Olá a todos:
Ontem, 25 de Abril de 2017, comemorou-se mais um aniversário da Revolução dos Capitães.
Para os mais novos, esta data não terá a mesmo importância que para os "jovens" da minha geração mas ... aqui fica uma pequena "estória":
O golpe militar que afastou o regime do Estado Novo, foi um movimento corporativo dos militares que estavam insatisfeitos com a situação militar da guerra colonial e também com a desejada "abertura" do regime.
Esta foto testemunha talvez o mais importante momento do dia 25 de Abril de 1974 em que o capitão Salgueiro Maia, que comandava a coluna de 10 blindados Auto-Metralhadorss EBR, do Regimento de Cavalaria, cerca os ministérios do Terreiro do Paço, forçando a rendição de Marcelo Caetano, já ao final da tarde, no Quartel do Carmo, faz frente ao grupo de 5 carros de combate M47, comandados pelo brigadeiro Junqueira dos Reis.
Aqui, Salgueiro Maia dirige-se à forças do regime, de braços abertos e com um lenço branco na mão, pedindo para falar com o seu comandante.
Este não aceitou encontrar-se com Salgueiro Maia a meio caminho e ordenou que abrissem fogo ... ordem recusada sucessivamente por todos os militares sob o seu comando.
Foi o momento em que a REVOLUÇÃO SE CONSUMOU.
Obrigado Salgueiro Maia
Sem comentários:
Enviar um comentário