sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

AS MELHORES EQUIPES

O arrumar gavetas dá nisto ... encontram-se fotos mais ou menos antigas, mais ou menos engraçadas, mais ou menos marcantes emocionalmente ...

Hoje trago aqui estas 3 fotos que representam momentos profissionalmente marcantes dos últimos 20 anos.

Esta primeira foto diz respeito à equipe original do ex-Banco Pinto & Sotto Mayor de Condeixa. Trata-se do conjunto de colegas que abriram e trabalharam naquela agência durante os seus primeiros anos de funcionamento e que lhe deram, estou certo e sem falsa modéstia, o "balanço" fundamental ao seu arranque de sucessos.



Da esquerda para a direita, o João Costa (João da Ega como lhe chamávamos e conhecido pelas suas capacidades de, por exemplo, utilizar o correio interno da instituição, para trocar bacelos e outras plantas com colegas de outros locais). Sempre á espreita de poder tirar vantagem dum qualquer pormenor, tentou mesmo enganar os SAMS com uma receita veterinária para uma vaca  que tinha um problema "dermatológico" nas patas, por ter sido rebocada pelo tractor uma vez que se recusou a atravessar uma passagem elevada em cimento.
De seguida, o António "Azebêbedo" Barros, militante fervoroso do Clube de Caçadores de Condeixa, ... só lhe faltava trazer a espingarda para o banco e, no seu posto de trabalho, para além de "gajas", só se falava em cartuchos e pólvora. 
Depois, o "Xô" Raul Abrantes ... S.Senhoria Exª Alteza o "Chefe" ... com ele todos aprendemos muito, não só profissonalmente mas, por ser uma pessoa com uma esmerada educação, também na maneira como nos apresentávamos, falávamos, ... moldou o nosso comportamento para formas mais urbanas e civilizadas ... a nós que éramos "filhos da aldeia". Um exemplo de "chefe" que muitos deveriam seguir, sabendo dar liberdade de acordo com a responsabilidade a ela inerente. Sendo amigo e cúmplice, nunca teve a autoridade em causa pela responsabilidade que nos incutia. Pessoalmente, a ele lhe devo muitos exemplos que, mais tarde segui quando em posições de chefia.

A seguir estou eu próprio ...

Por último, o Luciano Almeida ... a outra metade da "garotice" que a todos contagiava de alegria e boa disposição ...

O excelente ambiente de trabalho era proporcionado pela forma do Raul nos estimular, das particularidades do João e do Barros, e pelo permanente estado de boa disposição minha e do Luciano.


Depois de passar por Penela onde permaneci por cerca de 5 anos, fui "desaguar" em Ansião.

Esta foto, tem representados os colegas que faziam parte do seu quadro quando saí para Pombal.
Uma excelente equipe, mescla de juventude e experiência, onde o espírito de entreajuda e a lealdade profissional eram uma constante.
Sempre disponíveis para as tarefas e dificuldades que se nos deparavam, foi, também esta, uma dos melhores e mais marcantes dos meus momentos profissionais.
Reuniões semanais na cave enquanto o chouriço assava, Briefing's e Debriefing's enquanto se comiam uns bolos, salgados, ... pessoal com espírito culinário refinado sem dúvidas.





Da esquerda para a direita, o Zé Luis, o Américo, eu próprio, a Lucília, o Zé Pedro, o Armindo e o João Simões. 


E por último, a equipe de Pombal, onde terminei os meus dias de profissional da banca.
Tipo de trabalho diferente de todo o que tinha desempenhado até então. Se antes ocupava o meu tempo com muitas tarefas do dia-a-dia duma sucursal bancária, desde as administrativas, de segurança, atendimento, ... esta experiência teve, tal como as anteriores, a ver mais com o desenvolvimento de pessoas, procurar ajudá-las na forma de ultrapassar objecções, desenvolver a sua argumentação, acompanhar nas visitas ... fazendo coaching e dando feed-back ...( e esta hein? ... já nem me lembrava bem dos inglesismos de que tantos gostam).
Lembro os "concursos" de bolos e a claque que alguns de nós fazia para fomentar e apimentar a disputa pelo 1º lugar, sempre em perigo pela apresentação do bolo seguinte ...




Da esquerda para a direita: 
Rui Machado, Teresa Cardo, eu próprio, Horácio Costa, Sérgio Ferreira, Mónica "Sintra", Rui Simões, António Ferreira e Jorge Rodrigues.


Com todos estes colegas aprendi alguma coisa que me foi enriquecendo e fazendo de mim melhor do que antes de os conhecer ... e tenho a orgulhosa presunção de que fui capaz, a cada um, de lhes transmitir qualquer coisa que os tenha feito, também a eles, pessoas ainda melhores.

Já tenho saudades de todos eles  mas ... não confundam com as saudades do trabalho que, essas, felizmente, não !!!!

4 comentários:

  1. Sou um seguidor diário deste blog e delicio-me com a maior parte das "crónicas".
    Relativamente a esta, para além de estar como sempre bem escrita e com um permanente humor subjacente, reparo que á medida que os anos passaram, as equipas foram sempre aumentando, em quantidade de pessoas, apesar da evolução tecnológica, que acho estranho. Ou talvez não.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Henrique:
      Obg pelas suas visitas, é bom saber que a partilha que faço destes meus disparates, reflexões e "merdas várias", conseguem provocar uns sorrisos neste tempo tão cinzento e mais dado a estados depressivos ... fico muito contente.
      Obrigado igualmente pelo seu comentário a que respondo informando que o "tamanho" das agências/sucursais bancárias obrigava a um numero mínimo de colaboradores.
      Se, por exemplo, é possível funcionar com 4/5 colaboradores para 4.000 clientes, quando este numero aumenta, o quadro de pessoas tem que ser maior também.
      Há, no entanto, outras particularidades nomeadamente no que respeita ao segmento de clientes. Se estivermos a considerar, por exemplo, uma sucursal de particulares de gestão personalizada (vulgo gerentes de conta/gestores de cliente,...) o numero de clientes não deverá ser muito maior que cerca de 300 por gestor/gerente.
      Se considerarmos uma agência/Sucursal de empresas, em que apenas estas são as clientes e com volumes de facturação superiores a X, então o numero de clientes tem que descer por cada gestor/gerente de conta para cerca de 100 ou pouco mais.
      Espero que me tenha feito entender com estas explicações talvez demasiado "tecnicas" mas ... é mesmo assim.
      Um abraço e apareça mais vezes.
      AH... e se um dia quiser aparecer numa das passeatas é muito bem-vindo.

      Eliminar
  2. Amigo, saudades de vir aqui ler os seus textos, mas cá estou eu outra vez. Espero que esteja a desfrutar desta sua nova fase de vida :-) Já fez a listinha das coisas que quer fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "loira" como vai?
      A lista há muito estava feita ... apenas vai mudando na hierarquia de acordo com as prioridades.
      Já estou a fazer (ou tentar pelo menos) algumas delas.
      Obg pelo comentário e obrigado igualmente pelo votos que retribuo em dobro.

      Eliminar