segunda-feira, 13 de maio de 2013

MOTAS, JAVALIS, MORANGOS, ENCHIDOS, ... E AZIA (1ª parte)

1ª Parte - Dia 10 de Maio de 2013

Este fim-de-semana era muito preenchido:

No sábado dia 11 os meus amigos do Moto Clube Javalis do Asfalto de Vinhais, iam realizar mais uma prova de TT que costumam fazer por aquelas bonitas serras transmontanas e cuja fama já chega ao litoral, pois por lá encontrei algumas pessoas de Aveiro e Águeda que repetiam a participação por terem gostado tanto das anteriores.





Cartaz do programa 

E eu, como ia também a São Pedro Velho à Feira do Vinho e do Morango ... aproveitava o convite dos meus amigos do Moto Clube e fazia por lá uma passagem ...

Ora bem, vamos à crónica ... tudo já preparadinho de véspera com vista a iniciar a viagem até Trás-os-Montes, com saída prevista para as 15:00 de forma a fazer a viagem tranquilamente e chegar ainda cedo a Vinhais.

Não fosse um arreliador contratempo de última hora (caiu uma luva para debaixo da mota) teria saído mesmo ás 15:00, o que infelizmente não aconteceu pois iniciei a viagem eram precisamente 15:01 !!!!

Raios, a coisa estava a começar mal.

Tinha planeado ir pela N2 até .... blá blá blá... mas o "faro", o instinto, "a bolha do momento", "a inspiração divina que me é transmitida", a inclinação do sol, ... é que acabam por determinar como irei fazer as viagens... e foi novamente isso que aconteceu.

Nada de N2 mas sim pelo IP3 e depois pelo IC6, ... N17 ...



Já ia a conduzir práí à meia hora quando olhei para o sítio do GPS e ... nada !!
Cum catano !!! ... tinha-me esquecido do GPS ...  raios partam as pressas, é no que dão ...


Lembrei-me, no entanto, que trazia comigo o velhinho AJP e que ainda funciona na perfeição e logo fiquei mais animado

NOTA: AJP - Abre a Janela e Pergunta



Até que vi esta placa ...



Está mesmo a seguir a uma curva e como não ia devagar, apenas me lembro de ter lido "qualquer coisa ... moça árabe..." e pensei logo para comigo:
- É lá !!!!!... moça árabe por aqui !!!! ... deve valer uma visita ...

Encostei, deixar passar os camiões que vinham logo atrás de mim a tentar ultrapassar-me (ando sempre muito depressa !!!!), fiz inversão de marcha e lá fui à procura de Lourosa e da tal moça árabe ...





Esta é a estrada para Lourosa mas a foto estava esquisita ... tinha uma catarata na parte superior esquerda ...


Não tinha dito a ninguém que lá ia mas, tinham um lugarzinho à minha espera ... deve ser pessoal que lê o blogue e por isso me conhece... mas continuava preocupado com a máquina ... definitivamente, a viagem não estava a começar bem ...
A catarata ainda era visível ...

Peguei na máquina para tentar limpar a lente mas era mesmo o mecanismo que ao desligar tapa a lente (umas pequenas lâminas de plástico) para a proteger, estava encravado .... uma das lâminas não recolhia ...

Mudei a pilha e nada, soprei, tentei, com gentileza movimentar a lâmina que não fechava, e nada ... praguejei e dei-lhe uma "mocada" e... já estava boa !!!... a minha mãezinha dizia: "João Rui, tens umas mãozinhas fantásticas para arranjar coisas".



E não é que foi uma agradável surpresa? ...

Apenas eu e um casal de turistas espanhóis estavam a visitar o monumento ..




E que me disseram que lá dentro estava uma senhora que tinha a chave para mostrar ...




Por acaso até estava mesmo na igreja a enfeitá-la  com giestas bravas... lindíssimas não concordam?



Ainda disse que "esta igreja é a mais velha da "?»ª@ínsula" ... confesso que não percebi bem a palavra que terminava em "ínsula" mas não quis arriscar e perguntar ...


A visitar noutra oportunidade e devidamente documentado pois vale a pena pela sua singularidade arquitectónica...


E ainda só tinha andado cerca de 80 kms




De regresso à N17 ...
Estão a ver porque gosto das "nacionais"? ... sou quase o dono delas... pelo menos durante alguns trajectos posso ir aos "esses" que ninguém me chateia !!!




A Serra da Estrela vista da N17


A N17 serpenteia ao longo de toda a encosta oeste da Serra da Estrela ... Arganil, Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia, Celorico, ...




N17 km 116, perto de Pinhanços



Mais um "desvio comportamental" ... não há quem ature estes "repentes" que, de vez em quando me atormentam: vejo uma placa que sinaliza qualquer coisa que me espicaça a curiosidade e, ... já estou a ir para lá

Desta vez foi a placa "Linhares da Beira" que fez interromper o trajecto pela N17 para ir conhecer o seu castelo.



Da N17 até Linhares da Beira são cerca de 6 kms em estrada estreita mas bem asfaltada e com umas curvas porreiras ... para além de belíssimas paisagens beirãs ... este motociclista ficou a destoar da beleza paisagística natural mas... em todo o lado há "emplastros" ...




