quarta-feira, 26 de junho de 2013

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: o meu 2º dia



Hoje levei os óculos ... e pude verificar que a formadora tem uns enormes e lindos olhos esverdeados ... com o cabelo ruivo, ficam-lhe a matar.
Pensei para comigo: "Pá, tens que andar sempre com os óculos na carteira... nunca se sabe quando podem ser precisos" ... e assim teria já reparado neste pormenor na 1ª sessão.

Bom, mas vamos ao que verdadeiramente interessa:

Cheguei pontualmente como é meu hábito ... e metade da turma também.

A formadora chegou mesmo em cima da hora, entre entrar e não entrar, ajeitarmo-nos nas cadeiras, por os telemóveis em silêncio, ... eram 14:20 quando a formadora nos disse que íamos começar a tratar da burocracia.

E assim foi ... referia-se a burocracia a entregar "os papéis" que nos tinham informado serem necessários para a "tal" burocracia:

- Cópia do BI e NIF ou do cartão de Cidadão para os seus felizes proprietários
- documento informativo do NIB com o nome (na última sessão foram-nos demoradamente explicadas as várias formas de o obter ... "com nome" enfatizou-se)
- documento comprovativo das situação de desemprego

O primeiro percebi perfeitamente para que servia ... fazer um dossier com os formandos, etc ...
O segundo (NIB) também me pareceu sensato obter-se para efectuar os pagamentos a quem tenha direito a eles (subsídio de refeição e transporte)
Agora o último !!! ... comprovativo da situação de desemprego ... que diabo !!! ... se eu não estivesse desempregado porque malvadez do destino me iriam convocar para uma formação de Operador(a) de Armazenagem?

Adiante ... a entrega dos documentos foi-se fazendo e alguns dos presentes (15) iam trocando impressões sobre isto e aquilo.

Depois dos papéis arrumados, a formadora perguntou se tínhamos dúvidas sobre o funcionamento e as regras do Subsidio de Desemprego e as suas diferentes versões.
A primeira questão levantada "assim a modos que geral" foi por uma senhora que quis saber se, tendo 52 anos (quase 53 mas tinha só mesmo os 52 ...) podia ter direito a uma pré-reforma...

É lá... isto interessa-me !!!! - pensei logo eu - se ela com 52 anos tiver, eu já tenho 53 então o estado já me deve um ano de pré-reforma ... calculei eu logo assim de cabeça ...

Fui arrefecendo o entusiasmo pois fiquei com a ideia de que não ... a senhora contou que foi à Segurança Social e que o funcionário lhe respondeu secamente:"Consulte a lei"

Logo ali se levantaram vozes criticando o atendimento dos serviços públicos e até eu tive vontade de dizer qualquer coisa mas a formadora, com sensatez, disse que os livros de reclamações são para isso mesmo e devem ser usados sempre que as pessoas acharem que o devem fazer... "muito bem, é cá das minhas... cada vez gosto mais dela" ... pensei eu.

Alguém reclamou porque lhe cortaram o subsídio de não-sei-quê por causa duma carta que não recebeu ... mais um burburinho.
Que não podia ser assim... e se o carteiro se enganasse... e se a carta se extraviasse ... blá blá blá ...

Ao  meu lado, a Joana que devia estar em lua-de-mel pois casou-se no fim de semana passado e não podia faltar à formação, encolhia os ombros e acenou afirmativamente quando lhe sussurrei "que magnífica tarde de praia estamos a perder" ...

Já não aguentei mais e pedi a palavra alertando para as obrigações dos cidadãos em manter a sua morada actualizada pois a lei determina que as citações e outra correspondência importante consideram-se efectuadas e/ou entregues se nada houver em contrário.
Pareceu-me que fui bem entendido e senti na sala uns olhares de aprovação que me deixaram satisfeito... estava a começar a marcar pontos.

Já não sei porque raio depois a conversa foi ter às lojas dos chineses ... mas passou pelas dos 300, pelos acordos comerciais Portugal-China em que estes pagam o IVA a não sei quem ... e por isso as lojas dos chineses conseguem ter produtos de marca mais baratos que os grandes hipermercados, precisamente por causa desse efeito fiscal.

O "delegado" aproveitou para dizer que o Alberto João é que tem razão ...

Mais tarde haveria de falar sobre os "omeprazóis", "sinvastatinas", etc ... e que visitava os médicos... "Eu era delegado de propaganda médica e informava os médicos sobre os medicamentos,... depois, passei a ser delegado de informação médica e entregava propaganda aos médicos" ...

