Entreajuda e solidariedade são palavras que, cada vez menos, se querem vãs.
As dificuldades dos tempos actuais que podem proporcionar a depressão e o isolamento, o refúgio no individualismo e o "cada um por si", podem e têm que ser combatidas com o espírito de grupo, o trabalho em equipa, a entreajuda e a solidariedade.
Esta última, mais visível na partilha de bens materiais, como por exemplo a campanha de recolha de alimentos que, periodicamente, o Banco Alimentar promove, pode manifestar-se igualmente a níveis bem mais discretos e que, não sendo dado o devido destaque e relevo na sua divulgação, não são notícia ou sequer motivo de admiração e louvor por parte da sociedade.
Tudo isto a propósito duma ocasião em que, estando numa praia, deixei cair os óculos na areia e, perante as minhas evidentes dificuldades em os encontrar, tive a ajuda solidária de duas jovens na sua procura ... gesto simples mas de enorme significado para mim que, cada vez que volto àquela praia, para além de me trazer à memória a desinteressada ajuda daquelas jovens, me faz repetir o "gesto de perder óculos" na esperança de que mais pessoas, imbuídas deste espírito tão nobre, me tornem a ajudar a encontrá-los.
Obrigado jovens pelo vosso tão nobre gesto de ajuda.
Nesta foto, as jovens à procura dos meus óculos
Sem comentários:
Enviar um comentário