sábado, 31 de dezembro de 2011

O MEU BLOGUE


Pois é amigos.... o que começou com uma brincadeira em Junho para partilhar umas fotos e os relatos de algumas curvas de moto, depois por sugestão de alguns "chatos" que me disseram que podia partilhar umas piadas na net ... tornou-se um vício e uma obrigação diária.
Dia que não posso aqui vir contar qualquer coisa faz-me sentir estranho e o telefone não pára de tocar a perguntar se estou doente, se aconteceu alguma coisa,  ...

Hoje, último dia de 2011, resolvi aqui vir para "dizer" qualquer coisa a propósito e, como não me lembrei de nada (não, a verdade é que tenho que ir para o "Convívio da Feteira" preparar a festa para mais logo ...) apenas vos deixo uma imagem do numero de visitas ao blogue: 17017 .. curioso não acham?...
Pode ser um bom prenúncio para 2012 sei lá... uma lotaria, um euromilhões, ...



E assim se encerram os post's de 2011 ... Feliz 2012 para todos e que o próximo ano vos proporcione tudo aquilo que achem ser necessário para ser feliz.

Abraços para eles e beijos para elas ... ou se preferirem, "Abreijos" (Abraços + beijos) e "Beijaços" (Beijos + abraços).



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

HOJE Á TARDE ... RECORDAÇÕES DA ESCOLA


Hoje ao início da tarde, estive numa cavaqueira com um cliente e já amigo, emigrante na Alemanha, com quem troquei algumas impressões sobre a situação naquele país, as diferenças encontradas na época em que ele emigrou (quase há 30 anos) relativamente ás condições de hoje ...
E falámos na dificuldade inicial na língua ... que nada tinha, aparentemente, a ver com as nossas mais conhecidas de raíz latina ...

“A língua alemã é relativamente fácil. Quem sabe Latim e está habituado com as declinações, pode aprendê-la sem grandes dificuldades” … é o que os professores de Alemão dizem nas suas primeiras aulas.

Recordo que, por volta de 1978 quando andava nos extintos “propedêuticos”, escolhi por curiosidade “Alemão” para 2ª língua estrangeira …
Ainda hoje tomo pastilhas para a garganta por causa de tal lembrança de merda  …

Em seguida, quando começamos a estudar os der, des, den, dem, die, eles dizem que é fácil:
tudo é apenas uma questão de lógica.

Realmente é muito simples; podemos ver isso no exemplo que passamos a examinar.

Tomemos um honesto livro alemão: um volume magnífico, encadernado em couro, publicado em Dortmund, que descreve os usos e costumes dos hotentotes (em Alemão, hottentotten).



Hotentotes ... mais conhecidos por bosquímanes


O livro conta-nos que os cangurus (Beutelratten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter) cobertas de um tecido (Lattengitter), para abrigá-los do mau tempo.
Essas jaulas são designadas, em Alemão, "jaulas cobertas de tecido" (Lattengitterkotter); assim que colocam um canguru dentro delas, passam a chamar-se Lattengitterkotterbeutelratten, … isto é, "o canguru da jaula coberta de tecido".


Um dias os hotentotes capturaram um assassino (Attentater), acusado de ter matado uma mãe (Mutter) hotentote - Hottentottermutter -, que tinha um filho tonto e gago (stottertrottel).

Essa pobre e desgraçada mãe, chamava-se, em Alemão, Hottentottenstottertrottelmutter, e seu assassino é chamado de Hottentottenstottertrottelmutterattentater.


A polícia prendeu o assassino e  enfiou-o provisoriamente numa gaiola de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter), mas o prisioneiro escapou. As buscas mal tinham começado, quando surgiu um guerreiro hotentote, gritando:
— Capturei o assassino! (Attentater).
— Sim? Qual? — perguntou o chefe.
— O Lattengitterkotterbeutelratterattentater! — respondeu o guerreiro.
— Como assim? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tecido? — perguntou o chefe dos hotentotes.
— É, sim, é o Hottentottenstottertrottelmutteratentater (o assassino da mãe hotentote de um menino tonto e gago) — respondeu o nativo.
- Ora , respondeu o chefe, tu poderias ter dito desde o início que tinhas capturado o Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotter beutelrattenattentater.

