sábado, 31 de março de 2012

CARGAS DE POLICIA SIM, ABUSOS NÃO !!!



Olá a todos.

Sempre fui um defensor das liberdades individuais de cada um, passe a redundância.
Liberdade de opinião, de expressão, de associação, de professar uma qualquer religião, de subscrever uma qualquer ideologia política, do respeito pelas opções sexuais de cada um ...
No entanto, quem me conhece sabe que, tal como respeito a liberdade, sou igualmente um defensor da responsabilidade porquanto entendo que a minha liberdade acaba onde começa  a liberdade dos outros ... dizendo de outra forma, entendo a liberdade como um ponto de equilíbrio onde a responsabilidade e respeito pelos outros são elementos dessa força que a têm de manter sempre equilibrada.
Todo este palavreado a propósito da tão noticiada e comentada carga policial no Chiado, por ocasião duma manifestação contra ... já não sei muito bem o quê, desculpem-me ...
O próprio Presidente da República tem vindo a publico dizer que se tem que investigar se a polícia se excedeu, etc ... o Ministro da Administração Interna já foi (ou há-de ir .. desculpem-me outra vez esta ignorância noticiosa que é propositada por estar "pelos cabelos" de telejornais) para explicar o porquê da sova que a policia deu nuns supostos jornalistas ...
O Bloco de Esquerda, o PS, ... deputados e deputadas vários indignados com as bastonadas que alguns levaram no lombo ... assim se escandalizassem e tudo fizessem para investigar, acusar e condenar os comparsas politicos que roubam, vigarizam, subtraem, locupletam, ... os dinheiros publicos.
Tenho amigos e familiares que são policias e todos me dizem que só mesmo quando são muito provocados e lhes é posta em causa a pouco autoridade e respeito que ainda têm por eles, é que são capazes de fazer valer a força , ... tomaram eles que os deixem em paz.
Pois bem, se foi indicado aos manifestantes que "por ali não ...", que se deviam retirar e manifestar-se apenas nos locais autorizados, por que diabo de teimosia "manif" haviam de provocar os pobres policias, também eles desejosos de se manifestar por causa dos cortes salarais, dos horários de trabalho, da perda de regalias na assistência médica, da inexistente progressão na carreira, ...  hein?

Pois levaram e, em minha opinião, "mal empregadas as que caíram no chão" ... eu uso muitas vezes máquina fotográfica a tiracolo e não sou fotógrafo ... costumo usar um caderninho de apontamentos para ir tomando notas dos locais por onde viajo e não sou jornalista ... a não ser que use, de forma bem visível, uma placa identificadora duma dessas profissões ou um colete que tenha bem "escarrapachado" PRESS ...



Assim, julgar-me-ei a salvo de quaisquer mal-entendidos e, se respeitar as ordens das forças de segurança sobre locais a poder estar e caminhos a tomar ... não admitirei nunca que um policia, chateado ou não, me bata .... porque aí sim, considerarei isso um abuso de autoridade próprio dos regimes que têm nela o seu principal apoio.

"Portantos", aqui fica a minha opinião sobre este assunto que já cheira mal e considero uma vergonha tantos pedidos de esclarecimento sobre o sucedido ... todos querem bater nos policias porque fizeram o trabalho para o qual estavam mandatados: fazer respeitar a lei e a ordem.
Num estado democrático, quem não respeita a lei e a ordem deve arcar com as consequências ... tenho a certeza que a mim não me bateriam porque sei onde acaba a minha liberdade e começa a dos outros ...

Tenho dito !!!!

2 comentários: