quarta-feira, 21 de março de 2012

PASSEIO DE DOMINGO

Olá a todos:
A convite da Direcção do Mototurismo do Centro, com muito gosto e entusiasmo organizei um passeio pela nossa região.
Tinham-me imposto que "não deveria ter mais de 200 kms e que o almoço fosse baratinho por causa da D. Troika" ... e assim fiz, recorrendo às belezas paisagísticas e a alguns lugares de relevo cultural bem perto de nós.
Fica aqui a crónica do passeio também disponível e com mais fotos em Passeio do MTC

O MTC FOI Á SERRA … E ARREDORES
No passado domingo, dia 18, pelas 09:00, a rapaziada inscrita no passeio começou a concentrar-se na sede do MOTOTURISMO DO CENTRO, no edifício da antiga estação da CP, em Taveiro.

O reunir dos participantes ...

Um dos meus momentos de fama ... o breefing do passeio
O dia tinha começado com um intenso e radioso sol, embora frio mas, umas ameaçadoras nuvens no horizonte, tinham aconselhado a levar os fatos-de-chuva não fosse o caso de … e ainda bem que o fizemos como mais adiante conto.
As costumeiras “lérias” que fazem com que os inícios de passeio sejam sempre bem dispostos, as bocas a alguns que dizem ainda ter “ideias” e … após o habitual cafezinho oferta da direcção, cerca das 09:30, saímos em direcção ao primeiro local de paragem, após  apenas cerca de 16 kms percorridos.
Aqui a passagem por Condeixa-a-Nova, em frente ao bonito Palácio Sotto Mayor

ALCABIDEQUE
Pequena povoação do concelho de Condeixa-a-Nova e cujo principal motivo de interesse é o seu “Castellum”.

Aqui nesta foto, o que resta do outrora imponente e imprescindível
 Castellum romano  á cidade de Conímbriga

Por momentos, consegui captar a atenção dos presentes para
as explicações que tinha preparadas sobre o Castellum

Tratam-se das ruínas da estação de captação e elevação de água que abastecia Conimbriga, através dum aqueduto com cerca de 3,5 kms, a sua maior parte em túnel e que traz á evidência a técnica e a capacidade do povo romano em construir coisas de elevado grau de dificuldade, tantos em termos de conhecimentos de topografia como capacidade construtiva.

… temos coisas bem perto de nós que não conhecemos e, por isso, não valorizamos devidamente… ainda bem que estes passeios têm, quase sempre, uma vertente cultural que nos enriquece um pouco mais a todos.
Depois duma explicação, com algum detalhe sobre o que vimos, a caravana seguiu até ao RABAÇAL, a cerca de 12 kms.
Apesar desta simpática localidade ser mais conhecida pelo seu famoso queijo, na sequência da visita anterior, iríamos continuar no tema “Romanos” visitando o espaço-museu, onde estão reunidos os vestígios arqueológicos mais importantes da descoberta da “Villa”, naquela localidade.

No Rabaçal, no espaço-museu, ouvindo as explicações

Neste museu, referência para o marco miliário encontrado ali bem perto, na aldeia de Tamazinhos, e que refere a “milha oitava” antes de Conímbriga …

O referido marco miliário ...

E as inscrições ainda visíveis ...

Situada na estrada Scalabis - Braccara Augusta, (Santarém-Braga) trata-se duma propriedade de alguém importante á época, militar ou político, e que ali construiu a sua “villa” que tem vindo a ser  objecto de trabalhos arqueológicos com descobertas interessantes.

Lamentavelmente, a chuva que teimosamente caía na altura da visita, não nos deixou ver tudo como gostaríamos.

As explicações da visita à Villa, fossem feitas no espaço onde estão os mapas e plantas do espaço ... abrigados
No entanto, deixo aqui a sugestão para que, quem gostar e/ou tiver interesse, é um excelente local a visitar na Primavera e Verão, altura em que todo o acervo de mosaicos está exposto ao ar livre.

Mesmo com chuva "molha-tolos", quisémos ver de perto o que era possível pois os mosaicos mais valiosos estavam resguardados da chuva
Após uma subida ao miradouro que permite ver todo o vale do Rabaçal, ...

Nesta foto, eu e o João Machado que nos guiou ao miradouro,
... ambos de "traineira"
Vista do vale do Rabaçal
... continuámos viagem pela N110/IC3, em direcção a Tomar, ...

