Hoje vão aprender a importância do cavalo romano na conquista do espaço.
É assim então:
A bitola dos caminhos de ferro ingleses (e portugueses porque foram aqueles que o construíram) tem 4pés ou 8,5 polegadas. (4Ft ou 8,5”).
A bitola dos caminhos de ferro ingleses (e portugueses porque foram aqueles que o construíram) tem 4pés ou 8,5 polegadas. (4Ft ou 8,5”).
Os americanos usam também a mesma bitola porque, uma vez mais, foram os
ingleses a construir os caminhos de ferro naquele continente.
E porque é que os ingleses utilizavam aquela medida e não outra qualquer?
Muito simplesmente porque as empresas inglesas que construíam os vagões
para o caminho de ferro eram as mesmas que construíam as carroças antes
daquele.
Mas porque diabo era usada aquela medida nas carroças ? (4ft ou 8,5”)
Obviamente porque as rodas das carroças tinham que caber nas antigas
estradas da Europa.
E porquê
Porque estas estradas antigas foram abertas no tempo do Império Romano,
civilização que era muito activa e se preocupava com as vias de comunicação que
ligavam o império e cuja largura era baseada nos carros romanos puxados por
dois cavalos.
E porque é que as estradas romanas foram feitas assim?
Ora porque era preciso acomodar duas traseiras de dois cavalos!
O vaivém espacial americano, SPACESHUTTLE, utiliza dois depósitos laterais de combustível sólido que são fabricados pelas Thiokol, no estado americano do
Utah.
Os engenheiros projectistas destes depósitos auxiliares do Spaceshuttle,
queriam fabricá-los mais largos mas depararam com a limitação da largura dos
túneis ferroviários por onde eles teriam que ser transportados que tinham as
suas medidas baseadas na bitola da linha, que estava limitada ao tamanho das
carroças inglesas, que tinham a largura das estradas europeias da época do
império Romano, que tinham a largura do traseiro de dois cavalos.
CONCLUSÃO:
O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia, é
baseado no cavalo romano
Sem comentários:
Enviar um comentário