segunda-feira, 2 de março de 2015

PR3 - ROTA DA BOA VIAGEM



Olá pessoal:

Vem este post a propósito da recente caminha pela Sicó em que, ao que me dizem, participaram mais de 2.000 pessoas ... uma grande confusão "penso eu de que ..."

Recentemente tenho descoberto locais lindíssimos com alguns amigos aqui pelas redondezas, em calmas caminhadas, sem confusões e que permitem apreciar o património, a fauna e a flora ... para além de "desanuviar" o stress com as conversas que só os verdadeiros amigos têm.

Pois bem, para dar a conhecer aos internautas (não, não é só para meter inveja... ) aqui se publicam algumas fotos e apontamentos úteis para os que quiserem fazer este percurso ainda algo desconhecido.



O início do mesmo é na Capela de Santo Amaro, em plena serra da Boa Viagem, no caminho para a Bandeira (miradouro mais conhecido da serra).



Deixar aí a viatura é uma boa opção pelas sombras e espaço disponíveis.

A cerca de 200 mts acaba (ou começa, dependendo da perspectiva) o circuito pedestre PR3 ... recomendo, no entanto, que se prossiga até ao miradouro da Bandeira e, aí sim, começar o percurso de cerca de 12 kms, descendo a serra em direcção a Quiaios.

O trilho é magnífico, razoavelmente marcado (não suscita dúvidas desde que se esteja atento à sinalização) e começa por uma longa descida, de terra batida e pedras roladas, sempre rodeado de verdes arbustos.



Como tinha chovido na noite anterior a terra estava molhada e foi possível ver que há habitantes da serra que a percorrem e noite em busca de alimento e diversão.




Avistámos mesmo um lindíssimo faisão mas a máquina não o conseguiu captar porque levantou voo apressadamente ...

A paisagem e o verde envolventes proporcionam um andamento tranquilo e que permite curtas paragens para observar e admirar exemplares de flora e fauna que, durante a semana e nas nossas cidades, não valorizamos.





Claro que uma serra tão bonita e com tantos atractivos, não podia ser exclusivo nosso ...



por isso tivemos a companhia de alguns praticantes de motocross que, nas suas "cabras-do-mato", roncavam por aqueles caminhos ... vimos marcas dos seus pneus em locais onde mal passávamos 

Ficam algumas fotos para ilustrar o passeio ... a repetir um destes dias.



















Sem comentários:

Enviar um comentário