À passagem por Penela ... e o seu castelo altaneiro ...
Vila simpática e acolhedora, onde trabalhei durante cerca de 5 anos...
virámos em direcção á Arega, continuando depois até à Foz de Alge, onde a ribeira com o mesmo nome desagua no Zêzere.

Panorâmica da albufeira que ladeámos durante vários kms ...
assim dá gosto conduzir ... calma e relaxadamente a apreciar as paisagens
Até lá chegarmos, percorremos vários kms numa belíssima estrada, ladeada de mimosas pela esquerda e, á direita, o enorme espelho de àgua que o Zêzere nos proporcionava.
 Mais uma foto do Zêzere ...
A Foz de Alge ... o ancoradouro do clube náutico de
Figueiró dos Vinhos
Uma pequena paragem para “alívio de bexigas” de alguns e “refrescar gargantas” de outros no miradouro junto ao parque de Campismo da Foz de Alge ...

... e prosseguimos para a Castanheira de Pêra onde nos aguardava uma típica chanfana de cabra, com batatas e grelos como é usual nesta zona.

A chanfana que os estômagos já reclamavam
Alguns dos participantes ... sempre muito animados ... este pessoal é mesmo adepto da máxima "tristezas não pagam dívidas"

Ao João Serralha ninguém o engana ...
ficou sózinho para ter um prato de chanfana só para ele !!!
Os contemplados com os prémios habituais ...aos almoços ainda vão mas ao ginásio ... bahhh !!!
Após a refeição, saímos em direcção á Lousã, pela estrada mais difícil (motard’s são assim … gostam de andar por sítios por onde a maioria não vai) não sem antes pararmos na Praia Fluvial do Poço da Corga, a cerca de 4 kms da Castanheira de Pera. Sítio aprazìvel e que, de verão, é um must … recomendo vivamente a visita.
Foto de grupo na Praia Fluvial Poço da Corga

Foto obtida num dos vários miradouros na estrada que liga Castanheira a Lousã
Vê-se, bem ao fundo, a Castanheira de Pêra
Subimos a Serra da Lousã, pela estrada que nos iria levar ao “famoso” emissor da Lousã, no local mais alto da serra e onde o frio era mais que muito … via-se neve na Serra da Estrela, do nevão da noite anterior.
Subida ao emissor
No ponto mais alto da serra ... a temperatura era de 3º

O céu nublado não permitia ver até muito longe ...
em dia limpos pode avistar-se a Figueira da Foz
Um vislumbre de neve na Serra da Estrela
A Emilia Costa, como facilmente se reconhece .... eheheheh ...
estava mesmo muito frio !!!!
Continuámos na N-236 para o Candal, típica Aldeia de Xisto onde as senhoras puderam reconfortar-se com um bem quentinho chá servido na loja de artigos regionais … eles, … bem… eles acho que tiveram que se contentar com umas “mines” ….
É ou não bonita a estrada?
O Candal ... uma das típicas Aldeias de Xisto destas serras
A loja de artigos regionais ... doces, queijos, bebidas, artesanato ...

De volta á estrada após esta paragem de cerca de meia-hora, continuámos a descida para a Praia Fluvial da Srª da Piedade e o seu castelo, já bem perto da Lousã.
A estrada era lindíssima e convidava a várias paragens para que os momentos ficassem registados em foto ou vídeo … mimosas em flor, paisagens bonitas, podendo ver-se bem ao longe aldeias nas encostas da serra e, mesmo na linha do horizonte, a Figueira da Foz.
O castelo na Lousã

Na praia Fluvial Srª da Piedade, junto á ermida com o mesmo nome ,
podendo ver-se o castelo ao longe
Depois das pernas desentorpecidas nesta paragem, decidimos que a melhor forma de regressar a Coimbra, era ir até Vila Nova de Poiares, aí apanhar a “famosíssima” N2 até Penacova, onde atravessaríamos o rio e, pela N110 (sim, a que apanhámos no início do passeio …) ladeando o Mondego, chegaríamos a Coimbra.
Atravessando o Mondego em Penacova
E assim foi, cerca das 18:00 chegámos a Coimbra, mais umas “mines” e as despedidas e desejos de bom regresso … e ansiosos já para que o próximo passeio seja também um sucesso.

E "prontos" ... como dizia a educadora no infantário dos meus filhos:
Vitória vitória ... acabou-se a história.