sexta-feira, 2 de setembro de 2016

FÉRIAS MOTOTURÍSTICAS EM ESPANHA: PARTE V - FRIAS DE ALBARRACÍN

La Ciudad Encantada, Ventano del Diablo, Nacimiento del Rio Cuervo e Nacimiento del Rio Tajo

.

18.08.2016

O destino final deste dia era Frias de Albarracín, a pouco mais de 150 kms.
No entanto, e desde que deixámos Cuenca, iríamos fazer várias paragens pois este percurso estava repleto de pontos de interesse que não queríamos perder.



A Ciudad Encantada, o miradouro Ventano del Diablo, o Nacimiento do Rio Cuervo e o Nacimiento del Tajo.

O 1º era Ciudad Encantada na estrada para Valdecabras que tomámos logo à saída de Cuenca e que é duma beleza fantástica... serpenteando por entre serras, ora junto ao Rio Júcar ora junto ao Rio Huécar ... por entre campos de feno cortado e mares de girassóis.




A Cidade Encantada é um local onde há muitos milhões de anos, antes da separação dos continentes, existia o mar de Thetis.

Era um mar calmo o que possibilitava a deposição de sedimentos.

Com as alterações geológicas decorrentes da separação dos continentes, aparecimento de novos mares e desaparecimento doutros, ficou todo este espaço à superfície.








As curiosas formas destas rochas decorrem de vários processos de erosão, quer pela dissolução química (cársica) quer pela "natural", decorrente da chuva, temperatura, vento, ... nos seus extractos constituídos por diferentes materiais.

É um lugar muito visitado por turistas mas igualmente utilizado para a rodagem de filmes... alguns bem famosos como, por exemplo, Conan o Bárbaro, ali foram feitos bem como inúmeros western ... 

A paragem seguinte seria no curioso miradouro Ventano del Diablo, perto de Villalba de la Sierra.



É como que uma gruta, situada a vários metros acima do nível do Rio Júcar e donde se desfruta uma paisagem muito bonita.


Nas suas imediações, encontram-se muitos locais utilizados para a prática de desportos mais "radicais"...



.



 

Prosseguindo pela CM-2105, fizemos uma paragem na localidade de Uña porque da estrada vimos o seu belíssimo lago ... e se parámos, fizemos umas fotos, ... porque não almoçar ? 







Paragem numa mercearia, aquisição dum melão (por sinal, óptimo) e ali almoçámos na esplanada na companhia duns residentes com quem "cavaqueámos" 




Prosseguimos para o Nacimiento do Rio Cuervo pela lindíssima CM-2150 que era acompanhada mais uma vez pelo Rio Júcar ... porque não uma pequena paragem para "alívio de líquidos" e umas fotos? 





Sobre o Nacimiento del Rio Cuervo tinha lido e visto alguns artigos sobre a beleza deste local e não fomos defraudados.



As autoridades espanholas tratam bem os seus pontos turísticos e este não é excepção. Possui cerca de 2 kms de passadiços em madeira por onde os visitantes podem observar todo o processo que conduz ao nascimento dum rio ... para além de parque de merendas, muitos postos informativos, etc.






O único senão: estávamos em Agosto e as cascatas que, no Inverno e Primavera caem abundantemente das encostas, não eram mais que pequenos ribeiros ... 



Bom, e a paragem seguinte seria no Nacimiento del Tajo sobre o qual tinha fortes expectativas.


No entanto, o melhor deste trajecto foi a estrada ... a A-1704 que atravessa a fronteira entre as províncias de Castilla-la-Mancha e Aragão é simplesmente fabulosa, fantástica, estonteante, arrepiante, ...





.
Com óptimo piso, curvas bem desenhadas, paisagens que convidavam a "espreitar" sempre que circulava numa pequena recta (nunca mais de alguns metros pois era curva-contra-curva-curva-contra-curva-curva ...) foi das melhores que tenho memória e algumas vez ter percorrido 



Fomos "perseguidos" durante algum tempo por uma casal de "moteros" numa daquelas motoretas, as GS's, que a maioria da malta usa porque pensa que a GTL's não podem andar fora de alcatrão ...   de quem nos despedimos na nascente do Tejo.







 Confesso que esperava mais... mas sem saber muito bem o quê ... 樂
Sei lá... um rio tão grande como Tejo e, ali... tão pequeno, tão vulgar, ... 


E prosseguimos até à última paragem do dia: Frias de Albarracín.




Uma pequeníssima localidade, com pouco mais de 100 habitantes e onde éramos os "moteros portugueses".

A aldeia estava em rescaldo de festas populares e ainda se viam vestígios das touradas e os enfeites dos bailaricos.





Muitíssimo bem acolhidos, em "ambiente de aldeia" o que só alguns de vós perceberão o que isto quer dizer. 



Lugar pequeno e humilde, com um velho castelo em ruínas, uma igreja fechada, ... mas ruas bem arranjadinhas e limpas. 


A pousada onde ficámos fomos muitíssimo bem acolhidos ... gente simpática e com sorriso franco.


Do terraço onde se podia comer e tomar o pequeno almoço, as vistas eram estas ... 




Em conversa com um casal que estava alojado na mesmo pousada (ela portuguesa e ele espanhol, a trabalharem na Alemanha) soubemos que em Albarracín, vila medieval que distava pouco mais de 2o kms, decorriam as festas anuais. Resolvemos ir lá dar um "salto".

Fizémos muito bem !!!!... Albarracín é uma vila histórica lindíssima e foi pena termos chegado já com pouco luz natural para as habituais fotos... quem sabe um dia.... 














E regressámos a Frias de Albarracín onde ainda nos fomos deliciar com uma "posta" de "ternera" bem suculenta e saborosa... 


Eram horas de descansar... era já perto da meia-noite e, no dia seguinte, esperava-nos um "esticão" de mais de 500 kms até Salamanca.





3 comentários:

  1. Quisera eu ter "pedalada" para estar nessa. MUITO BONITAS as fotografias. Vou guardar para juntar às que tirei numa visita a Toledo e Casarubuellos. Quanto à nota que dei ao seu trabalho, peço perdão, mas sou verde leão, de coração e mando um abração para o Senhor Pimentel,Amigo de muitos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Fonte Nova os abraços são muito bem vindos tal como os seus comentários.
      Ser Leão e Verde náo é defeito mas é uma tristeza que se carrega prá vida :)
      Abraço de amizade

      Eliminar
    2. Meu caro Fonte Nova os abraços são muito bem vindos tal como os seus comentários.
      Ser Leão e Verde náo é defeito mas é uma tristeza que se carrega prá vida :)
      Abraço de amizade

      Eliminar