sexta-feira, 20 de maio de 2016

OS LESMAS FORAM PASSEAR AO MINHO

Olá caros leitores:

OS LESMAS voltaram a passear e, desta vez, pela lindíssima região Minhota.
Num passeio idealizado e excelentemente organizado pelo nosso companheiro Zé Carlos Sá e esposa, rumámos ao Norte nos dias 14 e 15 de Maio.

Saímos, como de costume, da nossa "sede" O Moleirinho bem cedo, pelas 08:30 pois os cerca de 200 kms de percurso a isso obrigavam.

Na foto, a Lídia, o emplastro do marido, a Judite, a Ana e o Ricardo

O sábado estava "chato" e era o resto duma semana de chuva, aguaceiros, abertas, ... tempo de merd@ numa palavra 

E este o grupo que iniciou a viagem

Esta foi a primeira vez que OS LESMAS fizeram um passeio com os coletes ...

Parecemos uns peregrinos mas o que é certo é que, assim, nos tornamos mais visíveis, com quem nos cruzamos fica a saber que somos um "grupo" e não apenas um tresmalhado conjunto de motociclistas, para nós próprios é vantajoso pela visibilidade que nos permite ter da "coluna"... só vantagens adiantaria eu.

Depois da viagem a Marrocos em que esta ideia se revelou de todo apropriada, foi igualmente acertado estendê-la a todos os outros.  

Chuviscou intermitentemente mas sem que tivesse dado, sequer, para molhar as calças de ganga que envergava.

E lá seguimos pela A1 até ao Porto, onde nos aguardavam os companheiros Filipe Oliveira, Carlos Rosa e Marina e ainda o Vitor Mesquita.

Seguimos até Ponte da Barca onde nos esperava o Zé Carlos e a Armanda para dar início ao seu papel de DDT durante o fim-de-semana .
Começou orgulhosamente a sua função guiando-nos até à sede do Moto Clube de Arcos de Valdevez para almoçarmos "em modo pic-nic" como estava combinado... só que no Parque do Mezio, bem no coração do Gerês... se ele tivesse tratado das coisas a tempo com o S. Pedro ... amadorismos que, com o tempo, ele irá melhorando estou certo.

E depois do almoço, a foto de grupo respectiva... a visita à barragem do Alto Lindoso estava agendada para as 14 e não queríamos falhar o horário.

E os cerca de 30 kms que nos separavam do Alto Lindoso, foram percorridos pela N203, uma estrada belíssima que, apesar do tempo húmido, nos deliciou pelas paisagens e sorrindo pela felicidade de "rolar" numa estrada assim. 

A barragem do Touvedo, uma albufeira que faz parte do sistema do Lindoso e que se destina, sobretudo,  a regularizar caudais.

e chegados à barragem, fomos recebidos pelo Eng Igor que nos levou para o auditório, iniciando uma breve explicação sobre como toda aquela "geringonça" funciona.

E depois das explicações no auditório, era chegado o momento mais aguardado ... a entrada nos túneis da barragem.

Pegámos de novo nas motos e começámos a descer a estrada que nos levaria até à sua entrada.

Uma arreliadora avaria da máquina fotográfica fez com que não se pudessem obter fotos da entrada e percurso do túnel  (só depois à saída) mas há registo vídeo ... 

Já depois de estacionadas as motos, o Eng Igor a explicar a utilidade dos túneis.

E a visita prosseguiu nos 3 andares pelos quais a maquinaria se distribui ... quase na "quota 0" (igual ao nível do mar).

No "salão de festas"  

Este nobre espaço, com o chão em mármore e as paredes escavadas na pedra, de aspecto rústico, tem um tecto iluminado por luzes cirurgicamente distribuídas para que repliquem, com exactidão, algumas das várias constelações conhecidas.

Já foi palco de recepções potocolares de estado , espectáculos musicais, local de filmagens variadas, ...

Ah, felizmente agora há fotos... 

Só para ficarem com uma ideia, ... como alguém disse: "isto é que não é para todos!!!"....   

e eis OS LESMAS a percorrer um túnel com vários kms de extensão, a mais de 300 mts de profundidade ... gostavam não gostavam?... ah pois !!! mas só se tiverem as quotas em dia !!!! 

Preparados para a saída duma fantástica aventura 

E de novo com luz natural ... como se pode ver, o dia estava cinzento e nem as fotos ficam com a qualidade desejada ... 

Mas as paisagens são igualmente lindas e era uma delícia circular por aquelas estradas. 

Que paisagens lindas tivemos o gosto de desfrutar ...

e por estas estradas deliciosas, chegámos ao Soajo, para visitar os seus famosos Espigueiros

Trata-se dum conjunto de 24 espigueiros, construídos em pedra e que formam uma eira comunitária ainda hoje utilizada por alguns agricultores.

Esta foto só foi possível com a colaboração dum simpático rapazinho que se aprestou a fazer-nos o favor... OS LESMAS são generosos e não ficam a  dever favores a ninguém 

E como em cada paragem há uma "bucha" ... também no Soajo se cumpriu a tradição e se mantiveram os bons costumes 

Depois do lanche, fomos até ao centro da localidade para ir provar o pão-de-ló do Soajo, uma especialidade muito conhecida

O que é que estes 5 bandidos estariam a tramar ?

