No dia e hora combinados, começaram os participantes a chegar ao local da nossa futura sede (assim que o dono resolver vender pelo preço que nós oferecemos), preparados para mais um passeio de moto, organizado pelo muito conhecido e divulgado Grupo Motard Coral e Folclórico Os Lesmas da Feteira.
Desta vez, o itinerário programado, se, entretanto, não se resolvesse outra coisa numa das improvisadas assembleias mais ou menos gerais, compreendia uma ida até S. Romão (Seia), com uma "saltadinha" a Loriga, descida da encosta sul da Serra da Estrela até Vide, "bucha" no restaurante Varandas Verdes (EN 342 entre Ponte das 3 Entradas e Avô), Côja, Arganil, Góis, Lousã, ...
O vice-presidente João Machado e a Lídia foram os primeiros a chegar (além do "contínuo" que abre e fecha a porta, eu próprio claro !!!)
Logo depois chega o João Luís e a Lurdes ...
O João nem dormiu a sonhar com a motita nova ... foi buscá-la no sábado à Jomotos e queria que a mulher fosse dormir no sofá para ele ficar com a mota na cama ...
E mesmo coladinho eis que vem o Nelson e a Rita (que disse que me havia de oferecer uma camisa da Bomcar ...)
Era o primeiro passeio desta dupla com os cotas ... disse-me que a mota andou a falhar e a dar "ráteres" todo o passeio porque está habituada à velocidade mínima de 120 ... que é a nossa máxima em dias bons, com vento e a descer !!!!
Dois novos sócios (se a assembleia geral aceitar a inscrição) o Hugo e a Mariana, que acompanhavam o Nelson ... numa daquelas motas que fazem muito barulho
E o Márcio, com a Andreia, que já vinha a queixar-se das "partes baixas" logo de manhã ... o que não acredito que tal se devesse apenas ao curto trajecto de moto até ali realizado ...
E chega também o meu vizinho e amigo Carlos Apóstolo com a Gina, sempre preparada pró passeio ...
O representante do comércio têxtil do nosso grupo, o Luís Braz e a Fernanda que, finalmente, decidiu vir dar uma volta connosco e, assim, fixar exposta a todas as doenças mentais de que padecemos.
E, entretanto, chegam os representantes da nossa secção de Pombal, o Manuel Cordeiro (presidente) e a Aida, na sua VN 1600 que gasta gasolina 95 com "aditivo" ginja ...
E o Leonel Palhais (secretário da secção), com a esposa Valéria, e incumbido da aquisição duma sede naquela cidade para, quando algum sócio precisar de lá pernoitar, ter um local onde o possa fazer sem gastar dinheiro em hotéis.
E estes quatro, Zé Francisco e Sílvia, Narciso e Rosa, são os membros da direcção da nossa secção da granja do Ulmeiro, a secção mais antiga deste grupo Recreativo e Cultural.
Já lhes disse que é necessário promover a angariação de mais sócios mas, certamente com receio de perderem o "tacho", fazem eles as assembleias e elegem-se a si mesmos ...
O Zé Francisco anda a negociar a aquisição dum terreno para a construção da sede da secção, com uma pista de provas... de vinhos e arroz de lampreia.
E, o último a chegar como sempre, o presidente da comissão instaladora da secção de Santiago da Guarda, o António Rodrigues e a Gracinda.
Informou-nos que tinha já arranjado lá uma sede e estava tudo a correr muito bem mas, a Câmara de Ansião, quando soube, disse que não autorizava que o castelo fosse utilizado para reuniões motard's de comes e bebes...
Um grande revés nas suas aspirações pois tínhamos já falado na possibilidade de, um dia que se combinasse comemorar o aniversário, era lá o melhor sítio (e único disponível enquanto as outras sedes estão ainda bastantes atrasadas por causa dos projectos).
Organização que se preza, trata de tudo o que é preciso para que os passeios corram bem ...
Desta vez, tivémos, não um mas, ... 2 carros-vassoura !!!!
O Leonel Grilo que vai de carro mas disse que, logo que tenha vagar vai fazer a revisão à Famel XF 17 para ir connosco no próximo passeio ...
O Filipe e a Cláudia ...
Ele também queria vir de mota mas, teve que deixar a Bandit em casa com muita pena, ... vê-se bem pela expressão da Cláudia que não teve hipótese de contra-argumentar ...
E o "contínuo" da coisa, aqui a esfregar as mãos com frio ...
