sexta-feira, 12 de maio de 2017

AVENTURA MARROCOS 2107 - IV





Dia 2 de Maio, segunda-feira, reservámos o dia para repousar em Merzouga.

Os cerca de 2.000 kms que já trazíamos no "pêlo" aconselhavam ao descanso e o dia de intenso calor que se fez sentir também isso recomendou.

Fomos visitar a aldeia berbere de Ramlia (ou Kamhlia) onde assistimos a uma exibição de folclore local 😎 e bebemos um chá (mais um) 😛




Logo a seguir, resolvemos ir até ao final da estrada transitável, à aldeia de Taouz, que dista de Merzouga cerca de 20 kms.





É o extremo sul "civilizado" daquele território e não é mais que um pequeno conjunto de habitações, as típicas daquela região construídas com terra amassada e palha, de r/c e sem telhado, com exíguas aberturas de modo a dificultar a entrada da luz e calor.



Nesta foto podemos observar o modelo de "frigorífico" que estava patente no "restaurante"... um bidão de plástico, envolvido numa manta embebida em água fresca e, como diz o meu amigo Fernando Santos de Mangualde, bota pra Carcavelos ... 😀




Para além duma escola, dum pequeno "café-bar" e de instalações militares fronteiriças, nada mais existe ...

Como nota de curiosidade, estava a decorrer por aquelas bandas uma prova de ciclismo internacional e cruzamo-nos com vários praticantes daquela modalidade que pedalavam que nem doidos pelos trilhos existentes 



De regresso, visitámos o Auto Museu, propriedade dum endinheirado príncipe que se "diverte" a coleccionar viaturas automóveis, com especial destaque para veículos todo-o-terreno.


e onde não falta um UMM !!!!!


desde veículos militares ...



a outros de utilização civil ...


 vários Toyotas, todos de modelos diferentes ...






e até um bizarro Half Jeep ...


e outro não menos estranho Double Jeep ... 


Bem... e enquanto nos dirigíamos para almoçar no hotel, os "putos" das GS resolveram deixar o pessoal das RR's no alcatrão e fugiram prá areia ...

Só que eu já ia prevenido e deixei parte dos tuperwares em casa ... 😀


e fui atrás deles ..





Claro que alguns, se andassem de k1600 GTL não tinham estes problemas 😀



Ao almoço, no hotel onde estávamos instalados mas com recurso às nossas provisões, aproveitámos para fazer uma conferência aos víveres.
De conservas e outras "mercearias" a coisa não estava mal mas... os packs de vinho estavam já "avançados" em relação ao calendário previsto ...
A continuar assim, teríamos que antecipar o regresso 



Enquanto o cronista fez uma demorada sesta, o restante grupo foi divertir-se a passear de moto4 ... pelo que nos voltámos a encontrar apenas ao final do dia.

Conta quem foi que mais uma vez o "Postiço" foi o mais irreverente tendo feito perder a paciência ao guia ... tipo habituado a andar no mato com as "cabras a gasolina", parece que tinha dificuldade em, ordeiramente, manter-se nos trilhos como recomendado. 😀

Mais uma vez a noite esteve por nossa conta, desta vez acompanhados por uns portugueses que por lá andavam de jipe a subir e descer dunas...

Foi um prazer conversar com eles especialmente com o "chefe de missão" que, só Rubicons já tinha tido sete  e a maior parte dos trilhos e pistas de que falámos já os conhecia todos e até a maior parte deles os tinha percorrido de marcha-atrás 😛

Se ele tivesse um destes ... nunca mais ninguém o calava !!!



😀



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