E foram estes os "culpados" de tudo o que de muito bom aconteceu neste fim de semana por terras minhotas: Zé Carlos e Armanda que trataram de tudo, alojamento, restaurantes, trajectos, gajas,... oops, gajas não que levámos as nossas 

e deixámos o Soajo dirigindo-nos a Arcos de Valdevez ... mais uma vez por estradas que não as principais e que fazem dos Lesmas os tipos mais sortudos que conheço por conhecerem locais que ... enfim... 😀

Bem... e chegámos cedo a Arcos de Valdevez, onde ficámos (excelentemente) instalados no Hotel Arcos Nature que recomendo pela simpatia do seu pessoal e qualidade do tratamento.

Mais um vez, o Zé Carlos tratou de negociar o "preço de grupo" que nem divulgo por vergonha 😀

e uma pequena volta a pé no percurso para o restaurante para conhecer a vila ...

e mais uma foto de grupo neste local lindíssimo ... Arcos de Valdevez surpreendeu pela suas belezas naturais e pelo trabalho da autarquia no arranjo de parques de lazer ...  👏

E uma curiosidade: o Relógio de Água

Já conhecia os de sol, mecânicos, analógicos, digitais, ... mas de água nunca tinha visto nem ouvido sequer falar 😀

E fomos jantar ao LAGAR... típico restaurante que, como é timbre daquela zona, nos serviu príncipescamente a famosa Carne Cachena ... (estes passeios dão cabo de qualquer dieta ... 😯 )

Bom, e ninguém se podia ainda ir deitar com a "barrigada" do jantar ...

Mais uma vez, um pormenor da excelente organização do Zé Carlos, levou-nos até à Discoteca Azenha Club que esteve por conta dos LESMAS até às 2 da "matina" 😀

E o primeiro dia de passeio (sábado) terminou assim, em ambiente de festa e alegria, também com romantismo para alguns casais que sempre aproveitam o ir dormir a um hotel para as suas "bariações" 😀 .

Domingo, dia 15... estava reservado para a visita ao Paço de Giela, ali mesmo em Arcos de Valdevez e para ir almoçar a  Ponte de Lima, regressando depois a casa.

Saída marcada para as 09:45 porque a visita estava agendada para as 10:00... Lesma que é Lesma cumpre horários 

E depois do (enoooorme) pequeno-almoço ... que, infelizmente, nem todos puderam apreciar ... 

era dia grande   pois o GLORIOSO iria sagrar-se TRICAMPEÃO 😀

O estacionamento em frente ao hotel estava enfeitado com as nossas "meninas" ... 18 motos e 32 participantes constituíam uma extensa caravana a que ninguém ficava indiferente.

Do hotel ao Paço de Giela eram cerca de 2 kms ...

Fiquei surpreendido pelo agradável espaço ...  hoje propriedade do município, foi de algumas famílias importantes mas de muito mau feitio...
Os Lima, por exemplo, de quem os espanhóis não guardam boas recordações de cada vez que por ali se atreviam a passar 😀

A simpática técnica do município que nos acompanhou  e nos deu as explicações sobre aquele lindíssimo lugar, onde não faltou, por exemplo, uma apresentação multimédia que nos fez recuar nos tempos.

Foto das nossas motitas, obtida do alto da torre do Paço de Giela

e a indispensável foto de grupo no local

Eram quase 12:00 quando regressámos à estrada ... havia que fazer o percurso até Ponte de Lima onde iríamos almoçar.

Deixámos a bonita vila de Arcos de Valdevez onde conto regressar um destes dias, com mais tempo ... vale a pena sim

E os cerca de 20 kms de distância foram percorridos num instantinho ... o almoço, no Manuel Padeiro, estava marcado para as 12:00 e a rapaziada já estava com fomita ... 😀

E eis-nos em Ponte de Lima ...

O Paulo Gouveia e o Jorge Gonçalves estão sempre alegres e contentes 😀

E uma perspectiva duma das mesas ...

Da outra ... é só Lesmas por todo o lado 😀 na sala reservada para o grupo

e o famoso arroz de serrabulho ... ai ai... se o passeio demorasse mais dois dias... vinha de lá redondo 😀

E reservei esta foto para o final da crónica porque me apeteceu 😀

São a Armanda e o Zé Carlos,  representantes dos Lesmas para toda a Região Norte (excepto Porto) e que muito bem nos acolheram e guiaram neste fim de semana fantástico de passeio, com camaradagem e alegria, gastronómico e paisagístico ... com a visita à barragem do Alto Lindoso que cada um sentiu à sua maneira ... mas eu senti-me, uma vez mais, muuuuito pequenino 😀

Muito Obrigado Amigos Zé Carlos e Armanda

Nota: como habitualmente, todas as fotos disponíveis para download no facebook OS LESMAS Grupo Motard