Há dias, desabou um prédio no Bangladesh causando um indeterminado número de vítimas, cujas buscas, oficialmente, terminaram hoje, tendo sido dado início ao uso de maquinaria pesada para a remoção dos escombros.
Foi igualmente noticiada a prisão do proprietário do prédio ...
Triste visão do terceiro mundo não concordam?
Pois cá, em Portugal, país com fronteiras mais antigas da Europa e em que os seus cidadãos se orgulham, por exemplo, de termos sido o primeiro país europeu a abolir a pena de morte, tal episódio seria tratado de maneira diferente:
O prédio desabou ... o governo diria que iriam ser constituídas X comissões de investigação, os escritórios de advogados esfregariam as mãos de contentes pela perspectiva de receita e mediatismo, as televisões teriam aberturas de serviços noticiosos garantidos por vários dias, ... e os tribunais, mais umas toneladas de papel em volumosos processos com o caso atinentes.
Previa-se que o processo judicial demorasse cerca de 10 anos a concluir e, claro que, nos entretantos, os vários programas de TV como Prós-e-Contras, Justiça Cega, A Cor do Dinheiro, ... durante meses debateriam e entrevistariam os mais conceituados "bitaitistas" nacionais sobre o assunto.
Finalmente, ao fim dos tais 10 anos, tudo ficaria decidido condenando o servente de pedreiro por não ter feito a mistura de areia e cimento com a dosagem correcta ...
Sem comentários:
Enviar um comentário