Olá a todos:
Hoje é um dia importante para os cristãos: celebra-se a ressurreição de Cristo depois de ter morrido cruxificado na cruz.
A ressurreição é um dos mistérios da fé que representa, para os cristãos, a certeza de que, para além da morte há algo mais que nos espera e cujo bem-estar que nos venha a proporcionar depende do nosso comportamento em vida.
Assim, época Pascal deve fazer em cada um de nós o ressuscitar de princípios, valores e mandamentos de urbanidade, solidariedade e partilha.
Vem tudo isto a propósito da condenação dum militar da GNR por, simplesmente, ter cumprido o seu dever.
Impediu um roubo de materiais a alguém que, honestamente suponho, ganha a sua vida, paga ordenados aos seus colaboradores, paga as suas contribuições e, talvez, quem sabe, faça parte da comissão de melhoramentos do seu bairro e até seja um anónimo filantropo duma qualquer misericórdia.
Quis a justiça dos homens que o militar fosse condenado por fazer aquilo para que lhe pagam: impedir os roubos, os assassínios, manter a lei e a ordem.
Apelo a que os magistrados façam, também eles, um esforço de ressurreição do bom senso, interpretando com ele, as leis que estudaram e devem aplicar.
Apelo ainda a que os valores e princípios que a Páscoa em todos nós nos suscita, sejam apreendidos por esses homens e mulheres sobre quem cai a responsabilidade de julgar.
Julguem com a frieza e equidade da lei sim ... mas julguem, sobretudo, com o coração dos homens.
Sem comentários:
Enviar um comentário