O castelo bem lá em cima ...


E na estrada que vai para Linhares cruzei-me com um grupo de "parapentistas" que estavam a arrumar o material... não sabia o que era e até disse para comigo "porra, os pára-quedistas ainda são mais malucos que eu !!! ... vir para aqui !!!
 Quando continuei a subida e encontrei uma placa indicadora de "parapente take-off -->" é que percebi que aquela serra é muito conhecida e utilizada por amantes daquela modalidade.




Chegada a Linhares da Beira

E ainda bem que a placa de boas vindas estava em várias línguas... era eu o único turista português naquela vila


E ainda só tinha andado mais 60 kms ... a coisa estava com um ritmo ... assim, chegaria a Vinhais ainda em Maio ... se não tivesse nenhum azar !!!!



Típica rua de Linhares da Beira,  com o seu característico granito, sempre presente nas construções e calçadas... tem uma beleza de difícil definição... agreste, dura, forte, rústica, ...



No largo do castelo ... para além da bonita e bem conservada muralha, podem os Srs. leitores observar um belíssimo exemplar duma moto, de fabrico e reconhecida qualidade alemã, de inquestionável beleza e irrepreensível estética... soberba !!!!
Há proprietários felizes sim senhor !!!!



E uma perspectiva das magníficas "vistas" que se alcançam do castelo ...



outra ainda ... se soubesse para que lado era Vinhais tenho a certeza que já via o pessoal com presunto e enchidos à minha espera ...




No castelo, funciona ainda um curioso relógio, restaurado no sec XVIII, movimentado por duas pedras ... de 6 em 6 dias é necessária intervenção humana para repor o equilíbrio dos pesos e, assim, retomar o ciclo de funcionamento.




Este o mecanismo do relógio que, não sendo o original, é uma réplica.

Aqui para nós: ... há cada merda de cada invenção !!!



E aqui, o escriba e fotógrafo sem carteira profissional de ambas as actividades ... tenho que tratar disso um destes dias mas, os tipos das finanças ainda são capazes de me cobrar alguma coisa por isso ...



De regresso à N17  pela bonita estrada de Linhares da Beira, colorida de amarelo pelas giestas que enfeitavam as suas bermas.


E logo a seguir a Celorico da Beira, termina a N17 e "apanhei" o IP2 ...


Agora sim, a coisa estava a correr em ritmo bom... já tinha feito mais 16 kms



Ainda hei-de ir ver ao site das finanças porque, se calhar, isto também é tudo meu !!! ... se for, começo a cobrar portagens ... ponho lá umas gajas, numas cabines e ... bem, é melhor não, porque podia não ser rentável apenas a exploração de portagens, ... alargar-se-ia o negócio para outras áreas e podia dar chatices por causa das incompatibilidades de ter várias actividades ao mesmo tempo ... e os amigos querem sempre umas borlas... já tou mesmo a ver alguns que gostam de ir à Grécia e tal... era só IP2



Mas percebem o que quero dizer não é ? Não sei como é que há malta que ainda perde tempo e dinheiro a andar nas AE's ... vejam aqui o IP 2, excelentemente asfaltado, boas curvas e melhores paisagens, algumas vezes 4 faixas, muitas 3 e, quando são apenas duas, são amplas ...



Era hora de sair para abastecer ... em Vila Nova de Foz Côa abasteci a mota e eu próprio "buchei" qualquer coisa ... a conselho do sujeito das bombas, fui retomar o IP2 a seguir à vila ... pela N102


Bem... fantástica a estrada e as paisagens ...


Gostava de ter uma máquina fotográfica daquelas XPTO que tiram fotos de altíssima qualidade mas, ... se a comprasse, ficava sem dinheiro para a "gasosa" ...e depois,  que me adiantava ter uma máquina fantástica só para tirar fotos da janela do quarto, que, ainda por cima, dá para uma estreita viela sem luz ????


E já estava no Rio Douro ... aqui na barragem do Pocinho



O Rio Douro é sempre muito bonito... 
mesmo em fotos com máquinas "fatelas"




E lá prossigo eu pelo "meu" IP2 ... se me derem qualquer  coisa por ele, estou a considerar vendê-lo... fica longe de casa, nem sempre lá posso ir,... podem roubar-me os rail's... anda práí malta nada recomendável ... os tipos do governo por exemplo, ... se lá passam ...



E andam a fazer uma nova barragem o que vai fazer com que o trânsito tenha que se fazer por esta ponte em construção ... e toda a malta sabe que os pedreiros, se não tiverem o patrão por perto, ... é só prejuízos.

Vou fazer como o Henrique Castro fez com a máquina de filmar e ponho o IP2 à venda no OLX!!!

Bom, adiante...
Prossegui pelo IP 2 até este estar "cortado" antes de Macedo de Cavaleiros .. fiquei sem saber se estava fechado ao trânsito por causa de obras ou se acabava mesmo ali ... o dono é sempre o último a saber também aqui neste caso.



