Dia 2 de Maio, segunda-feira, reservámos o dia para repousar em Merzouga.
Os cerca de 2.000 kms que já trazíamos no "pêlo" aconselhavam ao descanso e o dia de intenso calor que se fez sentir também isso recomendou.
Fomos visitar a aldeia berbere de Ramlia (ou Kamhlia) onde assistimos a uma exibição de folclore local
e bebemos um chá (mais um) 
Logo a seguir, resolvemos ir até ao final da estrada transitável, à aldeia de Taouz, que dista de Merzouga cerca de 20 kms.
É o extremo sul "civilizado" daquele território e não é mais que um pequeno conjunto de habitações, as típicas daquela região construídas com terra amassada e palha, de r/c e sem telhado, com exíguas aberturas de modo a dificultar a entrada da luz e calor.
Nesta foto podemos observar o modelo de "frigorífico" que estava patente no "restaurante"... um bidão de plástico, envolvido numa manta embebida em água fresca e, como diz o meu amigo Fernando Santos de Mangualde, bota pra Carcavelos ... 
Para além duma escola, dum pequeno "café-bar" e de instalações militares fronteiriças, nada mais existe ...
Como nota de curiosidade, estava a decorrer por aquelas bandas uma prova de ciclismo internacional e cruzamo-nos com vários praticantes daquela modalidade que pedalavam que nem doidos pelos trilhos existentes 

De regresso, visitámos o Auto Museu, propriedade dum endinheirado príncipe que se "diverte" a coleccionar viaturas automóveis, com especial destaque para veículos todo-o-terreno.
e onde não falta um UMM !!!!!
desde veículos militares ...
a outros de utilização civil ...
e até um bizarro Half Jeep ...

e outro não menos estranho Double Jeep ...

Bem... e enquanto nos dirigíamos para almoçar no hotel, os "putos" das GS resolveram deixar o pessoal das RR's no alcatrão e fugiram prá areia ...
Só que eu já ia prevenido e deixei parte dos tuperwares em casa ... 
e fui atrás deles ..
Claro que alguns, se andassem de k1600 GTL não tinham estes problemas 
Ao almoço, no hotel onde estávamos instalados mas com recurso às nossas provisões, aproveitámos para fazer uma conferência aos víveres.
De conservas e outras "mercearias" a coisa não estava mal mas... os packs de vinho estavam já "avançados" em relação ao calendário previsto ...
A continuar assim, teríamos que antecipar o regresso 

Enquanto o cronista fez uma demorada sesta, o restante grupo foi divertir-se a passear de moto4 ... pelo que nos voltámos a encontrar apenas ao final do dia.
Conta quem foi que mais uma vez o "Postiço" foi o mais irreverente tendo feito perder a paciência ao guia ... tipo habituado a andar no mato com as "cabras a gasolina", parece que tinha dificuldade em, ordeiramente, manter-se nos trilhos como recomendado. 
Mais uma vez a noite esteve por nossa conta, desta vez acompanhados por uns portugueses que por lá andavam de jipe a subir e descer dunas...
Foi um prazer conversar com eles especialmente com o "chefe de missão" que, só Rubicons já tinha tido sete
e a maior parte dos trilhos e pistas de que falámos já os conhecia todos e até a maior parte deles os tinha percorrido de marcha-atrás 

Se ele tivesse um destes ... nunca mais ninguém o calava !!!
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