sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TOMADA DA BASTILHA E O ASSALTO AO PARLAMENTO




A tomada da Bastilha em 14 de Julho de 1789, foi o evento central da Revolução Francesa.

Embora a fortaleza medieval, transformada em prisão, tivesse apenas sete prisioneiros, o simbolismo da sua tomada foi um ícone da revolução.

O cenário em França era de muita tensão causado por um desigual e injusto sistema de taxação tributário, destinado a fazer face às imensas despesas do Estado com a guerra na América e o excesso faustoso da corte real a cujas festas nada faltava...


Em Portugal, no sec XXI, especialmente nos anos de 2010 a 2013, o Estado não conseguia, de forma recorrente, receitas para a sua enorme despesa. Estava gordo e não conseguia emagrecer.

Antropófago, alimentava-se de si mesmo e dos cada vez mais empobrecidos cidadãos que, cuja riqueza criavam, era sorvida por ele.

O sacrifício do pagamento dos elevados impostos que eram necessários para se alimentar, eram injustamente distribuídos pelos que não conseguiam fugir para outros países.

Em 21 de Novembro de 2013, em Portugal, milhares de portugueses, que apenas por acaso são funcionários do estado e pertencentes a várias forças de segurança, mostraram que, se quisessem, podiam tomar o Parlamento, edifício central do sistema democrático português, casa das leis, dos deputados da nação, representantes do povo ...

Terão os políticos percebido a mensagem?




Sem comentários:

Enviar um comentário