sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

METRO MONDEGO: O ESPELHO DUM PAÍS


Olá pessoal... hoje apeteceu-me escrever de forma séria e sobre um assunto sério...

O METRO MONDEGO, segundo um arrasador relatório do Tribunal de Contas, foi uma sociedade constituída em 1996 e, pelo menos até 2013, foi um autêntico buraco negro de contas públicas (ou menos públicas...).

Até 2010, mais de 95% do seu orçamento destinava-se a Despesas de Pessoal: 7 administradores e 5 empregados !!!!

Especialmente 3 destes administradores, tinham direito a 1 BMW X5 e 2 BMW Série 5 que custavam cada um , por ano, mais de 40.000  em compromissos bancários.

Isto só foi possível porque as câmaras municipais envolvidas neste projecto, exigiram ao governo serem elas a nomearem os administradores ... já adivinham o que deu não é?. 

Foram escolhidos a dedo, pelo seu currículo exemplar, perfil pessoal de idoneidade, percurso académico, etc... só não eram chulos e parasitas, de resto, exibiam todas as qualidades necessárias ao desempenho de altas funções em empresas públicas.

Como isto não bastasse, o Tribunal de Contas refere ainda o "uso abusivo de Cartões de Crédito" embora isso nem me choque muito pois acredito que, em visitas às obras do metro, fosse necessário almoçar com os empreiteiros e outra malta que girava à volta deste negócio.

Apesar do seu presidente executivo ter usado quase 50.000 no cartão em despesas pessoais... que foi uma maneira simpática de pedir dinheiro emprestado à empresa para si próprio ... mas não foi só ele !!!!... nada aconteceu (ou acontece...)

Outro vogal do Conselho de Administração, gastou quase 117.000 com o "cartanito" ... apenas cerca de 30% foram, de facto, em representação da empresa ...

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia que saiu do governo por razões ainda não muito bem explicadas, foi o único com a coragem de pôr fim a estes desmandos ... concluiu que para o Metro Mondego ser viável, teria que ter uma utilização 15 vezes superior àquela que os estudos apontavam como realizável.
Seria, assim, mais uma PPP que alguém iria ter que pagar no futuro.

Ao pé desta malta, o Vale e Azevedo é um aprendiz de aldrabão !!!!






Sem comentários:

Enviar um comentário