Olá a todos:
Hoje mais um dia dedicado à safra da azeitona, desta vez a ajudar o meu amigo Hélder que se baldou com a desculpa de que ia trabalhar e tal ...
Soube depois que trocou com um colega para fazer coincidir as coisas ...
Enfim, adiante.
E pelas 08:30 apareci em casa do seu pai Orlando onde estava destinado começar-se a campanha.
Apenas eu, o Orlando e o António (sogro do Hélder), compadres que muito discutem sobre a poda, a forma de estender os panais, o pisar a azeitona, etc... aprendi bastante hoje sim senhor !.. um destes dias eu próprio terei um diploma de qualquer coisa relacionada com a azeitona.
Nesta foto o "Ti" António Panão, a "escamisar oliveiras ...
E eu próprio na mesma tarefa ...
para quem não sabe o que é escamisar oliveiras passo a explicar.
O podador corta os ramos que "limpam" a oliveira para ser, de seguida, varejada.
Esses ramos têm eles mesmo azeitona que tem que ser aproveitada ... assim, junto-os num monte, coloco um cesto que serve para nos sentyarmos, de cada um dos lados e, com os gadanhos, retiramos dos ramos todas as zeitonas, devidamente sentados de forma bem confortável ...
Está já apalavrado para o ano se pensar nuns sofás em segunda mão, ... talvez uma pequena mesa com um telefone e umas revistas ... ficando assim a tarefa mais sofisticada.
A equipe de hoje com o equipamento respectivo
E os respectivos diplomas
Mákina, gostei especialmente da cena dos diplomas. Conferem sem duvida para a próxima temporada uma apanha mais especializada... Falta a meu ver, um supervisor para avaliar as vossas competências.
ResponderEliminarO indivíduo que trocou de turno para se baldar, não tem desculpa... Enfim.
Aquele abraço
Ricardo Ferreira (Eng. Agrónomo)