sexta-feira, 8 de julho de 2016

SE SOUBÉSSEIS O QUE CUSTA MANDAR ...

Toda a vida quereríeis obedecer


Resultado de imagem para oliveira salazar



Esta é uma das frases mais conhecidas de Oliveira Salazar e que hoje aqui trago para vos falar sobre passeios de moto em grupo.

Depois de ver as fotos e os relatos dos meus passeios, vários dos meus amigos me questionam, dão opiniões e me felicitam pelo gosto que tenho em conhecer o nosso país, percorrendo caminhos muitas vezes pouco usuais mas, por isso mesmo, chegando a misteriosos destinos de desconhecida beleza.

Mal eles sabem o stress que comigo carrego quando acompanhado por outros companheiros motards. 

Apesar de apreciar o passeio, quase não dá para desfrutar e, só depois, quando revejo as fotos e os vídeos, me apercebo que, de facto, estive em locais lindíssimos.

Viajar em grupo, embora proporcione momentos de diversão e camaradagem, é uma prova com muitos desafios e dificuldades.

Alguém disse um dia que, as obrigações dum líder deste tipo de grupos são:

- Ser o primeiro da fila/colunas, "apalpando" os perigos da estrada, desenhando as curvas de forma a que, quem o precede, "adivinhe" como ela é;
(O líder não sabe como é a estrada nem as curvas e "dá o corpo ao manifesto" para que os outros circulem em segurança.)

- Conhecer todos os participantes no passeio, que características de condução exibem, qual a sua autonomia de combustível, a que velocidade se sentem confortáveis;
(O líder gostaria, muitas vezes, de viajar mais devagar ou mais depressa segundo as suas próprias conveniências ou preferências.)

- Ser sensível ao número e género dos participantes... todos, de vez em quando, precisam de ir ao WC, fumar um cigarro, tomar um café ou esticar as pernas... ;
(O líder, mesmo não querendo parar, deve em benefício do bem-estar do grupo, "adivinhar" quando outros necessitam de o fazer.)

- Se o grupo é numeroso, os locais de paragem não podem, obviamente, ser os mesmos se o grupo fosse mais pequeno. Fazer estacionar 10 ou 20 motos não é o mesmo que estacionar 2 ou 3. Por vezes, por muita vontade que se tenha de parar, percorrem-se quilómetros até encontrar um local adequado;
(Se estivesse só, o líder pararia onde lhe apetecesse sem estar preocupado com a segurança e conveniência dos outros companheiros.)

- O líder deve fazer o reconhecimento dos percursos que o grupo irá percorrer. No entanto, quando isso não é possível (e não o é na maior parte das vezes) este segue na "cabeça do pelotão" com um olho no percurso e outro nos retrovisores, dando conta se o seguem;
(O líder é o mais preocupado e o menos recompensado nos passeios pela intranquilidade que a responsabilidade de liderar lhe confere.)

- O líder, em cada cruzamento, rotunda ou mudança de direção, tem que se certificar que foi visto e que, pelo menos, mais 2 ou 3 o seguem ... os outros, em princípio, deverão seguir o 3º ou 4º da fila.
(É responsabilidade do líder que o grupo se mantenha coeso e ninguém se perca no percurso.)

- Nos reabastecimentos, o líder tem que ter em conta os kms percorridos, os kms a percorrer, a já referida autonomia das motos participantes e até as "bombas" disponíveis para utilizar;
(É também responsabilidade do líder conhecer o percurso no que aos abastecimentos respeita. Saber se há "bombas" nos percursos é uma tarefa que tem que planear antes dos passeios.)

- Nas estradas com paisagens, o líder deve adequar o seu andamento para que os participantes possam usufruir das mesmas, fazer fotos e vídeos e até parar para melhor as apreciar e fazer fotos com as esposas, namoradas, companheiras, ... ou só com as motos.
(Quer aprecie ou não, o líder deve respeitar os gostos pessoais de cada um, adequando-os, sempre que possível, ao interesse geral do grupo.)

No planeamento do passeio, o líder deve ter em conta os locais de refeição, as respetivas ementas e o preço a pagar.
(Abdicando muitas vezes das suas preferências pessoais, o líder adequa-se ao já referido interesse geral, aconselha-se e marca/reserva os locais que, em sua opinião, melhor se adequam à generalidade dos participantes.)

- No alojamento, mantém-se a mesma regra: o líder procura soluções de interesse geral com qualidade e preços adequados aos participantes.
(O líder, poderia escolher ficar numa suite duma unidade hoteleira de 5 estrelas ou num parque de campismo sem se preocupar com os gostos e possibilidades de cada um dos participantes.)

- Quando planeia um percurso, o líder procura fazer o "match" entre kms percorridos, tempos de descanso, refeições e visitas se estas tiverem lugar.
(O líder preocupa-se com o bem-estar geral, respeitando as necessidades individuais de cada participante no passeio, abdicando de fazer mais kms ou encurtar tempos de visita e refeições para que o passeio seja isso mesmo, passeio.)

- O líder tem que conhecer ou procurar conhecer os locais de alojamento, refeição e de visita e se estes se adequam aos gostos e interesse geral. Durante o passeio, vai contactando estes "fornecedores", dando nota dos tempos previstos de chegada e de eventuais alterações ao número de participantes.
(O líder poderia apenas "ir à aventura" do desconhecido e, simplesmente, desfrutar, mas não pode esquecer o grupo que o segue.)

O líder deve cuidar para que as refeições e o alojamento estejam de acordo com o antecipadamente contratado: se a ementa é a combinada, se a qualidade é a esperada.
(O líder, mais do que consigo, está preocupado para que tudo esteja ao gosto dos seus "convidados".)

- O prémio que o líder obtém pelo desempenho desta função, é o sorriso e a satisfação dos participantes no passeio. Reconhecer o trabalho subjacente à organização de cada passeio alimenta a autoestima do organizador e motiva-o a continuar. Um sorriso e boa-disposição são a melhor forma de demonstrar que vale a pena.


Os deveres dos participantes são:

- Respeitar as indicações do líder ou as de quem ele delegue;
- Circular mantendo distâncias de segurança adequadas à estrada e ao andamento que se verifique em cada momento;
- Manter a sua moto em condições de poder circular em segurança com todos os seus principais componentes devidamente funcionais;
- Conduzir com bom senso, respeito e urbanidade;
- Zelar pelo bom ambiente entre todos os elementos do grupo.
- Desfrutar o mais possível do passeio;


Parece fácil não parece? Experimentem.

"Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando"
George Van Kalkenburg

"Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificações"
John Maxwell






Sem comentários:

Enviar um comentário