Preparados? ... 1,2, 3 ... arrancar !!!!
Primeira paragem em S. Romão, depois duma viagem tranquila de cerca duma hora, com ameaça de chuva e muito frio ...
Uma vez mais, as boas relações da direcção do rancho com as autoridades meteorológicas, permitiram que o tempo se mantivesse sem chuva mas com frio ... não se pode ter tudo, foi o que me responderam quando fiz o requerimento há cerca de 15 dias ...
O Luís Braz estava a dizer à esposa "tenho lá na loja uns casacos de malha porreiros para este tempo ... se soubesse tinha-os trazido e montava aqui uma banca ... ainda ganhava prá gasosa!"
E como é já tradição, o Manuel Cordeiro traz umas garrafas de Ginja para degustar no final dos passeios ...
Só que o pessoal enganou-se nas horas e bebeu-a logo de manhã ...
Estava, de facto, frio ... tanto que o Rodrigues disse que nem sentia a ponta do dedo !!!!
O Luís Braz a fazer-se à foto para fazer os calendários de 2015
E lá regressámos à estrada de S. Romão para Loriga, cumprindo os cerca de 17 kms em ritmo lento de forma a admirar as lindíssimas paisagens verdes com que a serra nos brindava.
E agora os "carroções" do Manuel Cordeiro e do Leonel Palhais
O Zé Francisco não perde uma oportunidade de se colocar na frente da máquina ...
o Márcio na sua CBR 900 "faz-doer-as-costas" GT
O Hugo e a Mariana que se portaram à altura dos acontecimentos e conseguiram acompanhar o nosso veloz andamento ...
E agora algumas fotos que fui tirando, com dificuldade é certo (e alguma falta de jeito também) pois isto de conduzir, liderar a caravana e tirar fotos ... tenho que arranjar uma ajudante.
Descida para Loriga.
Pois é... que o mundo era redondo já eu sabia mas assim tão pequeno ...
O Rafael, eu próprio e a Sofia
Então não é que em Loriga, quando parámos as motos em frente a um café para admirar a paisagem e sabermos algumas coisas sobre aquela típica aldeia ... não aparecem estes dois "maganos", que são meus vizinhos ????
São animadores de grupos de jovens e que, curiosamente, neste fim-de-semana, estavam em Loriga ... feliz coincidência que me deixou muito feliz.
aqui a conversa era sobre "trapos" ...
Algumas das motos com a serra em fundo, vendo-se a mais bonita do lado esquerdo.
E eu pensava "estes gajos são uns melgas do catano ... onde é que hei-de levá-los agora?
Já sei !!! ... à praia fluvial de Loriga.
E assim foi ...
A praia fluvial de Loriga é muito curiosa pois é feita de vários socalcos por onde as águas do Rio Alva se distribui de forma natural e com belas cascatas.
Assim, pode dizer-se com a-propósito, que se tratam de várias pequenas praias, de diversos tamanhos e profundidades que dão uma beleza inquestionável àquele lugar.
O Rio Alva nasce ali bem perto e desce pela encosta sul da Serra da Estrela, serpenteando por vales profundos e verdes, ladeado por uma estrada que percorremos até ao restaurante.... tanto que o passeio esteve para ser baptizado "Pelas margens do Alva".
Nesta foto, já podemos ver o Rodrigues bem disposto ...
Veio toda a viagem a queixar-se duma dor-de-cabeça que o apoquentava desde sexta-feira ...
Uma "corrente de ar" foi a justificação que a Gracinda, sua esposa, deu ...
Assim que chegou à praia fluvial, lavou a cabeça com aquelas águas milagrosas e a dor-de-cabeça passou-lhe.
O Nelson, a Aida e o Manuel Cordeiro a esforçaram-se para não se desequilibrarem
E aqui, nesta foto, a Valéria, o Ricardo ainda com a roupa enxuta, o pai João Luís e o Leonel Palhais
e aqui já com a roupa molhada ... ehehehehe
A Lídia anda a treinar para me tirar o lugar ... mas não sei a máquina tem rolo... nunca vi as fotos que ela tira !!!
o Leonel deixou o carro-vassoura e também foi fazer umas fotos ... prá próxima é que é... se a Famel não pegar, traz a Casal Boss.
local que recomendo visitem, vale a pena pela sua beleza
águas cristalinas sem qualquer vestígio de poluição... nem peixe
e eram já 12 e qualquer coisa e, por isso, estava na altura de abalar ... o almoço estava marcado para as 13 e ainda tínhamos que percorrer cerca de 30 kms pela serra, em estrada com imensas curvas e paisagens de prender a respiração.
