segunda-feira, 13 de maio de 2013

NO DESEMPREGO ...


Bom dia pessoal:


Como todos os beneficiários do subsídio de desemprego sabem, temos que nos apresentar, quinzenalmente, nos serviços da Segurança Social para comprovar que estamos vivos, continuamos a residir no país (infelizmente, acrescento eu ...) e estamos ali prontinhos a aceitar uma proposta que nos faça voltar ao mundo do trabalho (lagarto lagarto... acrescento eu).

Não guardo para o último dia para tratar deste assunto pois, acredito, estarão sempre mais pessoas para atender ... à boa maneira portuguesa, se puderes ir amanhã, não o faças hoje.

Hoje, no entanto, demorei bastante mais tempo do que o habitual ... e infeliz coincidência, esqueci de levar o livro que leio enquanto aguardo a minha vez.

Procurei tirar vantagem de nada ter para fazer e dediquei o tempo a observar as pessoas que, tal como eu, aguardavam (im)pacientemente a sua vez.

Cheguei à conclusão que o grupo de velho conhecidos (sim, velhos conhecidos pois estou desempregado desde Dezembro e, portanto, já me apresentei naquele serviço 9 vezes !!!) que se cumprimenta mais ou menos envergonhadamente, está substancialmente alargado.

São cada vez mais os "novos" que são facilmente reconhecidos pelo pouco à-vontade que exibem ... olham curiosos para os presentes, se reconhecem alguém logo se aproximam e conversam para, eles próprios, se sentirem mais descontraídos ... e ao passar os olhos pelos outros, cochicham "olha... aquele também cá está !!!..."

"Nós", os experientes, já quase somos donos daquilo ... tratamos as funcionárias pelo nome, já temos o cartão de cidadão prontinho na mão quando nos sentamos e declaramos: "Bom dia Srª Dª ..., venho fazer a minha apresentação quinzenal... está tudo bem?... então até daqui a dias, obrigado"






2 comentários:

  1. Cometeste algum crime para te apresentares quinzenalmente num determinado local...????

    ResponderEliminar
  2. Ó pá... e tenho sorte não ser na GNR... ahahahhaha

    ResponderEliminar