nós, já acompanhados pelo
 Cupido, a meu lado,meu conterrâneo e organista convidado para "passar o tempo" no dia 8 à tarde, 
em minha casa depois de almoço...



Aqui, já no final da procissão e em jeito de despedida,
uma "gaitada" no bar.



O vídeo dos gaiteiros

Hoje à noite, dia 9, é o ponto alto das festas da feteira, com uma noite de festa no salão-convívio, ao som da música do conhecido DJ Dário, já "habituée" nestas andanças ... as festas na Feteira têm fama entre a malta jovem e costumam encher o salão com a música sempre a "bombar".... veremos se hoje assim vais ser.



Sem comentários:

Enviar um comentário