Esta é uma das frases mais conhecidas de Oliveira Salazar e que hoje aqui trago para vos falar sobre passeios de moto em grupo.
Depois
de ver as fotos e os relatos dos meus passeios, vários dos meus amigos me
questionam, dão opiniões e me felicitam pelo gosto que tenho em conhecer o
nosso país, percorrendo caminhos muitas vezes pouco usuais mas, por isso mesmo,
chegando a misteriosos destinos de desconhecida beleza.
Mal
eles sabem o stress que comigo carrego quando acompanhado por outros
companheiros motards.
Apesar de apreciar o passeio, quase não dá para desfrutar e, só depois, quando revejo as fotos e os vídeos, me apercebo que, de facto, estive em locais lindíssimos.
Apesar de apreciar o passeio, quase não dá para desfrutar e, só depois, quando revejo as fotos e os vídeos, me apercebo que, de facto, estive em locais lindíssimos.
Viajar
em grupo, embora proporcione momentos de diversão e camaradagem, é uma prova
com muitos desafios e dificuldades.
Alguém
disse um dia que, as obrigações dum líder deste tipo de grupos são:
-
Ser o primeiro da fila/colunas, "apalpando" os perigos da estrada,
desenhando as curvas de forma a que, quem o precede, "adivinhe" como
ela é;
(O
líder não sabe como é a estrada nem as curvas e "dá o corpo ao
manifesto" para que os outros circulem em segurança.)
-
Conhecer todos os participantes no passeio, que características de condução
exibem, qual a sua autonomia de combustível, a que velocidade se sentem
confortáveis;
(O
líder gostaria, muitas vezes, de viajar mais devagar ou mais depressa segundo
as suas próprias conveniências ou preferências.)
-
Ser sensível ao número e género dos participantes... todos, de vez em quando,
precisam de ir ao WC, fumar um cigarro, tomar um café ou esticar as pernas... ;
(O
líder, mesmo não querendo parar, deve em benefício do bem-estar do grupo,
"adivinhar" quando outros necessitam de o fazer.)
-
Se o grupo é numeroso, os locais de paragem não podem, obviamente, ser os
mesmos se o grupo fosse mais pequeno. Fazer estacionar 10 ou 20 motos não é o
mesmo que estacionar 2 ou 3. Por vezes, por muita vontade que se tenha de
parar, percorrem-se quilómetros até encontrar um local adequado;
(Se
estivesse só, o líder
pararia onde lhe apetecesse sem estar preocupado com a segurança e conveniência
dos outros companheiros.)
- O
líder deve fazer o reconhecimento dos percursos que o grupo irá percorrer. No
entanto, quando isso não é possível (e não o é na maior parte das vezes) este
segue na "cabeça do pelotão" com um olho no percurso e outro nos
retrovisores, dando conta se o seguem;
(O líder
é o mais preocupado e o menos recompensado nos passeios pela intranquilidade
que a responsabilidade de liderar lhe confere.)
- O
líder, em cada cruzamento, rotunda ou mudança de direção, tem que se certificar
que foi visto e que, pelo menos, mais 2 ou 3 o seguem ... os outros, em
princípio, deverão seguir o 3º ou 4º da fila.
(É
responsabilidade do líder que o grupo se mantenha coeso e ninguém se perca no
percurso.)
-
Nos reabastecimentos, o líder tem que ter em conta os kms percorridos, os kms a
percorrer, a já referida autonomia das motos participantes e até as
"bombas" disponíveis para utilizar;
(É
também responsabilidade do líder conhecer o percurso no que aos abastecimentos
respeita. Saber se há "bombas" nos percursos é uma tarefa que tem que
planear antes dos passeios.)
-
Nas estradas com paisagens, o líder deve adequar o seu andamento para que os
participantes possam usufruir das mesmas, fazer fotos e vídeos e até parar para
melhor as apreciar e fazer fotos com as esposas, namoradas, companheiras, ...
ou só com as motos.
(Quer
aprecie ou não, o líder deve respeitar os gostos pessoais de cada um,
adequando-os, sempre que possível, ao interesse geral do grupo.)
- No planeamento do passeio, o líder deve ter em conta os
locais de refeição, as respetivas ementas e o preço a pagar.
(Abdicando
muitas vezes das suas preferências pessoais, o líder adequa-se ao já referido
interesse geral, aconselha-se e marca/reserva os locais que, em sua opinião,
melhor se adequam à generalidade dos participantes.)
- No
alojamento, mantém-se a mesma regra: o líder procura soluções de interesse
geral com qualidade e preços adequados aos participantes.
(O
líder, poderia escolher ficar numa suite duma unidade hoteleira de 5 estrelas
ou num parque de campismo sem se preocupar com os gostos e possibilidades de
cada um dos participantes.)
-
Quando planeia um percurso, o líder procura fazer o "match" entre kms
percorridos, tempos de descanso, refeições e visitas se estas tiverem lugar.
(O
líder preocupa-se com o bem-estar geral, respeitando as necessidades
individuais de cada participante no passeio, abdicando de fazer mais kms ou
encurtar tempos de visita e refeições para que o passeio seja isso mesmo,
passeio.)
- O
líder tem que conhecer ou procurar conhecer os locais de alojamento, refeição e
de visita e se estes se adequam aos gostos e interesse geral. Durante o
passeio, vai contactando estes "fornecedores", dando nota dos tempos
previstos de chegada e de eventuais alterações ao número de participantes.
(O
líder poderia apenas "ir à aventura" do desconhecido e, simplesmente,
desfrutar, mas não pode esquecer o grupo que o segue.)
- O líder deve cuidar para que as refeições e o
alojamento estejam de acordo com o antecipadamente contratado: se a ementa é a
combinada, se a qualidade é a esperada.
(O
líder, mais do que consigo, está preocupado para que tudo esteja ao gosto dos
seus "convidados".)
- O
prémio que o líder obtém pelo desempenho desta função, é o sorriso e a
satisfação dos participantes no passeio. Reconhecer o trabalho subjacente à
organização de cada passeio alimenta a autoestima do organizador e motiva-o a
continuar. Um sorriso e boa-disposição são a melhor forma de demonstrar que
vale a pena.
Os
deveres dos participantes são:
-
Respeitar as indicações do líder ou as de quem ele delegue;
-
Circular mantendo distâncias de segurança adequadas à estrada e ao andamento
que se verifique em cada momento;
-
Manter a sua moto em condições de poder circular em segurança com todos os seus
principais componentes devidamente funcionais;
-
Conduzir com bom senso, respeito e urbanidade;
-
Zelar pelo bom ambiente entre todos os elementos do grupo.
Parece
fácil não parece? Experimentem.
"Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando"
George Van Kalkenburg
"Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificações"
John Maxwell
Sem comentários:
Enviar um comentário