Mais alguém disse que foi lá comprar qualquer coisa mas que não tinha dinheiro suficiente ... apenas uma nota na carteira que não chegava para o total das compras ... foi-lhe sugerido pelo "chinês" que pagasse com a nota e o resto no MB ... já estamos a ver porquê !!!

A formadora, quando conseguiu prender a atenção da maioria, aproveitou uma questão para explicar a diferença entre os "recibos verdes", contratos de trabalho, e outras formas de vinculo ... sem dúvida um momento interessante da aula.

Projectou numa parede uns slides sobre o Guia Prático do Subsídio de Desemprego ... o que suscitou mais algumas questões.

Falou então um miúdo de 23 anos, que tirou um curso de Gestão de Redes Informáticas na Brotero e chegou a fazer um estágio em França ao abrigo do Programa Da Vinci ... disse que trabalhou como caixa no Continente, tinha objectivos muito ambiciosos de vendas no seu posto de trabalho (chicletes, revistas, magazines, ... e merdas assim) e que, apesar de ser um dos melhores vendedores com uma média de cerca de 40 por dia, ao fim dos 2 contratos seguidos ... veio para a rua. referiu a constante pressão, dos telefonemas "tens que vender mais, tens que vender mais"... dasssssse... fiquei chateado com os tipos da Sonae ... exploradores.

Alguém perguntou "como é amanhã ?.... faz greve?"
A formadora disse que não pois, como trabalha a recibos verdes, se não der a aula amanhã terá que a dar noutro dia e nós teríamos que "gramar a bucha" ...
Voltei a pedir a palavra: 
"Mas, se formos nós a fazer greve, o problema está resolvido não é?"
"Sim" - respondeu ela - se me disserem que amanhã ninguém vem ...
"Ok... daqui a pouco vai passar pelas mesas um manifesto e pré-aviso de greve para amanhã, dos formandos da nossa turma"

Olharam para mim com ar de interrogação e alguns perguntaram-me mesmo se estava a falar a sério ...

Alguém referiu que o facebook era um meio bastante útil pois tinha várias páginas de emprego e, através da nossa rede de contactos, poder-se-ia saber alguma coisa sobre oportunidades, blá blá ...

A senhora dos 52 anos disse peremptoriamente: Não tenho e nem quero !!!!

Logo ali se ouviram 13 opiniões diversas (porque eu e a Joana olhámos um para o outro e sorrimos encolhendo os ombros) ...

E eram 16:05 (hoje terminávamos às 17:00) quando a formadora disse:

- Podemos então fazer as apresentações individuais? Comecemos por aqui - apontando para o seu lado direito onde estava a  senhora dos 52 anos que se tem manifestado muito insatisfeita e reivindicativa... a tal que queria a pré-reforma ... eu também

Acabámos precisamente em mim.

Comecei por dizer que o que me apetecia era fantasiar um pouco e dizer que estava do desemprego, que era uma chatice e uma fatalidade comum a muitos milhares de pessoas,  que tinha esperança em encontrar um trabalho remunerado mais ou menos satisfatoriamente e que me proporcionasse também realização pessoal ... mas não, correndo o risco de ser mal interpretado e até com uma certa insolência desrespeitosa para com todas as outras situações, disse:

- Estou desempregado porque quero. 
Fui eu que quis e, de certo modo, fui eu que escolhi o momento. 
Saí pelo meu pé, não fui empurrado e, profissionalmente, sinto-me perfeitamente realizado com os 32 anos de trabalho a fazer aquilo que gostava e, sobretudo, com quem gostava.
Portanto, considero o estar desempregado uma espécie de prémio para todos estas anos de verdadeira dedicação e empenho que sempre pus no meu trabalho que não o era verdadeiramente pelo que dele gostava.
Cumpri um desejo de sair com saúde do mundo do trabalho, de forma a que permita uma realização pessoal tão intensa e frutífera como foi a profissional.
Tenho um conjunto de projectos pessoais para desenvolver e nenhum profissional para abraçar... deixo esses para os mais jovens e que querem construir carreira ... eu já tive a felicidade de fazer tudo isso.
É tempo de olhar para mim.

... silêncio ...

Acabámos a aula com a formadora a dizer que é importante as pessoas terem projectos ... pessoais ou profissionais não importa mas importa sim o terem propósitos, objectivos ...

Para além de boa fala bem ...

Amanhã há mais... depois conto.





Sem comentários:

Enviar um comentário