Olá a todos:
Vem este post a respeito da crescente globalização mundial e do crescimento económico chinês.
Com efeito, a economia chinesa tem crescido a um ritmo imparável e, hoje, não há cantinho no mundo onde não se encontre um qualquer produto Made in China ou Made in RPC.
Se alguns países gostariam de adoptar medidas proteccionistas para ajudarem as economias domésticas, outros deveriam abrir as suas portas, não aos produtos chineses mas a alguns aspectos da sua cultura e civilização.
Em Portugal, por exemplo, veríamos todos com bons olhos, a "importação" da justiça chinesa.
Para os que não conhecem, deixo-vos alguns exemplos de como a justiça é administrada naquele milenar país de tão curiosas tradições mas onde um bandido é tratado com um bandido:
- Quando alguém é condenado à morte, a família do criminoso executado indemniza os estado do valor da bala usada para o exterminar
- Os ex-ministros acusados, são mesmo condenados como, por exemplo, o ex-ministro dos caminhos-de-ferro, condenado a prisão perpétua por ter aceite subornos.
- Também um ex-primeiro ministro chinês, foi condenado à morte por corrupção na área farmacêutica.
- Os funcionários do estado e dos privados, quando cometem crimes relacionados com o seu trabalho, são despedidos e castigados exemplarmente... nalguns países ditos civilizados e democráticos, os "patrões" vêem-se gregos para se verem livres deles mesmo depois de provados os roubos ou outros crimes.
- O peculato é punido de forma exemplar ... o que é do estado e das instituições é do estado e das instituições... não uso pessoal .
Ah... e podia tentar-se a importação de políticos do Norte da Europa... já agora!
Sem comentários:
Enviar um comentário