terça-feira, 30 de outubro de 2012

A ARCA DE NOÉ PORTUGUESA


Um dia, o Senhor chamou o Noé português e disse-lhe:

- Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Portugal esteja coberto pela água. Os maus serão destruídos mas quero que os bons e os justos se salvem. Por isso, ordeno-te que construas uma arca onde levarás um casal de cada espécie animal que ficarão à tua guarda.

Chegada a altura, o ribombar dos trovões e os relâmpagos a cruzarem o céu, avisavam que o momento era chegado.
Noé chorava, ajoelhado no quintal da sua modesta casa quando ouviu a voz do Senhor, soar furiosa, por entre as nuvens:

- Noéééééé´!!!!!! … onde está a arca que mandei que construísses?
- Perdoe-me Senhor – suplicou o pobre homem – fiz o que pude mas encontrei dificuldades imensas.
Primeiro tentei obter uma licença da Câmara Municipal mas … além das taxas elevadas para obter o alvará para construir a arca pediram-me uma contribuição para a campanha eleitoral do partido para reeleição do presidente.
Precisando de dinheiro, fui aos bancos e, mesmo aceitando pagar as altíssimas taxas de juro, não consegui que mo emprestassem.
Os Bombeiros exigiram um sistema de prevenção de incêndio mesmo depois de lhes explicar que iria construir a arca no quintal, a céu aberto.
Começaram então os problemas com o Instituto Florestal para a extracção da madeira que precisava para construir a arca.
Eu disse que eram ordens suas Senhor mas, mesmo assim, eles só queriam saber se eu tinha o “Projecto de Reflorestamento” e um outro que me disseram chamar-se “Plano Sectorial” …
Neste meio tempo, eu tinha já conseguido arranjar alguns animais que tinha guardados no meu quintal e apareceu a Sociedade Protectora dos Animais. Mesmo depois de lhes dizer o que se passava não quiseram saber e disseram-me que eram espécies protegidas. Além da pesada multa que me aplicaram, levaram-me preso e o que me valeu foi a pulseira electrónica o que me permitiu continuar a tentar construir a arca.
Com algumas tábuas que tinha em casa, comecei a obra e apareceu a Inspecção do Trabalho.
Multaram-me logo porque não tinha um engenheiro naval responsável pela construção !!!
Fui á Universidade Lusófona e comprei para mim mesmo um diploma de engenharia naval !!!!
Um dia depois apareceu o Sindicato e exigiu-me um contrato de carpinteiro onde constasse toda a minha experiência profissional.
Em seguida vieram as Finanças e, ao verem a arca a tomar forma e o seu esboço final, logo me disseram que a arca era um “sinal de riqueza exterior” e agravaram-me o IRS.
Não tinha dinheiro para pagar e penhoraram-me a arca.
Quando consegui explicar finalmente à Secretaria de Estado do Ambiente que o assunto era urgente, pediram-me o estudo de impacto ambiental sobre a zona a ser inundada. Não tinha mais nada á mão e mostrei-lhes o mapa de Portugal.
Disseram-me que o iam enviar para o INAG para decisão mas só depois de resolverem o problema das dunas da Costa da Caparica …

 

Soluçando, Noé acrescenta: Que mais posso eu fazer Senhor?
Enquanto o silêncio era a única resposta, o céu clareou e atreveu-se a perguntar:
- Senhor, sempre vais destruir Portugal?
- Não é preciso Noé, cheguei tarde … vocês já fo*** tudo !!!



Sem comentários:

Enviar um comentário