domingo, 26 de fevereiro de 2012

PASSEIO À SRª DA LAPA


Olá a todos:

Como já vem sendo hábito, o MOTOTURISMO DO CENTRO inaugurou a “época dos passeios” com o já tradicional Passeio à Srª da Lapa.

E com o encontro na sede marcada para as 10:00 deste sábado fresco mas com sol radioso, lá foram chegando os companheiros inscritos para este passeio.


Algumas "máquinas" já estacionadas em frente à Sede


Nesta foto o João Serralha, o Gabriel, o Silva, o Rui Neves, eu próprio e o Armando Cavaleiro



10 motos e 3 automóveis constituiam a caravana que começou a viagem cerca das 10:15, depois de observado o habitual “quarto-de-hora académico”

Pelo IC 2 em direcção ao Luso, depois pela N234 até Mortágua, Santa Comba Dão, … onde apanhámos o IP 3 até Viseu.


Esta estrada, que não me lembro de ter percorrido alguma vez, recomendo a quem queira fugir à rotina do IP3 … bom piso, curvas com ângulos excelentes e boa visibilidade e uma paisagem arrebatadora … a fazer mais vezes.


Em Viseu .. uma pequena paragem para um café e para o
João Serralha "matar a malvada" ...
Nesta foto também o Arlindo Figueira a "dar ao bigode"... não é só o Serralha...ehehheh



Eu e a Lena que desta vez me acompanhou


Daí até Sátão, Aguiar da Beira e, finalmente, o santuário da Senhora da Lapa onde nos detivemos para almoçar.

NOTA: se quiserem saber mais sobre a Senhora da Lapa clicam aqui

O almoço, como também é já hábito ao longo destes anos, é servido no mesmo restaurante e até a ementa, essa, não varia: cabrito ou cozido à portuguesa, o que eu, quase sempre escolho sem me arrepender... o cozido feito com as carnes dali tem um sabor diferente...

No restaurante


O Cozido à Portuguesa



O cabrito no forno .. huuummm


O Cajó que, por falta de bateria na moto, foi de carro .. desculpas digo eu !!!!


Um  aspecto duma das mesas no almoço

Depois do almoço, tempo para descontrair ainda mais um pouco e proceder ao sorteio dumas ofertas.


O esperado momento do sorteio


O Carlos Silva e o João Serralha


Eu próprio e o Gabriel a banhos de sol


O Cajó, o Gabriel, o PêJô, ...

A mim calhou-me uma semana num ginásio … logo a mim !!!

Os (in)felizes comtemplados no sorteio ...

O Silva foi contemplado com um almoço não sei bem onde mas tentei logo trocar com ele sem resultado … ainda me hão-de ver com um corpo atlético de fazer inveja....


A foto de familia do costume


Na igreja do santuário da Srª da Lapa


E a obrigatória visita ao santuário da Senhora da Lapa que, basicamente, consiste em passar através duma estreita passagem na gruta, por detrás do altar.



A Lena passou ... a muito custo .. digo eu !!!!


Eu, claro que passei facilmente como se pode constatar ...

Reza a lenda que as pessoas com pecados, mesmo de frágil condição física não conseguirão passar por lá e, bem pelo contrário, mesmo os mais “anafados”, se estiverem livres de pecados, por lá conseguirão passar sem dificuldade.

Comigo, e apesar dalguns a fazer figas e de olhares indiscretos que aguardavam que ficasse entalado na gruta, … não se passou nada como eu já esperava... consciência e “saco de pecados” absolutamente limpos... passei pela gruta sem qualquer dificuldade.



Depois das fotos da praxe, e olhando para o relógio fazendo contas aos kms que ainda teríamos que percorrer até Coimbra, lá fomos vestindo os casacos e calçando as luvas, ouviram-se os primeiros roncos de motos a trabalhar e … seguimos em direcção a Trancoso, pela EN 226 onde deveríamos parar para reabastecimento.



Em Trancoso, no reabastecimento com o castelo ao fundo

Daí a caravana prosseguiu para Celorico da Beira, onde rumaríamos a Coimbra pela “velha” EN17, mais conhecida por Estrada da Beira e que era a principal via de ligação a Espanha antes do IP5, agora A25.

Pela EN17 rolando ao lado da Serra da Estrela, sem neve e iluminada pelo sol, esta não deixava de ser uma belíssima paisagem de fim de tarde.

That's me ....

Em Galizes apanhámos o recente IC 6, de excelente piso e traçado que permitiu tirar o pó aos escapes, mantendo-se aí a marcha na ordem dos 120-130 kms hora. Até aí, a velocidade média não tinha ultrapassado os 80 kms como, aliás, convém, em passeios desta natureza e traçado.

De novo no IP3 para regresso a casa, uma breve paragem ao fundo da descida do botão para as costumeiras despedidas e … até ao próximo passeio já no próximo dia 18 de Março.

Cheguei a casa com 375 kms percorridos de forma bem disposta, relaxada e com vontade de que a data do próximo se aproxime bem rápido. O grupo foi excelente e a boa disposição esteve sempre presente.




O vídeo das minhas fotos aqui
O meu àlbum de fotos do Picasa Aqui
O album de fotos do Mototurismo do Centro Aqui
O vídeo de fotos do MTC Aqui



Sem comentários:

Enviar um comentário