segunda-feira, 17 de setembro de 2012

OS CLUBES, OS SÓCIOS, E OUTRAS MERDAS ...






Inscrevi-me pela primeira  vez sócio do Mototurismo do Centro em 1989, já lá vão, portanto, 23  anos e era o orgulhoso proprietário duma BMW R100RS, de 1977 com mais de 100.000 kms na altura, igual à da imagem acima mas vermelha... um vermelho Ferrari que até cegava os olhos ás "garinas" quando passava...
A “sede” era no café junto á rotunda da Solum, depois casa de modas e, mais tarde, agência dum banco e já tinha sido ao pé da Rodoviária.
NOTA: ligou-me à pouco o Rui Mota a avivar-me a memória dizendo que se tratava do Neptuno ... obg Rui

As reuniões, espontâneas, eram às sextas-feiras e ora na esplanada ora lá dentro, conforme as condições climatéricas e/ou o número de participantes.

Mais tarde, a “sede” foi transferida para o Automóvel Clube do Centro, ali bem junto á linha da Lousã, perto do Norton de Matos, mantendo-se a tradição das reuniões às sextas-feiras.

Após uma prolongada ausência das lides associativas, provocada pelas mais diversas razões e que aqui não vêm a propósito detalhar, reaproximei-me novamente do  clube quando voltei a ter moto, em 2003.

Pela ausência de registos anteriores que comprovassem a minha qualidade de sócio desde aquela data, naturalmente, reinscrevi-me.
Tenho participado na vida do clube tanto quanto a minha vida pessoal e profissional mo têm permitido e em dois mandatos de duas diferentes direcções, fiz mesmo parte do Conselho Fiscal com muita honra e sentimento do dever cumprido.

Quem me conhece sabe que sou um sujeito voluntarioso na causa associativa e que contribuo com a minha opinião mesmo reconhecendo-a, por vezes, incómoda.

Vem tudo isto a propósito duma reunião da direcção do MTC para o qual fui convocado a estar presente e, como sócio obediente e animado dos melhores estímulos, não podia deixar de marcar presença.

O objectivo da reunião era “dar-me nas orelhas” por ter organizado um passeio com alguns amigos, no mesmo fim-de-semana em que o MTC tinha também organizado um passeio …

Explico melhor: 
o MTC organizou um passeio para a zona do Caramulo, que publicitou nos meios habituais (SMS, Facebook, site do clube, …) no SÁBADO e eu, liderei a organização dum passeio a Viana do Castelo, ao navio-hospital Gil Eannes, há muito por mim programado para mim e alguns amigos mas que quis  ainda tornar extensível a outros, pelo seu inquestionável interesse histórico e turístico, no DOMINGO.

A forma como o difundi foi discreta pois “estava a adivinhar” algumas incompreensões que, infelizmente, se vieram a materializar nem tendo dito nada, de forma directa, ao meu companheiro de viagem Silva, que terá estranhado este meu comportamento.

Acresce a tudo isto que o título do passeio era "O MTC vai á escola" ... pensei eu e uma vez que o programa só foi divulgado uns dias antes, que o clube ia mesmo a uma escola distribuir livros, fazer uma apresentação ou coisa assim parecida ...

Pois bem, apesar de na “minha caravana” não ter estado nenhum sócio do MTC que por causa disso tenha faltado ao passeio ao Caramulo, (o único presente foi o João Custódio e a esposa Ana que estiveram em ambos), fui acusado de promover a divisão dos sócios …

Acreditem que não fiquei chateado … apenas triste por sentir que, sendo eu o visado, ser uma tremenda injustiça para quem não falta a uma assembleia, vai a quase todos os passeios e está presente em quase todas as realizações do clube, paga pontual e honradamente as suas quotas como é, aliás, seu dever… acho que não merecia.

Assim, e porque irei continuar a organizar passeios para mim e para os meus amigos e não querendo por razão alguma que isso prejudique a vida do clube de que tanto gosto, deixarei de fazer parte dele, de "corpo e alma" como até aqui ... direi sempre que "sou do Mototurismo do Centro" mas sem, na realidade, dele fazer parte.

Afinal, como ouvi alguém dizer numa assembleia, para andar de moto só ou acompanhado, não é preciso fazer parte de nenhum clube ... poupa-se o dinheiro das quotas (40,00 nem é assim tão barato ...) e às sextas-feiras, há vários lugares igualmente simpáticos onde se podem beber umas "mines" com uns amigos.

Passem bem e divirtam-se.


3 comentários:

  1. Grande João,
    Mainada! As coisas só têm a importancia que lhe damos!!
    estou inteiramente solidario com a tua posição... Continua porque os amigos estão contigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg João ... tens razão quando dizes que as coisas só têm a importância que lhes queremos dar mas, confesso, fiquei triste ...
      Já estou a tratar do próximo passeio !!!
      Abraço

      Eliminar
  2. Está tudo maluco? O que foi isto? A demonstração de "poder" da direção de um clube sem respeito pela liberdade dos sócios? Com que objetivo? Inacreditável!!!!
    Continua a organizar passeios, pelo que vejo és bom nisso, os teus amigos irão contigo. Quanto aos outros manda-os f****, como diria um amigo meu.
    Beijinho

    ResponderEliminar