quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O NEGÓCIO DOS ESTALEIROS DE VIANA DO CASTELO



Bom dia a todos:

Tinha prometido a mim mesmo que não me iria preocupar em saber detalhes e pormenores deste negócio que envolve o Estado Português, os ENVC e a Martifer mas ... a curiosidade matou o gato.

De tanto ouvir falar neste assunto, resolvi saber mais alguma coisa sobre o mesmo, sem ser apenas aquilo que ouço nos telejornais e que os políticos verberam a propósito.

Fiquei a saber que:

1. A Martifer, empresa que vai ficar com os estaleiros, vai pagar ao Estado 7 milhões de euros até 2031 o que dá, mais coisa menos coisa, 32 mil euros por mês de renda.

2. O Estado paga o passivo dos estaleiros, cerca de 450 milhões e ainda mais 30 milhões com os encargos do despedimento dos trabalhadores.

3. A Martifer fica com as encomendas já realizadas, destacando-se uma de cerca de 128 milhões de euros, do estado venezuelano.

4. Apenas com o lucro estimado com a encomenda maior ronda os 20 milhões (128 Me x 15% = 19,2 Me)

Se a aritmética não é uma batata e as minhas contas estão certas, o vencedor do concurso tem garantidos 13 milhões de lucro já descontando as rendas a pagar em 18 anos ...


Que raio ... se tenho pensado bem e agora com o vagar que tenho, tinha concorrido à concessão dos ENVC ... perdia o Sub de Desemprego mas que se lixasse.








Sem comentários:

Enviar um comentário