Tive que desviar para a M578 e, num repente, cheguei a Mirandela, após mais uma tirada de cerca de 120 kms.



Olhei para o mapa que já anda há uns anos na mala (já andava na das outras motos que tive... um destes dias tenho que comprar um mapa mais actualizado... talvez no mesmo dia em que compre a máquina fotográfica !!!!)  e decidi ir para Vinhais pela N315 que me pareceu ser a melhor opção ... não sei que raio fiz fui parar à N213 ... olha, que se lixe.


Esta nabice, foi recompensada com uma belíssima estrada e paisagens a condizer ... afinal, o ano passado tinha ido pela 315 e, quem me conhece, sabe que gosto de "variar" ... "vareia João, vareia" .. estarão alguns de vós já a sorrir e a dizer ...


E foram mais 72 kms desde Mirandela até Vinhais


Ora aqui está o que queria contar ... mas se fosse a outra máquina !!!


Do outro lado da ponte era já o Distrito de Bragança ... 
convinha registar o momento



A ponte sobre o Rio Rabaçal, que nasce na Galiza, e que faz fronteira entre os concelhos de Valpaços e Chaves


A beleza característica destes rios de montanha...


Penso que por estas bandas já não é nada meu ...

O "emplastro" de novo a estragar a paisagem ...


Finalmente cheguei a Vinhais ... ufa ...




E como me mandaram ir ter à sede do Moto Clube Javalis do Asfalto ... 
foi o que fiz.


Ainda perguntei a 4 pessoas se sabiam informar-me onde era a sede do motoclube ... 3 disseram que não faziam ideia nem nunca tinham ouvido falar ... a quarta, uma senhora de idade, que à minha pergunta respondeu: "E o que é isso senhor?" ... "olhe, é um grupo de rapaziada que costuma andar de mota ... " ... "Ai esses malucos ????... já sei onde é !!!" ...



E aqui estão alguns deles !!!


Em primeiro plano o "Tó Tó", ao lado o José Perez "Riño"... eu de t-shirt vermelha alusiva ao 1º encontro motard de Vinhais que fiz questão de levar comigo, e ao meu lado o João com o filho.



Porque não tínhamos ainda conversado tudo ao jantar, ... e de boca seca não se diz nada de jeito, fomos acabar a noite neste simpático bar no centro de Vinhais.

Mas havia que deitar cedo pois a concentração para a prova de TT do dia seguinte estava marcada para as 09:00 e era preciso, antes disso, assegurar roda a logística ... mesas, cadeiras, assadores, comida e bebida, ...



E de manhã era este o cenário ... a malta começava a juntar-se no pavilhão de feiras e exposições de Vinhais




Ainda ouvi dizer: "Aquele gajo que veio de Coimbra é um ganda maluco ... será que vai participar no TT com este arrastão ?"



Lá dentro a azáfama era grande ... pessoal a chegar, a inscrever-se, a tomar o pequeno almoço à transmontana... chá e torradas pois claro !!!



Alheiras, presunto, enchidos vários, carne assada, queijo, ... algum sumo, muito vinho e ainda mais cerveja ... já a minha avó Rosa dizia:
 "Quem não é para comer não é para trabalhar"




O homem das torradas... perdão... do corte do presunto ...




E nesta foto o Alex Costa, conhecido piloto transmontano de motociclismo



Outro aspecto do pessoal que se preparava para dar uns saltos nas matas de Vinhais ... depois de atestados.



E aqui a publicidade, gratuita mas merecida, ao próximo evento que o Moto Clube Javalis do Asfalto vai organizar ... pena não poder ir... gosto daqueles "ares" com aromas a enchidos ... ehehhehe




Nesta foto comigo, o Bruno Afonso, conhecido por "Triple XXX", honorável presidente do Moto Clube Javalis do Asfalto, de Vinhais
Presente também a carrinha de assistência técnica à prova de TT que estava prestes a começar ...
Espreitei para ver que material tinham ... se levavam pneus, câmaras, ferramentas, etc... mas não ... nem um simples alicate a carrinha da assistência técnica tinha ...

Levava, isso sim, uma máquina de tirar finos e vários barris ... tou mesmo a ver a conversa se houvesse algum participante empanado:
- Tou empanado... a moto avariou.
- Esquece ... bebe uns finos aqui com a malta ...





Foto geral do grupo que se preparava para partir para a prova ... ainda quis ficar para fazer umas fotos da partida que estava prevista para as 10:30 mas, eram já horas de dar a partida quando o pessoal se lembrou que talvez fosse melhor ir atestar e debandaram em direcção ás bombas... só visto !!!


Paisagem transmontana na estrada de Vinhais para Rebordelo

Eu perguntei se podia ajudar nalguma coisa ... 
"Ó João, só se for num controlo de estrada, ... a controlar num cruzamento ..."
"Porreiro" - respondi eu - "isso é uma tarefa fácil que até eu serei capaz de fazer"



E pronto... fiquei de sentinela a tomar conta desta coisa ....

Arranjam-me cada merda !!!!



 Todas as fotos do 1º dia AQUI

As fotos em vídeo AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário