sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VÃO "PÓ CATANO!!!!!"



Bom dia pessoal:

Logo de manhã fiquei mal disposto ... "Filhos da Puta" foi o que me saiu logo da boca provocando olhares em todos quantos comigo partilhavam o balcão da padaria do Manuel "Baiano".
Então não é que li no Diário de Coimbra que os contentores de recolha de roupa usada são um negócio no qual apenas ganham as Câmaras Municipais e as empresas que fazem a recolha ????

Andava a minha santa ingenuidade animada por espírito solidário de partilha de roupa em bom estado, mas que já não se usa "por isto ou por aquilo", ... dizia aos meus filhos para guardarem o que já não usam para depois fazer uma triagem para entrega nos contentores e, agora, venho a saber que é tudo uma treta !!!!

"Um raio que os abrasasse a todos, coriscos negros" sentenciaria logo a minha saudosa avó Rosa ...

Em Coimbra o negócio é simples e será, estou certo, idêntico nas outras cidades e vilas:

Ao concurso aberto pelas edilidades concorrem empresas de recolha de resíduos ... a que ganha, paga à respectiva Câmara Municipal uma determinada quantia por quilo recolhido e vai vender o "material" de menor qualidade à industria para reciclagem (aproveitamento de fibras, fazer "desperdícios" para oficinas, etc...). A roupa em melhor estado, é exportada para venda aos mercados mais pobres, nomeadamente o africano e sul-americano.

Já viram isto ?????

Afinal, todos os que, como eu, depositavam roupas nos contentores imaginando as caras de felicidade duns "putos" com as sapatilhas do meu João calçadas e prontos para uma futebolada sem se magoarem no dedo grande do pé ... e uma catraia com uma colorida e aconchegadora camisola da Joana toda feliz e sorridente, ... sou mesmo um tótó.




5 comentários:

  1. Ora ainda bem que me avisas João...mais uma razão para só entregar material do género na minha zona (Sta Casa Mis.) onde sei para onde vão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... também andava enganado com estes bandalhos que não têm problemas em usar os nobres sentimentos dos outros... "gandas FDP"

      Eliminar
  2. É pá, essa também não sabia. Grandes sacanas. Se bem me lembro, existe um contentor desse género junto ao Continente, no Vale das Flores, e o texto que está escrito nele leva a crer (se é que não diz exatamente) que as roupas serão distribuídas pelas pessoas mais carenciadas de outros países mais pobres.
    Eu faço uma coisa semelhante ao sr. Aires. Como sabes, aqui em Cernache existe um infantário e atl da Cáritas e assim já várias vezes lá entreguei roupa e brinquedos que os meus "miúdos" deixaram de querer. Ligo para lá e pergunto se estão interessados e sempre me disseram que sim, pelo contrário, até agradecem. Não quer dizer que usem esse material aqui na zona.

    ResponderEliminar
  3. http://www.sarah-trading.com/parcerias-e-parceiros/135-parceria-com-a-sc-misericordia-coimbra

    ResponderEliminar