Como dá para ver, o Alemão é uma língua fácil; basta interessar-nos um pouquinho...
Fosga-se !!!!!

(quere-se dizer ... voltar á primeira página)

DIÁRIO DE UM CRUZEIRO


DIÁRIO DE UM CRUZEIRO
Por: Loira

Primeiro dia.

Querido diário…
Já estou preparada para fazer este maravilhoso cruzeiro. Trouxe na mala as minhas melhores roupas. Estou excitadíssima.

Segundo dia.
Estivemos todo o dia a navegar. Foi lindo porque vi alguns golfinhos e baleias.
Que férias maravilhosas estou a ter e encontrei o Capitão que, por sinal, é um homem muito interessante.


Terceiro dia.
Hoje estive na piscina a estrear o meu novo biquíni. O Capitão aproximou-se e convidou-me para jantar na sua mesa o que foi uma honra. Ele é um homem culto e muito atraente.

Quarto dia.
Fui ao casino do navio e tive muita sorte, pois ganhei 100,00. O capitão convidou-me para jantar com ele no seu camarote. A ceia foi luxuosa com champanhe e caviar. Depois de comer, ele convidou-me para ficar na sua cabine mas eu recusei o convite. Disse-lhe que não queria ser infiel ao meu marido.

Quinto dia.
Hoje voltei à piscina para me bronzear mais um pouco. Depois decidi ir ao piano bar e passar ali o resto do dia. O Capitão viu-me e convidou-me para tomar um aperitivo. Realmente ele é um homem encantador pois perguntou-me novamente se eu queria visitá-lo no seu camarote naquela noite e eu tornei a dizer-lhe que não.
Ele então disse-me que se eu continuasse a responder “não” ele afundaria o navio. Fiquei aterrorizada e nem consegui dizer mais nada.



Sexto dia.
Hoje salvei 1600 pessoas … duas vezes !!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O MEU ABRAÇO PARA TODOS

O autor deste blogue é um tipo precavido e, antes que comece a confusão das mensagens de fim de ano, quer deixar já o assunto arrumado com este vídeo para todos vós.

FELIZ 2012 com o meu abraço.




A propósito deste vídeo lembrei-me que o meu filho João, no âmbito duma acção de preparação para o Crisma, participou com amigos e colegas em Coimbra, numa "Campanha de Abraços Grátis", tal como estas que se podem ver no vídeo ...
Recordo que chegou a casa, embora contente  com a acção desenvolvida, um pouco triste pois "havia pessoas que diziam: já dei para isso, ... já comprei, ... agora não posso, ... tenho que perguntar ao meu marido se já comprou, ... "
Apesar de tudo isto nos ter provocado um sorriso, não deixámos de pensar um pouco sobre o "afastamento" das pessoas, o seu alheamento de coisas tão simples, ... é que não queriam nem saber do que se tratava, ... podiam, ao menos, ser curiosos ....

Abraços para todos os meus amigos e que 2012 vos traga tudo aquilo que entendam ser necessário para serem felizes.


domingo, 25 de dezembro de 2011

ALGUNS HOMENS SÃO ...


COMO CAFÉ... São ricos, quentes, encorpados e mantêm-te acordada toda a noite.

COMO O CIMENTO... Depois que se espalham... Demoram um pouco para ficar duros.


COMO OS FRIGORÍFICOS... Encha-os de cerveja e poderá levá-los para onde quiser. 


COMO AS FOTOCOPIADORAS... Só servem para reprodução... 


COMO OS SAPATOS DE SALTO... Se forem feitos sob medida são fáceis de usar. 


COMO OS HORÓSCOPOS... Dizem-te sempre o que você deve fazer e geralmente estão errados. 


COMO O RÍMEL... Correm à primeira lágrima. 


COMO AS MINI SAIAS... Se você não tiver cuidado, podem subir por suas pernas. 


COMO PIPOCA... Satisfazem-te, mas apenas por pouco tempo. 


COMO TEMPESTADES DE NEVE... Nunca sabe quando vêem, quantos centímetros terão e quanto tempo irão durar. 


COMO FÉRIAS... Nunca são suficientemente grandes.




MAIS UMA DOS CHINESES....

Estes gajos pensam em tudo ....
Depois de estabelecerem lojas em tudo quanto é sitio, de comprarem a EDP, ... preparam-se agora para entrar no negócio das roupas e dos guarda-chuvas ...
Oops.. já estão? ... não me tinha apercebido desculpem ...

Imagens engraçadas - Uma gravata para os dias de chuva

PROJECTOS E PROMESSAS PARA 2012



O Natal está mesmo a acabar e o Ano Novo não tarda está aí ...
É uma óptima ocasião para definirmos os nosso objectivos, estabelecermos compromissos e fazermos "promessas" que nos ajudem a ter um ano melhor..

Se por acaso o meu fiel leitor(a) é fumador(a), porque não aproveitar o início do novo ano para procurar deixar de o fazer?... qualquer data é boa para isso mas o início do ano traz novas e renovadas esperanças ...
Força ...


O PAI NATAL DOS VICIADOS EM PC





O Pai Natal desce pelo cabo do modem, sai pela porta série e diz: Feliz Natal ROM ROM ROM .....

Nota: esta é para clicar no quadradinho "Abaixo de Jorge Jesus" .... que falta de inspiração neste dia de Natal .. fónix.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O POSTAL DE NATAL DA MALTA DO BANCO....



Este ano, a rapaziada do Banco, decidiu fazer um Postal de Natal personalizado para "não ser mais um"... reencaminhado, impessoal, indiferente, incaracterístico, frio, ...
A ideia surgiu dum simples olhar para a parede em que eu e o "boné Millennium" trocámos um olhar cúmplice ...
Depois de 2 ou 3 "huum.. huuum's", os nossos olhares voltaram a cruzar-se e desta vez os nossos rostos iluminaram-se com um sorriso ... "é isso mesmo !!!",  respondeu-me ele adivinhando-me os pensamentos.

E a seguir foi apenas "puxar dos galões", intimando todos os meus colegas a deixarem-se fotografar com o "boné Millennium" não sem antes avisar alguns que "isto está mau,.. há muito desemprego ... há vagas em Penedono, Mogadouro, no Alandroal e em Mourão .... ".

Para o que tiveram dificuldade em sorrir recordei-lhes que o Banco está também a recolher candidaturas para vagas nos armazéns da Matinha em Cabo Ruivo ... como viram que era a brincar não puderam deixar de sorrir.

E aqui está o nosso POSTAL DE NATAL que enviámos a colegas, amigos e clientes e que, agora, partilho com todos vós.





PENSAMENTO DO DIA





quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

HOJE DE TARDE...


Fui á escola dos meus filhos “buscar as notas” … é isto que se costuma chamar à pequena reunião que os directores de turma fazem com os encarregados de educação para lhes comunicarem a avaliação dos seus educandos, naquele período.

A Joana teve umas notas de acordo com aquilo que já esperávamos … não trabalha o suficiente e o pouco que ouve nas aulas, entre as distracções , murmúrios, e o “bichanar aos ouvidos” dos colegas, … não é o suficiente para ter boas classificações nas disciplinas que frequenta.
Duas “negas” … dois 8’s a FQ e Biologia …
Fiquei danado embora não fosse, de todo, uma surpresa.
Agradeci á prof a paciência que tem tido com ela e, a única coisa que me serviu de consolo, foi saber que se comporta civilizadamente e é educada para os docentes e restantes funcionários …

Com a prof do João … vim de lá chateadíssimo !!!
Um 20, dois 19’s, três 18’s, … e a prof a insistir “parabéns pelo filho que têm, é um exemplo de aluno, não só academicamente mas também pelos valores e inciativas, sempre disponível para …”
Balbuciava uns “muito obrigado” enquanto lhe estendia a mão para me ir embora por não estar bem … e ela insistia “aluno do quadro de honra com todo o mérito, uma referência para colegas e professores, participativo de forma assertiva …” e eu a afastar-me porque, … não me sentia mesmo nada bem.


A cada palavra que ouvia da Dir. Turma uma martelada de humilhação e remorso me tolhia o raciocínio e me incapacitava para dizer o que quer que fosse, … apenas os “muito obrigado” me saíam mecanicamente, de forma automática, impessoais e sem qualquer expressão, sentimento, cor, textura ou densidade, … secos e frios, gelados …




Apenas me recordava ainda da porcaria do jogo de voleibol em que, de forma nada civilizada, "rústica" mesmo, fui incorrecto e injusto para com ele, meu filho, e com os colegas … chamando-lhes nabos, azelhas, totós, … quando o que era de mim esperado, no mínimo, seriam palavras de apreço e encorajamento por, além de serem bons alunos e excelentes filhos, conseguirem também ser atletas brilhantes por tudo o que já conquistaram e tendo em conta o amadorismo de todos eles e as horas de treino a que se podem dedicar e em que fortemente se empenham ….
Assim, por cada elogio que a prof dava ao João, era como que se uma bofetada duma mão invisível me atingisse e me dissesse:  “Foste um injusto e merecias ser agora castigado …”


 
Dei comigo na viagem de volta a agradecer a “alguém” por o castigo não ter sido real e a comprometer-me comigo mesmo e com os meus ainda fiéis anjos da guarda a procurar ser melhor, ... (sim, sei que a maior parte deles desistiu já de me acompanhar e os que o fazem, talvez pelas suas crónicas mudez e surdez , são os mais resilientes e heroicos resistentes) porque, se fosse eu, há muito que teria dito:
JÁ NÃO HÁ PACIÊNCIA PARA ATURAR ESTE GAJO.
Que merda !!! … pode ser que o Natal ajude isto a passar mas que está a ser difícil está ..

HOJE DE MANHÃ .. JÁ NÃO HÁ PACHORRA !!!!


HOJE DE MANHÃ … JÁ NÃO HÁ PACHORRA

Num altura em que todos andamos preocupados com o arrefecimento da economia e com a consequente baixa de volume de negócios que tem garantido o posto de trabalho a todos nós, há gente que, felizmente para eles, ainda consegue desviar as suas preocupações para coisas que considero de “menor dimensão”…

De facto, as empresas e as famílias têm as suas contas mais difíceis de fazer (ou mais fáceis, dependendo do ponto de vista …).

As EMPRESAS, com custos fixos e capacidade instalada para maiores produções, vêem-se na contingência de as baixarem para não estar a produzir para “parque” …, acabando com turnos, horas extra, … e postos de trabalho.
É na conta “custos” que estão a intensificar os seus esforços de redução para poderem manter a actividade. “Em tudo o que se puder cortar, corte-se.”
Realinhamento de estratégias em busca de novos mercados trouxe algum ânimo mas a globalização fez com que a crise seja, de facto, mundial.
Mesmo África, o “eldorado” apontado por muitos como a tábua de salvação para muitas empresas portuguesas, tem vários problemas, específicos de cada país (Angola e Moçambique especialmente …) que não vale a pena aqui, e neste contexto, enumerar.

Para as FAMÍLIAS, as contas são igualmente simples, tal como a terapêutica: reduzir custos.
Com o desemprego de um (ou ambos) dos elementos do agregado familiar, não sendo proporcionalmente possível fazer “desaparecer” os filhos ou outros dependentes, é para as despesas que se tem que olhar no sentido de minimizar as suas consequências.
Coisas até aqui consideradas essenciais (TV Cabo com Sport TV e Tele Cine, Internet a 200 à hora, telemóveis de última geração, …) deixaram de estar no topo das prioridades e as respectivas operadoras já dão conta do inusitado número de cancelamentos… há que garantir que o dinheiro chega para, pelo menos, o supermercado.

Mas vamos ao que interessa …
Como disse no início deste desabafo, há ainda gente que se consegue alhear destas coisas … o sono só lhes é perturbado por coisas que “nem ao Diabo lembra”.

- “Sr. F … ainda bem que já regressou de férias pois tenho este assunto para o qual preciso da sua ajuda”
- ??? … ó Dª … deixe-me aqui … então não quer saber que só num pinhal tenho X pinheiros secos? … o nemátode está  secar-me os pinheiros todos !!!!! “



Ou então:
-“Bom dia Sr. F …”
-“Bom dia ??? …. Então não quer saber que me foram á horta e me roubaram 3 couves roxas e uma lombarda? … “


Ou ainda:
- “Vocês não querem saber que esta noite alguém me roubou uma mão-cheia de bróculos?”


Por vezes tenho pena de não ser assim … preocupado… para toda a gente não me acusar de levar as coisas demasiado a brincar ….