Bom dia a todos:
No passado domingo juntei-me a alguns amigos Lesmas que estavam a organizar um pic nic na Serra da Estrela.
O dia estava lindo, o Outono mais dia menos dia irá despedir-se e os passeios de mota necessariamente diminuirão ... "toca" de aproveitar.
E o trajecto foi mais ou menos este ...
Por alguns locais já conhecidos mas sempre diferentes de acordo com a época em que se visitam... e este foi o grupo que partiu da ainda nossa sede, o Moleirinho em Cernache.
Depois duma pequeníssima paragem no Museu do Pão em Seia para "reabastecimento", deu o grupo início à subida da Serra da Estrela ...
E aqui o grupo a dirigir-se para o Vale do Rossim
Especialmente neste dia de sol brilhante, de temperaturas amenas e convidativas ao passeio (23º), sem vento, excelente visibilidade...
Uma paragem para apreciar a Lagoa do vale do Rossim, agora com pouca água... há meses que não chove e são bem visíveis, nas suas margens, as marcas das suas cotas mais elevadas ...
Já por diversas vezes ali estive, por ocasião da Concentração OS Esquimós, que se realiza todos os anos em pleno Inverno (Fevereiro) em que a água estava congelada.
E depois de desentorpecer as pernas, fazer umas fotos, brincar na torre de "rappel",... dirigimo-nos a um dos locais mais bonitos da Serra da Estrela: o Miradouro do Covão da Fraga.
Precisamos caminhar cerca de 250 metros para a ele aceder mas vale a pena !!!
Dali se tem uma vista privilegiada sobre Manteigas, o Vale Glaciar do Zêzere e toda a zona circundante.
Depois das "vistas", tomámos a direcção de Manteigas mas por um pequeno atalho que desce acentuadamente a serra e tem curvas bem apertadas, em gancho, cotovelo, ... e outras partes do corpo esquisitas.
O nosso destino de almoço era o já conhecido de alguns de nós Poço do Inferno.
Local de imensa beleza pela enorme cascata que tem, depositando-as num poço de águas cristalinas, puras e de cores variadas de acordo com a profundidade e da perspectiva.
Depois da "bucha", a subida à Torre pelo Vale Glaciar do Zêzere, lindíssimo nesta época do ano, com cores que... só visto !!!!
Depois do café e dalguns "recuerdos", a foto de grupo
Porque havia alguns que ainda não conheciam, resolvemos "dar um salto" à Praia Fluvial de Loriga ...
Trata-se duma praia fluvial muito bonita e que se destaca pela curiosidade das suas "praias" em socalco...
Depois... bem, depois resolvi regressar por um percurso "alternativo".
Tinha visto no google maps uma estrada ( M-514) que acompanha o Rio Alva e pensei que talvez fosse boa ideia percorrê-la.... em boa hora o decidi pois é das estradas mais bonitas e da qual se observam paisagens que surpreendem pela beleza e "toque" selvagem.
Em Sazes da Beira, fomos "engolidos" pelos festejos populares da localidade e a caravana teve que dar a volta ao adro da igreja, acompanhada pela filarmónica e pela curiosidade dos populares.
Seguimos depois para Corgas...
e parámos em Sandomil ...
Não estava prevista esta paragem mas fomos detidos pela beleza do lugar...
Um frondoso parque de merendas com um café-bar e esplanada de gente simpática...
E onde alguns de nós aproveitaram para merendar ...
Uma praia fluvial lindíssima...
com uma ponte romana igualmente bela e bem conservada ...
e uma ponte pênsil que fez as delícias dos mais afoitos ...
... e eram já horas de encetar o regresso a casa ...
Estávamos a cerca de 90 kms de Cernache e os dias começam a ser bastante mais curtos ...
Prosseguimos até Penalva de Alva, sempre bem juntinhos ao rio que dá o nome àquela localidade... subimos para a N17 pela M506 que é só a estrada com mais "mão-de-obra" que conheço ... convido-vos a conhecer logo que tenham oportunidade.
E eram cerca das 18:30, já o sol estava a deitar-se, quando cheguei a casa depois de cerca de 300 kms muito divertidos, com gente divertida, com estradas divertidas, paisagens divertidas, amigos divertidos, ...
Numa palavra: Foi mesmo muito bom !!!
Uma palavra de apreço pela civismo e companheirismo demonstrado por todos pois, viajar em grupo, para os que não fazem uma pálida ideia do que isso é, envolve sempre responsabilidade, tolerância e espírito de contribuição positiva... queira isto dizer o que queira.
Sem comentários:
Enviar um comentário