quarta-feira, 2 de julho de 2014

VALEU A PENA



Recebi este mail da Administração dos CHUC a quem tinha escrito elogiando os serviços com quem, de perto contactei, ao acompanhar a doença da Lena.

Trata-se da resposta a este que enviei:

Caros Senhores:

Minha esposa, Helena Pimentel, faleceu no passado dia 10 de Junho, vítima de doença pulmonar, no internamento de Pneumologia dos Hospital dos Covões.

Desde o diagnóstico da doença, em Agosto de 2013, foi seguida e tratada no hospital de dia de quimioterapia, acompanhada pelo Dr. Fernando Barata e pela Dra Ana Figueiredo.

Sempre a acompanhei nos tratamentos, exames e consultas e pude, por isso,  observar com alguma distância e a possível isenção, o "ambiente hospitalar" que nos rodeava.

Fui tomando consciência que, afinal, nem tudo o que nos é impingido pela comunicação social deve ser tomado a sério e refiro-me, concretamente, ao tão acirrado ataque aos funcionários do estado, a quem encontram culpas pelos desmandos dos políticos.

Julgo também ter percebido as dificuldades em recursos humanos e de meios ao dispor para que o serviço prestado atinja o grau de excelência tão acenado como meta.

Apesar deste quadro desfavorável, os profissionais de saúde com quem lidámos mais de perto (Hospital de Dia e Internamento Pneumologia) foram capazes de disfarçar as carências com uma enorme dedicação e sentido de dever que aqui pretendo exaltar e prestar o merecido tributo.

Esta minha (nossa) homenagem a estes profissionais tem como finalidade reconhecer-lhe o mérito de exercerem  o seu "métier" em condições difíceis mas que conseguem ultrapassar dando aos doentes o melhor de si.

Em todos os momentos, a minha esposa pôde ter o melhor de todos os profissionais de saúde envolvidos e que desvalorizaram as dificuldades da própria logística e da permanente desconsideração que os responsáveis, políticos ou outros, lhes concedem.

Conseguiram sempre desempenhar as suas funções a um nível superior ao do simples raciocínio económico e financeiro que, infelizmente, agora norteia a maior parte das modernas gestões.

Por isso, e por não ter conhecimento que, tal como existe um Livro de Reclamações, um Livro de Elogios, faço-o por este meio por entender que é, além de inteiramente justo, considerar também que deve ser do vosso conhecimento.

Sem outro assunto, apresento os meus melhores cumprimentos.
João Rui Pimentel







1 comentário:

  1. Bom dia João
    Tenho a certeza absoluta que o Conselho de Administração do CHUC, não está habituado a receber elogios, até porque, como sabes, é mais fácil reclamar do que elogiar.
    De certeza que as tuas sentidas e sinceras palavras vai reconfortar os profissionais de saúde com quem lidaste, lembrando-lhes de que o que fazem, fazem-no bem, e que os doentes e suas famílias lhes reconhecem o merecido e devido valor.
    Beijo
    Carla

    ResponderEliminar