terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PASSOS COELHO MANDOU E EU FUI TRABALHAR NO CARNAVAL

Ah pois !!!!! ... isto não está para folias e eu, Português obediente e ciente das minhas responsabilidades, fui trabalhar no dia de Carnaval.

"Mascarei-me" de lenhador e fui cortar pinheiros e fazer cavacas para aprovisionar de lenha a casa dos meus sogros ... os velhotes gostam de ter lenha pois as lareiras são uma companhia excelente nestes dias frios de Inverno.

Tinha já combinado com o meu sogro para que tudo estivesse preparado ... isto é, que o motoserra estivesse atestado, oleado, ... o que não estava !!!! ...

Cheguei ao Sarzedo cerca das 10:30 e fui de imediato mudar de roupa ... sim que o "trabalho de pinhal" não se compadece com roupinhas melhores... fica-se cheio de resina e os imensos paus, lascas de madeira, ... rasgam-na.

E lá fomos (eu e o meu sogro) para o pinhal, ... os meus filhos ficaram a estudar à lareira e a Lena foi visitar a mãe.

O material necessário a esta operação era reduzido e simples:


Uma zagaia, uma pequena machada, um machado e um moto-serra


Um veículo florestal todo-terreno, Citroen Berlingo 1600 D, de comprovada
fiabilidade e muito usado pelos madeireiros e outros aldrabões ...





De manhã trouxemos uma carrada cujo tamanho podem comprovar pelas imagens e, de tarde, repetimos a dose, não sem antes uma pequena distracção ter feito com que o jipe tenha ficado atascado num buraco duma raiz dum extirpado pinheiro ... nada de mais para pessoas experientes nestas lides florestais .. tirou-se o "macaco", levantou-se o veículo e encheu-se o buraco com ramos ... e vai de carregar novamente.


Já em casa a descarregar ...


Parte da carga da manhã  que ainda iria cortar em pedaços mais pequenos para
rachar com o machado


A "traçar"os toros ...




Aqui parte da lenha já em cavacas ...


E eu a dar-lhe ...ó ó ...



O meu filho João com o avô a cortar a "lenha miúda" ....


O monte de cavacas que deixei feito ... começava a escurecer, as costas a doer, os braços já nem os sentia, os pés doiam dentro daquelas horríveis botas de escuteiro do meu filho ... não estou habituado a este tipo de "ferramentas" ...  só a dos Office ... ehehhe ....
Agora a sério: dia excelente passado no pinhal e com exercício físico qb ...

Afinal o Passos Coelho teve razão.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário