Recebi este mail da Administração dos CHUC a quem tinha escrito elogiando os serviços com quem, de perto contactei, ao acompanhar a doença da Lena.
Trata-se da resposta a este que enviei:
Caros Senhores:
Minha esposa, Helena Pimentel, faleceu no passado dia 10 de Junho, vítima de doença pulmonar, no internamento de Pneumologia dos Hospital dos Covões.
Desde o diagnóstico da doença, em Agosto de 2013, foi seguida e tratada no hospital de dia de quimioterapia, acompanhada pelo Dr. Fernando Barata e pela Dra Ana Figueiredo.
Sempre a acompanhei nos tratamentos, exames e consultas e pude, por isso, observar com alguma distância e a possível isenção, o "ambiente hospitalar" que nos rodeava.
Fui tomando consciência que, afinal, nem tudo o que nos é impingido pela comunicação social deve ser tomado a sério e refiro-me, concretamente, ao tão acirrado ataque aos funcionários do estado, a quem encontram culpas pelos desmandos dos políticos.
Julgo também ter percebido as dificuldades em recursos humanos e de meios ao dispor para que o serviço prestado atinja o grau de excelência tão acenado como meta.
Apesar deste quadro desfavorável, os profissionais de saúde com quem lidámos mais de perto (Hospital de Dia e Internamento Pneumologia) foram capazes de disfarçar as carências com uma enorme dedicação e sentido de dever que aqui pretendo exaltar e prestar o merecido tributo.
Esta minha (nossa) homenagem a estes profissionais tem como finalidade reconhecer-lhe o mérito de exercerem o seu "métier" em condições difíceis mas que conseguem ultrapassar dando aos doentes o melhor de si.
Em todos os momentos, a minha esposa pôde ter o melhor de todos os profissionais de saúde envolvidos e que desvalorizaram as dificuldades da própria logística e da permanente desconsideração que os responsáveis, políticos ou outros, lhes concedem.
Conseguiram sempre desempenhar as suas funções a um nível superior ao do simples raciocínio económico e financeiro que, infelizmente, agora norteia a maior parte das modernas gestões.
Por isso, e por não ter conhecimento que, tal como existe um Livro de Reclamações, um Livro de Elogios, faço-o por este meio por entender que é, além de inteiramente justo, considerar também que deve ser do vosso conhecimento.
Sem outro assunto, apresento os meus melhores cumprimentos.
João Rui Pimentel
Bom dia João
ResponderEliminarTenho a certeza absoluta que o Conselho de Administração do CHUC, não está habituado a receber elogios, até porque, como sabes, é mais fácil reclamar do que elogiar.
De certeza que as tuas sentidas e sinceras palavras vai reconfortar os profissionais de saúde com quem lidaste, lembrando-lhes de que o que fazem, fazem-no bem, e que os doentes e suas famílias lhes reconhecem o merecido e devido valor.
Beijo
Carla