quarta-feira, 20 de junho de 2012

VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA - DIA 8

 DIA 8

Montpellier -à Andorra

Saímos do hotel bem cedo (pouco passava das 7:00) animados o suficiente para percorrer os cerca de 330 kms que nos separavam de Andorra, local previsto de pernoita para esse dia.
Como habitualmente, escolhemos percursos por estradas secundárias e, por isso, saímos de Montpellier por um curto percurso de Auto-estrada gratuita tendo tomado a D-813 para Saint-Jean-de-Védas.


Acompanhámos a costa por esta estrada até Méze, altura em que “subimos” para norte, pela mesma estrada mas que, agora, percorria um delicioso percurso razoavelmente montanhoso, em estrada suficientemente larga e com excelente piso, fomos rolando a uma velocidade média de 90 kms/h, sempre rodeados de verde, com bosques frondosos aqui e ali recortados por vinhas matematicamente dispostas em rectas perfeitas e com altura uniforme … “mécanisation oblige”.


Atravessámos a belíssima região de montanha litoral de Montagnac até Béziers onde, confesso, perdemos algum tempo por culpa minha ao “enfiar-me” no complicado trânsito periférico desta pequena cidade francesa … apesar do GPS me indicar outra estrada achei que … bem … azelhice foi o que foi.
De Béziers a Perpignan eram ainda quase 100 kms que fizemos deliciando-nos pela D-609, pouco movimentada e rodeados de verde (quem me ler e ver tantas vezes escrito “verde” até irá pensar que sou lagarto … mas não, gosto mesmo só da cor na natureza).


Decidimos não parar em Perpignan para aproveitar o tempo disponível que tivéssemos aquando da nossa chegada a Andorra, pelo que, desta vez pela N 116 virámos mais a norte tendo como destino Font-Romeu.
Foi uma simpática vila onde estive há 3 anos, famosa pela sua estância de esqui e onde vivi momentos inesquecíveis … “Ai eu já fui tão feliz em Font-Romeu”.
Não adianto mais nada sobre o assunto pois é coisa de que não me orgulho muito e, “portantos” … podem, no entanto, se se quiserem auto-flagelar e num arrepiante exercício de sado-masoquismo, ver tudo a que me refiro em:
Pela N 116, estrada de paisagens soberbas ou não estivéssemos numa região de montanhas onde a humidade é relativamente elevada e, por isso, proporciona um colorido verde (outra vez ???) estávamosna bonita Região Langedoc-Roussillon, a Reserva Natural de Jujols, a Reserva Natural de Conat, … e o Parque Natural Regional dos Pirinéus Catalães.
A escolha desta estrada teve não só esse propósito mas também visitar duas vilas fortificadas muito conhecidas no meio do pessoal que gosta de “pedras” ….Villefranche de Conflent e Mont Louis.









Tratam-se de dois excelentes exemplos da importância que as vilas fortificadas tinham na época medieval e que serviam de baluartes para a defesa dos disputados territórios, neste caso entre espanhóis e franceses, tendo várias vezes desde a sua fundação, por volta do ano 1100, mudado de “senhorios”.Villefranche foi tomada definitivamente por Luis XIV no sec XVII.







Mont Louis é outro desses exemplos e que me levaram a fazer algumas comparações com a "nossa" Almeida, embora esta de época mais moderna (estamos aqui a falar dos tempos medievais – Secs XI a XV mais ou menos – e Almeida reporta ao período das invasões napoleónicas e da Guerra Peninsular, em que em 1807 Espanha e França, pelo Tratado de Fontainebleau “combinam” a invasão de  Portugal).





Tal como Villefranche é considerada património mundial pela Unesco e teve importância semelhante àquela na defesa e demarcação do território.
Igualmente bela, é ponto de visita de milhares de turistas que visitam aquela região, quer no Inverno em que podem praticar sky nas várias estâncias ali perto quer noutras estações menos frias e mais verdes .... mau, isto está a tornar-se obcessivo !!!!

E chegámos á estância de sky de Font Romeu, no complexo de Les Airelles, bem perto da Ville de Odeilo.





Depois duma breve paragem em que expliquei ao Silva como funcionava tudo aquilo em tempo de neve e da forma como tudo estava cheio de pessoas ... regressámos á estrada que nos levaria a Font Romeu - Odeillo onde queríamos almoçar.






Almoçámos "de prato", uma belíssima pizza com salada numa pizzaria bem no centro da vila ... bem perto da estação de teleférico que leva os esquiadores para Les Airelles, num percurso de cerca de 4 kms a vários metros acima do solo, numa viagem tão bela como arrepiante por vezes ...


Depois de dar uma pequena volta pela vila onde mostrei ao Silva os locais mais importantes (pelo menos os mais movimentados na época de sky ...) decidimos efectuar uma breve passagem por Odeillo para vermos de perto o colector solar de produção de energia.


E depois das fotos tomámos a direcção de Andorra-a-Velha, tendo eu contrariado os desejos do GPS ao ir por uma estrada que já conhecia, bem pequena mas que serpenteava por entre montes e vales de beleza que aqui tenho dificuldade em descrever.


E assim foi, pela N20 prosseguimos até ao túnel de Puymorens ... porque estava a chuviscar e víamos nevoeiro no cima da serra, decidimos ir pelo túnel em vez de subir pela serra até Pas-de-la-Casa. No entanto, depois de sair do túnel e quando começámos a subir, ... os cerca de 40 kms até Pas-de-la-Casa foram feitos em 2ª e 3ª .. e às vezes em 1ª por causa do intensíssimo nevoeiro que, para além de não nos ter deixado apreciar e fotografar nada, nos tomava toda a concentração pois as muitas curvas "em cotovelo" apareciam do nada e de repente ...
Frio e chuva miudinha completavam o quadro de muita atenção em todos os condutores ... recordo que circulavam muitas viaturas na estrada sem que ninguém tivesse sequer mostrado intenção de ultrapassar pois as luzes da frente serviam de guias importantes naquela "cegueira".


Quando chegámos à fronteira, o nevoeiro estava menos denso mas passámos por Pas-de-la-Casa sem que víssemos ...


Quando começámos a descer a serra, o nevoeiro começou a dissipar-se, o sol aparecia timídamente ...

E chegámos finalmente a Andorra-a-Velha seriam cerca das 16:00.
Procurámos um hotel, parámos no Monte Carlos que nos pareceu "baratinho"  e ... mais um português na recepção ...


O nosso amigo Hélder fez-nos um descontinho no preço (o de balcão era 60,00 e pagámos 45,00 com pequeno-almoço)..


E aqui já com banhinho tomado e preparados para ir à zona comercial de Andorra-a-Velha para fazer umas comprinhas ...

Resolvi entrar numa perfumaria e quem havia de encontrar ... uma portuguesa !!!

NOTA: sabiam que a 3ª língua mais falada em Andorra, a seguir ao catalão e ao francês é o português' .. ah pois !!!! ... as coisas que eu sei ..


Desta vez a Fátima que me ajudou na escolha duns perfumes prá rapaziada lá de casa ...





E depois o regresso ao hotel, onde mesmo ao lado havia um restaurante snack-bar de bom aspecto ...
E vejam bem o que lá havia !!!



O bar era do Ricardo, ... mais um português em Andorra este há cerca de 20 anos ... cum catano, este pessoal espalha-se pelo mundo mesmo sem caravelas ....
E à noite, onde fomos ver o jogo de futebol do europeu, vivia-se um ambiente típicamente português de café: as bicas, as taças de vinho, as cervejas, as moelas e a salada de polvo, a orelha de porco, ... até a conversa de bêbedos na mesa ao lado era em português .... eheheheh


O Ricardo no seu bar ... também se queixou da crise ... olha que novidade !!!!


Bem, e depois do jantar bem regado com umas cervejas portuguesas, fomos dar uma voltinha a pé ...


Ainda voltámos ao bar do Ricardo depois da volta a pé mas ficámos por pouco tempo ... tinha combinado com o Silva saírmos pelas 6:00 pois no dia seguinte esperavam-nos cerca de 1.200 kms até casa.


O vídeo das fotos e com música !!! Aqui
Todas as fotos no Picasa Aqui

O vídeo do 8º dia Aqui

4 comentários:

  1. Bom dia Sr. Pimentel!!!

    Mais uma reportagem fantástica da sua viagem pela europa, na companhia do Sr. Silva!

    De aqui a nada vamos ter reportagens mais científicas...

    Votos de um excelente dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obg pelo seu comentário.
      Logo que fique liberto da "obrigação" de publicar estas foto-reportagens, dedicar-me-ei de novo a assuntos de mais baixo nível intelectual mas de maior interesse e curiosidade.. eheheheh.
      Só falta mais uma, a do 9º e último dia.
      Cumpts

      Eliminar
  2. E estão a terminar ... é pena já estou viciada. Adorei reler a crónica da neve eheheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem lê, um excelente momento de humor .. para quem viveu a experiência, um arrepiante momento de terror.
      Obg pelo comentário.
      Beijinhos

      Eliminar