Olá pessoal:
Cumprindo o estipulado no Calendário de Actividades de 2015, no passado domingo, juntaram-se OS LESMAS para mais uma passeata ... e que passeata desta vez .
Como na maioria das vezes que nos juntamos, é na sede da Secção de Cernache que começa o dia ...
E já lá estavam o Jorge Custódio, o Vitor Amado, Zé Simões e Carlos Kankunen
Estava combinado começar a chegar pelas 09:00 e a saída às 09:30 o que, uma vez mais, foi escrupulosamente cumprido ... clube que se preza tem horários e, desde que começámos a oferecer um relógio aos sócios com mais de 5 anos de associado, então nunca mais ninguém chegou atrasado.
Até as "gajas", que andaram toda a noite na folia, estavam preparadinhas para o passeio ...
E as coisas nem começaram muito bem deve dizer-se...
Havia alguns novatos n'OS LESMAS e , por não estarem habituados, não sabiam que as fotos de grupo que costumamos tirar é de frente para os fotógrafos ...
Assim tá bem
Mas "prontos" ... lá começámos a andar exactamente ás 09:30 depois do Rodrigues ter estreado uma nova forma de organizar OS LESMAS: um apito de árbitro que, de forma bem sonora, se fazia ouvir.
As regras eram simples:
1 primeiro apito para a malta começar a preparar-se;
1 segundo apito para ultimar os preparativos e
ao 3º apito, já toda a gente devia estar em cima das motas ...
Não correu mal mas precisamos de ensaiar melhor
Um passagem pelo miradouro da "estrada antiga" de Coimbra o que se mostrou ter sido uma decisão acertada pois a cidade estava linda naquela manhã de domingo
É uma sorte tremenda termos contratado uma fotógrafa excepcional que nos surpreende em cada passeio com fotos lindíssimas.
Antes, OS LESMAS nem eram admitidos na Bolsa de Valores,... agora, a sua cotação está em alta e todos os dias "chovem" pedidos de adesão.
E o grupo, de 12 motos mais algumas Honda's, Suzuki's e tal ... dirigiu-se à Estrada da Beira (N17) que serpenteia junto ao Mondego em direcção à Beira Interior.
Uma primeira paragem na Barragem das Fronhas, local pouco conhecido pois para o visitar, é necessário desviar-nos das estradas principais ...
E mesmo sem estar no programa que foi distribuído a todos os participantes antes da partida, o casal Brás resolveu surpreender-nos com uma especialidade da casa: Uma tarte ou bolo de "não-sei-quê" e um "abafadinho" que era uma delícia
O João Machado encarregou-se de fazer a distribuição do "abafadinho" numa prova de equilíbrio muito contestada por todos perante o perigo de toda a safra se perder.
Ainda bem que o dia estava calmo e sem vento ...
É claro que, depois dos vários abafadinhos, os sorrisos eram mais que muitos
Só eu, pobre de mim, com a responsabilidade organizativa "às costas", não me podia dar ao luxo destes divertimentos
E os primeiros problemas aconteceram de modo inesperado:
Uns riscos nas protecções do lado direito na Africa Gémea do Rodrigues, pintadas recentemente, e de que ninguém sabia a origem
E alguém, mais atento que a maioria, reparou que os discos de travão da roda dianteira, estavam empenados ...
A direcção d'OS LESMAS reuniu e resolveu-se continuar o passeio com o máximo de cautelas e em reduzida velocidade de modo a manter os elevados níveis de segurança que caracterizam os nossos passeios.
Prosseguiu-se então para a Praia Fluvial das Secarias, logo a seguir a Arganil.
Passando ao pé da famosa Capela de São Pedro, raro monumento do gótico primitivo numa zona distante dos grandes centros urbanos de então ... daí o ser raro.
e num instante chegámos à Praia Fluvial das Secarias que dista meia-dúzia de kms de Arganil, na estrada para Coja desta vez com as motos bem estacionadas.
Nas provas de admissão para ser LESMA, uma das que sai sempre é a Prova de Estacionamento que, como se vê, dá muito jeito.
Veja-se o exemplo do arrastão BMW em primeiro plano... perfeitamente estacionado.
E enquanto a malta ia dar uma vista de olhos àquela lindíssima praia fluvial, a Fernanda explicava ao Rui Bernardino como funciona o sistema de quotas d' OS LESMAS.
Mais umas belíssimas fotos da nossa fotógrafa oficial, a Teresa Miraldo que, ao se diz, já tem dois meses de honorários em atraso ... o negócio ruinoso da aquisição do autocarro deu cabo da tesouraria d'OS LESMAS.
Agora, até cada um de nós tem que pagar a gasolina do seu bolso ...
E nesta foto que era para ser de grupo. pode ver-se a Sílvia que recusou tirar o capacete porque esta semana não tinha ido ao cabeleireiro e não estava apresentável para as fotos ... LESMA que é LESMA tem brio na sua apresentação... é assim mesmo
E o destino seguinte era a Fraga da Pena, onde iríamos pic-nicar ...
Em direcção a Coja pela N342, estrada bonita mas ainda sem os encantos das que iríamos encontrar mais para a serra ...
mas onde, uma vez mais, o Rio Alva nos surpreendeu pela sua beleza...
Já estávamos perto do nosso destino de almoço ...
E as paisagens começavam a ter um ar "serrano"
E eis-nos chegados à Fraga da Pena, local de imensa beleza, proporcionada pelo verde envolvente e pela sucessão de cascatas de águas límpidas e puras.
e era preciso levar a bucha ...
Alguns traziam mesmo pedras ... certamente para fazer sopa da pedra ...
E aqui o Sr. Presidente da Comissão Fabriqueira d'OS LESMAS zelando para que tudo corresse bem ...
Tinha reservado apenas 2 mesas de pic-nic mas, graças à elevada adesão, a Junta de Freguesia, amavelmente, disponibilizou mais uma de 8 lugares, gratuitamente, para ficarmos à-vontade.
por sugestão do João Machado, combinou-se que ao sinal do apito, rodava-se 1 metro para a direita ... assim, todos iam comendo das merendas que estavam na mesa, não se confinando a um único lugar ...
Ora cá temos o nosso "apitador-mor" António Rodrigues a dar o sinal
e deu resultado ... mas não se podia voltar atrás nem para buscar o copo esquecido.
Seguiram-se alguns momentos culturais que fazem já parte dos habituais programas d'OS LESMAS e sempre muito apreciados.
Nesta foto o Jorge Custódio mostra o doce tradicional d'OS LESMAS
E aqui, o "baptismo" do Jorge Custódio e do Rui Bernardino na tradicional e muito ambicionada prova do "Caralhinho de Passos de Ferreira".
A conhecida canção "Vou Cantar uma Cantiga" interpretada pelo António Rodrigues
A prova do espumante "Quinta do Correguinho", Grande Reserva Pipa Grande 2000 e Tal.
E a "banca" do Narciso na venda dos pólos, gentilmente patrocinados pela Jomotos.
O produto das vendas, destina-se à compra duma bateria para o nosso autocarro e reposição dalguns vidros vandalizados em Santiago da Guarda.
Tempo ainda para umas manifestações de carinho e ternura, de dois amigos cuja amizade tem vindo a ser aprofundada nas caminhadas que se realizam ... (cá por mim, vou deixar de ir porque se isto se pega)
A Gracinda porque estava a ver que perdia o marido e o Zé Francisco que é o guardião-mor da moral e dos bons costumes n'OS LESMAS, tiveram que intervir.
E enquanto uns descansavam do cansaço desta vida ...
outros pediam esmola ... "O Manel Céguinho era o às do pedal, inscreveu-se a dar a Volta a Portugal"
e outros ainda exploravam a Fraga da Pena que é um local lindíssimo, com várias cascatas de águas incrivelmente puras.
Ficam apenas as fotos que dispensam comentários ...
mas era chegada a hora de partir... faltavam ainda cerca de 100 kms para completar o passeio e as estradas que iríamos percorrer não eram propícias as pressas... nem pelo traçado e piso mas também porque as paisagens convidavam à calma para as apreciar.
A fotógrafa, sempre atenta preparava-se para mais uma etapa...
desta vez e apenas 1 ou 2 kms para tomar um café decente ... embora o Rodrigues nos tivesse surpreendido com um termo de café que estava até muito bom
E foi aqui se soube do "problema" dos discos empenados e dos riscos no lado direito da Africa Twin...
Depois do café e de mais umas lérias, o destino mais próximo era a Mata da Margaraça.
