quarta-feira, 19 de junho de 2013

PASSEIO JOMOTOS PELA SERRA DA ESTRELA

Olá a todos:

A convite do Miguel Fonseca (Dir.Comercial da Jomotos), estive presente no passeio que a Jomotos organizou pela Serra da Estrela, no passado domingo, dia 16.

Apesar de ainda há poucos dias ter andado por aquelas estradas de beleza inigualável nesta época do ano, acedi a voltar a gastar um bocado de borracha  e uns "aéreos" de combustível para poder estar com vários amigos que há algum tempo não via e, mais importante que tudo isso, ir empanturrar-me de comida boa ao ALBERTINO, o mais famoso (e único) restaurante do Folgosinho .


A caravana era coooooomprida ... 35 motos e 49 almas boas (bem... quase todas) que se juntaram, de início em Leiria, junto ás instalações "da casa", depois na Ranha, na sede da empresa e, por último, eu em Coimbra.

Há muito não participava numa caravana assim ... 





A malta começava a concentrar-se ...



O Manuel Silva (1º da esquerda) que tinha a responsabilidade de liderar a caravana pelo percurso por si escolhido, com o Rui Afonso ...


E estes 3 estavam meio aborrecidos porque, por ser domingo, iam apanhar uma falta à catequese ... e assim não acabam o crisma !!!!






O Zé Neves, o Manuel Silva e o Miguel Fonseca a tratar dos últimos pormenores ...

Por ser tão longa alguns cuidados eram necessários tomar mas, com o Zé Neves (sócio-gerente da Jomotos) como carro-vassoura, nada havia que temer ... ia na sua Gold Wing na cauda da fila e, se houvesse problemas, podia transportar quer a moto incapacitada quer o seus ocupantes tal o tamanho da traineira ... ainda dizem que a minha é grande ... 
NOTA: estou a referir-me apenas à moto !!!!


o carro - vassoura 

A caravana veio pelo IC2 até Coimbra, tomou a direcção do IP3 para Penacova e, na área de serviço da Aguieira, uma curta paragem para abastecer, cigarros, xi-xis, lérias, ... e apreciar alguns dos novos modelos que vinham exibir-se.


Aqui a nova Honda F6B... acho eu !!!

De novo em marcha para o IC12 em direcção a Nelas, ... mudança de direcção para a Serra da Estrela, passando nas Termas da Felgueira, mesmo em frente ao seu belíssimo hotel.

Num repente estávamos já na N17 em Seia e aí tomámos a direcção de Celorico da Beira ... e só faltavam cerca de 35 kms para o Folgosinho... eram já quase 13:00 e a "malvada" já apertava.

Mas valeu a pena andar pelas estradas fora a ganhar apetite para o almoço:





O que é que aqueles dois estariam a apreciar no telemóvel ????... eu sei mas não digo !!!!







O apetite que a boa comida satisfez, a camaradagem e a boa disposição sempre em alta foram evidentes e contagiaram todos os presentes o que fez com que o almoço durasse, durasse, durasse, ... e ainda havia muito passeio para fazer.







A foto de família após o almoço... o fotógrafo teve imensas dificuldades para que todos coubéssemos ...



Estes estavam à espera da exibição do Free-Style Stunt Riding... mas a rua era estreita e o piloto tinha comido muito ...

Como ainda recentemente tinha andado pela Serra da Estrela com uns amigos em que fizemos um pic-nic "à maneira" e porque conheço mais ou menos bem aquelas estradas, propus que o trajecto do Folgosinho para a Torre fosse por Manteigas ... que distava ainda uns 5o kms...

Coisa pouco realmente mas, com aquela "barrigada" de:

- feijoada de javali ... que todos comeram
- vitela assada no forno com batatinhas ... que a maioria comeu
- cabidela de coelho ... que ainda muitos comeram
- cabrito assado no forno ... que só alguns comeram
- o leitão assado ... que só alguns com "malas" grandes conseguiram arrumar 
- leite creme, doce e requeijão ... a que os lambareiros não conseguiram dizer NÃO

Bom... continuemos ...

Aproveitava-se para percorrer a sempre bela estrada N232, com encostas amarelas da giestas, profundos vales verdes, curvas excitantes, ... e dava a conhecer o Vale do Rossim à maior parte da malta que não conhecia onde a mítica concentração invernal ESKIMÓS se realiza.






Dali descemos para Manteigas ...



Onde quem precisou abasteceu ... e conversou um bocadinho... gostava de ser mosca para saber o que estes dois estavam a conspirar ...


É pá !!!! ... vou aproveitar para colocar uma foto minha no Cadillac pois como sou sempre eu o fotógrafo nunca me apanho a mim... só se estiver distraído ...

E logo depois pela N338 no Vale Glaciar do Zêzere que proporciona sempre fotos de rara beleza.









Uma última paragem no Covão D'Ametade para desentorpecer as pernas e igualmente para dar a conhecer aos que ainda não sabiam onde nasce o Rio Zêzere ... não como alguém disse:

- Pessoal, vamos aqui ver onde nasce o Tejo !!!!!

... ehehehehehe.....







Apesar de sempre bonito, o Covão D'Ametade, não corria no leito do Zêzere tanta água como a que pude presenciar há 2 semanas atrás em que quase transbordava ...





E era chegada a hora das despedidas ... o grupo seguiria para a Covilhã e daí para sul pois havia malta de Abrantes e, os da zona de Leiria, seguiriam pelo IC8 ... eu iria até Seia, só, pela serra que já se apresentava ventosa e fria.




E cheguei a  Coimbra eram cerca de 20:00 ... ainda sem vontade de jantar ... bem queria começar a  dieta mas, com amigos destes, só lá para 2020 mais coisa menos coisa.

Em resumo:
Um excelente dia de passeio, em que pude rever velhos amigos, tive animadas conversas sobre temas da actualidade e que a todos preocupam (o buraco do ozono, a desflorestação amazónica, os PIB's dos países periféricos, e outras merdas assim bué de chatas) ... e não tivemos sequer tempo para conversar de gajas e motas ... 
Temos que repetir o passeio um destes dias para conseguir por a conversa em dia.





Todas as fotos AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário