domingo, 27 de novembro de 2011

HOJE DE MANHÃ ....

- Não te esqueças que é preciso arranjar duas sandes para o João comer no fim do jogo.
- ???? mas não é costume eles pararem em qualquer lado e comerem uma francesinha ou um hamburger?
- Não desta vez porque querem regressar a casa o mais depressa possível para estudarem... alguns dos miúdos têm teste na segunda feira ...

Murmurando em frente ao frigorifico, enquanto procurava a manteiga ... "ora... todo o fim de semana para estudar e agora é que se lembram de que têm que vir a correr para casa"

- Estás a falar comigo? - perguntou o João
- Não, está  a falar pró figorifico que tem a porta aberta e a luz acesa... ehehehehheh, disse eu com um ar de quem dá uma graçola com efeitos hilariantes.




....pouco depois ...
Daqui a uns meses o nosso sistema fotovoltaico já estará a "bombar" kilovátios, disse eu.
KILOVÁTIOS ????? ... Responderam todos em coro menos os gatos que, com a boca cheia de ração, não puderam acompanhar ....
- Ó pai .. kilovátios !!!! ... onde é que foste buscar isso?
- Bem, disse, eu, kilovátios é a mesma coisa que kilowatts, só que aportuguesado ...
- Isso não existe pá... ahahahhahahah
Levei de seguida com uma lição do João Nuno que referia coisas esquisitas como "Jules", "Megas", "tensões e tempo", ... da Joana recebi risadas de gozo por me ter apanhado em falso num assunto do qual não me deveria ter sequer aproximado e até a Lena me gozou "ó Rui, olha que tu nem digas isso á frente das pessoas....ahahhahah"  .... isto há dias....



Fazendo o ar mais heróico de que fui capaz, disse:
- Pois meus meninos, vou-vos provar que "kilovátios" é uma palavra que existe, vou ao google e ...



Azar, o raio do google apenas refere " kilovátios" em textos espanhóis e coisas assim ....
Levei uma descompostura mas, numa ultima tentativa de não ficar tão humilhado disse:
- Vocês vão ver ... irei perguntar á Paula dos Gémeos que ela de certeza sabe e ... vão ver.
- Oh pai, tu não faças uma coisa dessas... toda a gente se vai rir de ti ...


Confeso que fiquei com receio de abordar o assunto e ser motivo de conversa durante os treinos da próxima semana ...
Assim "como não quero a coisa", vou abordar o tema e pode se que passe despercebido...


Voltarei aqui ao assunto.







2 comentários:

  1. Pois "kilovátios" é mesmo de tótós e kilowatts também não te fica nada bem, tal como não fica bem nem Joules nem Megas pois, e fica aqui o momento de "cultura científica do dia", as unidades, tal como os múltiplos e sub-múltiplos, não têm plural. Logo kilowatt, Joule ou Mega é o correcto.
    Ass: Paula dos gémeos

    ResponderEliminar
  2. Cara Srª Paula dos Gémeos:
    Muito obrigado por mais um contributo, sempre tão esclarecedores.
    Tomo a devida nota da informação.
    Cumprimentos.
    João Rui Pimentel

    ResponderEliminar