Localizada em plena Serra do Açor, chega-se lá através da M518, ficando ainda a cerca de 15 kms do Piódão.
A Mata da Margaraça é uma local protegido, reserva botânica, de floresta bem antiga. dela saiu madeira para retábulos famosos do Sec XIII , como, por exemplo, a igreja da Sé Nova em Coimbra.
Alberga ainda espécies botânicas bem interessantes (carvalhos, castanheiros, ulmeiros, freixos e azereiros para além de outros) e onde ICN providencia percursos interpretativos muito ricos.
De costas, o sr. Engenheiro, responsável pela secção de botânica d'OS LESMAS, a explicar o pouco que sabia sobre o tema
Destino seguinte: Piódão
sim... até corta a respiração não é? ... há dias publiquei umas fotos destas estradas comentando que "se fosse no estrangeiro toda a gente lá queria ir" ... pobres de espírito que nem o seu país conhecem
e como não podia deixar de ser ... a foto de grupo
e uma pausa para umas lérias, café e o que mais apeteceu.
e eu andava á procura do "homem do apito" para reunir o rebanho ...
O próximo destino era a Foz de Égua, com uma passagem por Chãs de Égua, com este trajecto que podem apreciar,... é permitido babarem-se
5
por estradas assim ...
Foz de Égua é um lugar encantador... parece coisa de conto de fadas,... de presépio ...
Trata-se duma propriedade privada cujo dono é um "artista" com inúmeras qualificações ...
Construiu um pequeno mundo de fantasia donde sobressai a ponte pênsil, um presépio e um santuário mariano no cimo dum pequeno monte.
Estão ainda por lá espalhadas várias esculturas ...
Em direcção a Vide, onde tomámos a direcção de Avô pela N230 até Venda de Galizes, tendo aí sido feitas as despedidas do Vitor Mesquita que veio do porto por é um verdadeiro LESMA e, ser LESMA, não é quem quer... é só quem pode !!!!
A N230, já por nós percorrida algumas vezes, é sempre bonita.
Desta vez por causa do brilho sereno das águas do Alvoco e das cores das mimosas em exuberante flor.
pelo IC e depois pelo IP3 ... que tinha muito trânsito pelo que resolvi dar um bónus à malta ... vir pela EN 110, com asfalto "especial motard" e curvas "à maneira"
o manso Mondego visto da N110
a EN110 é uma óptima estrada para motociclistas ... com curvas boas e piso óptimo, acompanha o Mondego até Coimbra, proporcionando paisagens como esta.
O hotel de Penacova lá bem no alto, neste entardecer dum maravilhoso dia.
Como já é hábito também, acabam-se os passeios com uma salva de palmas para a organização ...
E eram horas de nos despedirmos ... numa curta paragem na Portela, disseram-se os últimos disparates, desejaram-se os "bom regresso" do costume e os "até para a próxima" ...
mesmo nas despedidas a boa disposição é uma constante ... mas será que esta malta só sabe rir ?
e o João machado até assobiava de contente
E mais duas belas fotos da Teresa Miraldo ... há máquinas que só funcionam bem nas mãos de algumas pessoas ...
Coimbra ao entardecer vista da Ponte Rainha Santa, vendo-se, ao fundo, a ponte pedonal Pedro e Inês e as "docas".
De novo o Rio Mondego e a Universidade recortando o crepúsculo.
Bem... e "nos finalmente", podia acabar a crónica dizendo como alguns escribas de alguns motoclubes:
"Um dia de pura diversão e convívio"
mas não, ... OS LESMAS são diferentes...
mas não, ... OS LESMAS são diferentes...
Este foi um rico passeio, excepcionalmente rico ... novas amizades, reforço das antigas, belas paisagens, "paródia" sempre presente entre as 29 "almas" que preferiram sair e casa neste bonito domingo de Março, boa comida e sentido de partilha fraterna entre pessoas que gostam umas das outras ... desinteressadamente ...
Obrigado por serem meus amigos e até ao próximo passeio ...
Nota: todas as fotos disponíveis no facebook OS LESMAS - Grupo Motard
Nota: todas as fotos disponíveis no facebook OS LESMAS - Grupo Motard
5 Estrelas como de costume, acho que há aqui um grupinho que vai aproveitar esta crónica para fazer este passeio.
ResponderEliminarAbraço