segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ALTO DO LINDOSO

Visita ao complexo da EDP do Alto do Lindoso

O Jorge Figueiredo tratou de organizar uma visita guiada a este local muito interessante ... deixo-vos algumas informações e imagens do mesmo.
O aproveitamento hidro-eléctrico do Alto do Lindoso é actualmente o mais potente centro produtor de energia eléctrica instalado em Portugal com 634 MW de potência, distribuídos pelos dois grupos geradores de 317 MW no veio de cada turbina.


A chegada ao complexo da EDP no Lindoso, à superfície ...

Localiza-se no Rio Lima a escassas centenas de metros de Espanha e, com o aproveitamento semelhante em Touvedo (Espanha), faz parte dum complexo produtor de energia que se complementam, regulando caudais entre si.
Tem uma capacidade de turbinagem de cerca de 250m3 por segundo !!!! … só temos uma ideia dum número desta grandiosidade quando nos detemos junto a, por exemplo, a uma váLvula de retenção, um tubo de entrada numa turbina, etc… tudo em tamanhos inimagináveis para quem nunca teve a oportunidade de ver.


O auditório onde fomos recebidos para uma explicação sobre o funcionamento da barragem.

A explicação e a visita esteve a cargo do Sr. Ribeiro Antunes, funcionário da EDP que, para além de bem simpático, se mostrou muito competente nas apresentações e nas respostas às perguntas que lhe íamos fazendo, especialmente eu e o Octávio que parecia ir querer montar uma barragem no seu quintal ...


O Sr. Ribeiro Antunes em mais uma explicação num piso inferior ao das turbinas ...


A "sala de visitas" do complexo ... neste espaço foi recentemente realizado um espectáculo transmitido pela TV ... além da sua grandiosidade em termos de espaço físico, o seu pavimento é constituído por granito brasileiro que, na altura, custava 120 contos o metro quadrado ...ah pois !!!!!
Ao centro, a figura hezagonal é uma das turbinas que está "enterrada" aqui e que visitámos ao descer ao piso inferior.

A sua construção demorou 10 anos, de 1982 a 1992, data em que foi inaugurada e entrou em funcionamento.
Os seu números são impressionantes:
1.200.000 m3 de escavações
650.000 m3 de betão
55 kms de construção e reparação de novas estradas, incluindo 11 novas pontes e viadutos
1.800 trabalhadores na fase de maior movimento construtivo.
A sua central subterrânea, situa-se a 340 m de profundidade e está equipada com os 2 geradores já referidos e está exactamente ao nível do mar… !!!!
Toda a obra de engenharia civil foi escavada na pedra com recurso a muitas toneladas de explosivos. O seu maior túnel tem 5 kms de extensão e devolve a água ao Rio Lima bem perto da antiga Central do Lindoso, construída em 1922.
A energia obtida pelos dois grupos geradores, “sobe” 350 mts até á superfície por um poço circular com quase 7m de diâmetro, através de barramentos e cabos, havendo ainda acessos verticais por escada e elevador que, em poucos segundos vai do subterrâneo á superfície e vice-versa.
Curiosidade: é o elevador mais rápido da Europa e o segundo do mundo, apenas suplantado pelo do CN Tower no Canadá.
Um conjunto de galerias, permite o acesso à central e ás câmaras de válvulas de segurança, destacando-se a galeria principal de acesso com quase 2 kms.

Ficam as imagens que, espero, dêem uma ideia mais concreta do que gostaria de transmitir e que as palavras, certamente, não conseguem.

O vídeo



As Fotos


esquema do complexo hidro-eléctrico






2 comentários:

  1. Touvedo é em Portugal,a jusante do Alto Lindoso ;)

    ResponderEliminar
  2. ó pá !!!!....
    E NÃO É QUE TEM RAZÃO ??????.
    Muito obrigado pela correcção.
    Cumprimentos.
    João Rui Pimentel

    ResponderEliminar