Uma primeira foto de grupo onde faltam alguns participantes que estavam a tentar arranjar roupas quentes para o Ricardo ... ainda lhe ofereci as minhas cuecas do Noddy mas eram-lhe grandes ...
lindo não ?
ai que até dói de belo ...
uma paragem para fotos ...
mais outra ... alguns já estavam chateados com tantas paragens... queriam era "rotação" ... red-line...
O João Machado, que, uma vez mais, era o "fecha-a-roda" ...
Depois de descida a encosta, acompanhámos o Rio Alva pela estrada que, grande parte do seu percurso, o ladeia nos vales que o levam até ao Mondego
Lá bem no fundo, o Rio Alva, de águas límpidas e cristalinas
Uma paragem em Alvoco das Várzeas para uma foto duma das suas lindíssimas cascatas
onde estava esta bela BMW, das melhores coisas que já vi e a tecnologia alemã construiu, ... o seu proprietário é, certamente, uma pessoa feliz e orgulhosa !!!!
Paisagens lindas que, não fora o saber-se que estamos bem dentro de Portugal, poderiam muito bem passar por suiças, francesas, alemãs...
bem, se calhar algumas dessas também passam por aqui ...
E chegámos ao restaurante eram 13:15, ... alguns já vinham esganados com fome ...
"Quem não é para comer não é para trabalhar"
e as 33 pessoas mais as crianças (que são pessoas mas pequenas ...)
lá se acomodaram no restaurante, de aspecto limpo e bem composto ...
A Francisca, como sempre, faz-se à foto ...
e cujas varandas se debruçavam sobre o rio, proporcionando aos presentes um almoço agradável, com muita boa disposição graças aos disparates que alguns sempre dizem (não apontem para mim sff ...)
As entradas de presunto, bucho recheado, queijo, ... estavam óptimas
mas o melhor estava para vir ... cabrito assado delicioso
a mesa das crianças .... Raquel, Luisa e Ricardo, já com a roupa seca, depois do carro vassoura nº 2 ter atado as sapatilhas, as calças, camisola, cuecas e meias às barras de tejadilho
A Laura estava muito atenta à palestra que eu estava a proferir sobre "andar de moto em segurança"
Tenho a boca tão seca ... O Luis Braz com o Sr. Carlos Pimentel, dono do restaurante que tão bem tratou de nós... ou não fosse ele meu "parente".
Já toda a gente parou de comer menos o Narciso !!!
depois de almoço, toca a levantar para esticar as pernas e apanhar sol
Onde é que vamos tirar a foto de grupo?
despachem-se pessoal ... vamos tirar a foto de grupo... daqui a nada é noite
Sr Leonel ... o amor é uma coisa muito bonita não é ?
Olha prá máquina miúda !!!!
então ???... onde é que se tira a foto?
é práli pessoal !!!!
não ... afinal é práqui ... desculpem
até que enfim ... ufa !!!
Bom... e a seguir ao excelente repasto, toca a retomar a viagem, pela N-342 em direcção a Côja, onde reabastecemos.
sempre com o Rio Alva por companhia
que, tal como nós, serpenteava pelos montes, descendo inexoravelmente até desaguar no Mondego já perto de Penacova.
Após uma curta paragem em Arganil, no Café Teatro para uma "aguinha", continuámos pelas EN 342 até Góis, depois para a Lousã, ...
Depois de Miranda do Corvo, em Lamas, fizémos as despedidas e toca de abalar para casa pois era dia do Glorioso defrontar a Académica e eu não queria perder pitada ... estou quase a tirar a camisola da naftalina !!!!
Concluindo ...
Um excelente dia, com bom tempo, algo frio de início como já disse mas que foi prontamente remediado com a alteração do horário de toma da Ginja, paisagens lindíssimas e estradas com curvas qb, almoço óptimo com um cabrito assado de comer e chorar por mais, ... e mais uma exemplar jornada de companheirismo e camaradagem entre este grupo de "velhos" amigos.
Obrigado por confiarem em mim para vos conduzir qual guia espiritual que não vos deixa enveredar por maus e ímpios caminhos, e fazem com que os meus dias sejam menos difíceis de suportar.
Obrigado a todos.
Todas as fotos AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário