terça-feira, 31 de julho de 2012

(RE)VISITAR BARCELONA

Olá pessoal ...
Tinha combinado com o meu amigo Zé Paulo uma "viagem com os miúdos" e calhou ser a Barcelona porque o destino inicialmente escolhido (Dublin) se revelou bastante caro em viagens e alojamento.

Apesar de ser a 2ª vez para mim, confesso que esta revisita foi bastante agradável e pude ver coisas que, da primeira vez, me escaparam.

Ficam aqui algumas dicas para os que ficarem curiosos sobre visitar Barcelona:

Como ir:
A Ryannair tem voos praticamente diários do Porto para Barcelona e vice-versa e a preços verdadeiramente acessíveis.
O Check-In on-line facilita pois não é necessária uma presença nos aeroportos tão antecipada como as costumeiras duas horas ...



Ah ... é possível fazer reserva de estacionamento no aeroporto do Porto, também no parque low-cost e por cerca de 20,00 é possível estacionar no parque coberto durante 4/5 dias.



Bem, voo para Barcelona às 06:40 o que permite aproveitar ainda grande parte do dia e, à chegada ao aeroporto de El Prat, é possível chegar à cidade por comboio, por Bus e pelo tradicional táxi ... 
Mas nada mais fácil que apanhar o comboio da Renfe (Rodalies) comprando nas máquinas automáticas da estação um bilhete de 10 viagens por 9,95 e que é válido para todo o sistema de transportes da cidade (comboio, bus, metro e tram).
A viagem até à estação central de Sants demora cerca de 20 mnts e aí pode apanhar-se o metro para qualquer ponto da cidade.
O respectivo mapa está disponível em todos os hotéis e nos vários postos de turismo da cidade.
É um excelente meio de transporte, com boa sinalização e com frequências horárias intensas (atenção que ao domingo fecha à meia-noite).

Para visitar a cidade:

Recomendo um bilhete de 1 dia no Touristic Bus ... há duas empresas a operar em Barcelona, uma delas com duas rotas e a outra com três, com preços iguais. Podem escolher a que quiserem pois percorrem exactamente os mesmos lugares e é óptimo para ficarem com uma ideia da cidade.
Podem subir e descer em qualquer ponto para fazes as visitas que entenderem e "marcar" as que quiserem deixar para os dias seguintes, fazendo-o por conta própria nos transportes públicos.
Estes autocarros dispõem de audio-guide em Português e funcionam das 9:00 até às 20:00.



Locais a não perder:

Parque Guell, Tibidabo, La Pedrera, Casa Batló, Palau de la Música Catalana, Fonte Mágica, Monjuic e o seu castelo, Parque da Cidade, Museu Picasso, Bairro Gótico, Las Ramblas, Mercado de la Boqueria, Catedral Gótica, Sagrada Familia, as praias, Camp Nou, ...

Barcelona tem na sua parte mais antiga monumentos góticos interessantíssimos de que destaco a Catedral cuja visita é gratuita embora pela ocorrência de serviços religiosos possa não estar acessível na sua totalidade.



Aos domingos de manhã, aproveite para apreciar a dança tradicional catalã, de mãos dadas, em roda, acompanhada pela música duma orquestra que actua nas escadarias da catedral.




O Museu Picasso, bem perto, é um dos locais a visitar com tempo se aprecia o género ... a entrada custa 11,00.
Para quem pretende visitar vários museus, recomendo a compra do Art Ticket por 25,00 que lhe permite visitar 7 dos principais centros de arte de Barcelona. para além do já referido Museu Picasso, pode fazê-lo ainda no Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu de Arte Contemporânea, Fundação Joan Miró, Centro de Cultura Contemporânea, Fundação la Caixa.

Visitar o Bairro Gótico, é uma agradável aventura por entre ruas e vielas estreitas com turistas e vendedores de recuerdos vários. Nele há inúmeros palácios e palacetes muitos deles com exposições temporárias e permanentes de foto, pintura, escultura, ... que, na sua maioria são visitáveis gratuitamente.




o Palau de la música Catalana é local obrigatório de visita. Estejam atentos à sua programação pois a entrada é de 16,00 e, por pouco mais, pode ser possível assistir a um concerto e visitar o edifício.
Tive a sorte de assistir ao concerto de Manuel Gonzales, considerado pela crítica o maior guitarrista espanhol da actualidade e que me proporcionou a visita ao edificio.







Las Ramblas, local de visita obrigatório para todo o turista que se preze ... percorrer a movimentada rua da Plaza Catalunya até ao monumento a Cristóvão Colón, bem perto do porto, ou fazê-lo em sentido contrário, é como "ir a Roma  e não ver o Papa". Nada mais é do que uma rua com o seu centro pedonal, apinhada de gente e de mercadores de todo o tipo ... desde recuerdos até animais, quase tudo se pode ali comprar.



Mesmo ao lado da Rambla encontra o Mercado de la Boqueria, local movimentado e onde pode apreciar o frenesim do seu comércio. Há locais onde pode comer embora, nas transversais à Rambla, seja mais barato afastando-se um pouco do seu centro.

As praias de Barcelona enchem-se de gente aos fins-de-semana mas merecem ser visitadas e usufruídas nem que seja apenas por uma manhã ou tarde. As águas mediterrânicas são quentes e, embora estranhemos a "areia esquisita", será comcerteza um momento agradável deixarem secar-se ao quente sol de Barcelona depois dum mergulho nas calmas águas.

O Parque Guell situado num monte permite ter uma perspectiva elevada de Barcelona, pois no meio da sua vegetação e construções de Gaudi, há um miradouro bem agradável.
Nele encontrará vários artistas, desde pintores, caricaturistas, grupos musicais, que dão colorido e sonoridade ao local.





Montjuic é um monte situado na encosta leste da cidade e onde foram realizados os jogos olímpicos de 1992. Nele foram feitas várias obras que o transformaram e que hoje o tornam num local lindíssimo.
Lá pode visitar o Castelo onde se acede a pé pelo fresco arvoredo ou pelo teleférico que lhe permitirá ter vistas fabulosas sobre a cidade. Lá em cima, poderão apreciar a sua geometria e o bonito porto comercial. Barcelona é o principal porto de cruzeiros europeu e onde estão sempre "estacionados" vários paquetes.
Visite o Estádio Olímpico, o Palau Sant Jordi onde foram realizadas as provas cobertas, as piscinas e outros locais onde foram realizadas as provas em 1992 ... ou, se preferir, faça um jogging pelas suas matas.





Camp Nou é o estádio do conhecido clube de futebol "Barça". Quer se goste ou não é o clube da cidade e em todos os estabelecimentos há referências ao forte  fervor clubista dos seus habitantes.
Recuando na história há razões para que os catalães tenham algumas más recordações de Madrid e dos Bourbon mas ... isso agora não interessa para nada !!!!.
Se tiver oportunidade, visite-o ou, pelo menos, visite a sua loja.
Pode aceder-se facilmente lá pelo TRAM ou pelo Metro.



Á noite, vá até á Plaza de Espanya, passe ao pé do Centro Comercial Arenas,  construído na antiga praça de touros com o mesmo nome, e que manteve a sua antiga fachada ...
Não perca o espectáculo da Fonte Mágica, que se realiza de meia em meia hora, a partir das 21:00 até às 23:00. Espectáculo de repuxos de àgua, luz e música ... com alguma sorte, pode ouvir Dulce Pontes em "Canção do Mar" cuja musica faz parte do play list habitual do show.





Se tiver oportunidade, assista das escadarias do Museu Nacional de Arte Catalana.
De lá, poderá ver bem iluminado e ao longe, o Templo do Sagrá Cor, bem no cimo do Monte do Tibidabo, também conhecida por Serra da Collserola.
Podem lá chegar numa das paragens do Touristic Bus, apanhar um antigo  e típico eléctrico/funicular que os levarão até ao cimo do monte. Lá há um parque de diversões para além do templo religioso.
Já agora, aproveite e aprecie a engenhosa construção que é a torre de comunicações com o mesmo nome (Collserola).




No Parque da Ciutadella, descanse, durma uma sesta, dê um passeio de barco ...






Em Barcelona há uma outra torre de comunicações, esta no Montjuic, que é a Torre Calatrava, de autoria do arquitecto com o mesmo nome. A curiosa construção, diz quem sabe, representa um atleta a curvar-se para receber a medalha olímpica ... fica a sugestão para os mais imaginativos.

No Passeig de Grácia, uma rua com enormes passeios pedonais e casas comerciais de marcas conceituadas, não deixem de observar e se possível visitar, La Pedrera, de Gaudi.



Nesta zona, da Barcelona modernista, há várias construções propriedade da antiga burguesia têxtil que fazem daquela rua uma curiosidade.
A Casa Batló, é outro desses exemplos e, apesar de mais pequena, é, em minha opinião, mais rica na sua decoração e pormenores de construção.
o Arquitecto foi o mesmo Gaudi, muito presente nesta cidade.



Plaza Catalunya onde "tudo se passa" ... encontro de linhas de metro e comboio, de bus, ... imensos táxis, turistas, Corte Inglês, FNAC, ...

A Sagrada Familia, é talvez o monumento mais emblemático de Barcelona.
Sempre com muitos turistas a procurar visitá-lo, é um desafio ao mais paciente aguardar nas filas para os bilhetes de entrada.
Sugiro a visita em dias de semana e bem cedo, senão ... podem sempre obter belas fotos do seu exterior.



Á noite, no Porto Olimpico, poderão desfrutar da movida catalã num dos inúmeros bares onde o som é rei ... jantar num dos belos restaurantes é um hipótese a considerar se estiverem preparados para pagar cerca de 25 ou 30 por pessoa ... mas come-se muuuuito bem !!!!!






1 comentário:

  1. Bom dia Sr. Pimentel!

    Ainda ontem comentei com o Artur sobre a nossa viagem a Barcelona há alguns anos... gostei de rever os sitios que visitamos pelas suas fotografias.

    A vida é bela!!!

    ResponderEliminar