segunda-feira, 3 de junho de 2013

PIC-NIC NA SERRA DA ESTRELA

Boas minha gente !!!!

Ontem aconteceu mais um passeio dum grupo cada vez mais alargado de amigos que têm em comum o gosto de viajar de moto ... e o desgosto de cada vez que isso acontece, de "levarem comigo" ...

Tinha desafiado a rapaziada para fazer uma coisa diferente ... fartos de restaurantes andamos nós todos e um pic-nic parecia uma boa ideia ... e se o local fosse aprazível e desconhecido da maior parte ... ainda melhor.

O local escolhido foi o Poço do Inferno perto de Manteigas e aproveitava-se para ir mostrar os locais menos conhecidos da Serra da Estrela ... é curioso como a maior parte das pessoas com quem falo sobre a Serra da Estrela, pensa que "aquilo" é a estrada que liga Seia à Covilhã, passa no Sabugueiro ... e mais nada !!!!

A Serra da Estrela tens recantos lindíssimos ... e então de mota !!!!

Bom, vamos à "estória":

Estava combinado o encontro no Moleirinho às 09:00 para sairmos às 09:30 depois do café e das lérias ... 





Desta vez fui o primeiro ... dormi mal e levantei-me cedo... era como que uma premonição dos azares que iriam preencher o dia ...



Eis que chega o António Rodrigues e a Gracinda que, ouvindo na sexta-feira o marido ao telefone comigo, gritou: "estou a fazer pataniscas de bacalhau para levar !!!!"




O Luís Braz, que já tinha prometido ir um destes dias connosco mas, "por isto e por aquilo" nunca se tinha proporcionado ...



Estava a explicar-me que ia perguntar na oficina se a BMW tinha algum acessório para montar nos boxer e que servisse para cortar os "piços" de borracha que delimitam as faixas de rodagem ... na véspera, à noite, depois de jantar, conseguiu deitar alguns abaixo mas cortar não tinha conseguido por eles serem demasiado flexíveis ... acrescentou que ainda tentou na faixa contrária mas ...



... e chega o João Machado com a  Lídia ...



o Tó Cruz com a São ...



O Zé Francisco Silva com a Sílvia ... as BMW estavam a ganhar já por uma cabazada !!!!



O Narciso e a Rosa ...



E o Luís Camarneiro ...



A foto de grupo onde faltam o Carlos e a Gina que foram "atestar" ... chegaram atrasados porque ele disse que "agora só de manhã é que consigo fazer qualquer coisa de jeito e tal ..." não faço ideia do que é que ele estava a falar mas a Gina vinha toda sorridente ...


E eram já quase 09:30 quando o passeio começou.

Como de costume, só se combina a ida... a volta logo se vê... 
E a ida acordou-se que seria pela N17, também conhecida por Estrada da Beira, outrora movimentadíssima ainda sem existirem os IP's e AE's, pois era a principal ligação rodoviária de Portugal a Espanha ... e acho que de Espanha para Portugal também ...


Pela Estrada da Beira ... boas curvas e óptimo asfalto. Para quem gosta do género, bem melhor do que o IP 3




Grande parte do seu trajecto junto ao Rio Ceira, um afluente do Mondego


E aqui já na zona mais serrana, perto de Arganil, Góis, ...




E aqui, foto do Rio Alva obtida na Ponte da Mucela, que separa os concelhos de Góis e Arganil





Uma outra foto mas para montante, ... ou será para jusante?... não dá para ver para onde a água corre ...



Tinha referido mais acima que a Estrada da Beira foi, em tempos, das mais movimentadas do atrasado país em que vivíamos ... demoravam-se horas para chegar à Covilhã, a Oliveira do Hospital, à Guarda, ...e era a principal ligação a Espanha fazendo com que o movimento de camiões fosse absurdo.
Tudo ao seu redor fervilhava de actividade,... pensões, restaurantes, oficinas,  bombas de combustível... 

Com o IP5 e mais tarde a A25 e os IC's que um pouco por todo o lado se foram construindo, a N17 perdeu importância e hoje não é mais do que uma estrada regional, atravessando localidades cuja pujança económica nada tem a ver com outrora ... sinais dos tempos também.




No entanto, é uma bela via para viajar, com óptimo piso e paisagens beirãs lindíssimas ...

Primeira surpresa do dia:

Quem liderava a caravana era eu, cá o "chefe" ... (gosto que me tratem por chefe, patrãozinho, etc... dá-me importância e um dia ainda hei-de ser presidente que qualquer coisa...) mas, de vez em quando, ficava para trás para tirar fotos... a minha fotógrafa habitual não me pôde acompanhar e só nós é que sabemos lidar com aquela máquina como ficou provado na foto em frente ao Mosteiro do Lorvão ...

De cada vez que isso acontecia, dizia ao Rodrigues, que me seguia, para seguir em frente pela N17 que era o que  tinha sido combinado ...

Duma  das vezes que me atrasei para tirar umas fotos, nunca mais os apanhei ...
"Raios - pensei eu - "aqueles gajos vão-lhe a dar ..."

Até que, numa rotunda, encontrei estes dois.





- Então pá ... por aqui? ... o resto da malta?
- Ó João, eles estão à tua espera !!!
- ??? daassssssse ... à minha espera?
- Sim... viémos pelo IC6 e aproveitámos para "tirar o pó aos escapes", eles ficaram para trás e agora ligaram a dizer que estavam á tua espera.
- Mas eu disse que era para vir sempre pela N17 !!!!

... bem, por causa dum






Sim, este aqui ...



Perdemos meia-hora de passeio ...


Mas hoje, com mais calma, reconheço que qualquer um se podia ter enganado ... as estradas são muito parecidas ... nem devia ter ralhado com o Rodrigues ... era logo uma malha !!!


A chegada ao Museu do Pão ... a Rosa preocupada com o penteado ... tinha ido na sexta-feira à cabeleireira de propósito para vir ao passeio ...

Tinha combinado com a malta do Porto (sim, do Porto !!!... ou pensam que os passeios que organizo não são já "internacionais"?) encontrar-nos às 11:00 no Museu do Pão, em Seia, onde comprámos o "material" para o almoço.

Chegámos a tal meia-hora atrasados e isso apenas fez com que os aperitivos que as meninas no ofereceram, fossem mastigados em maior velocidade, práí com o "acelerador de queixos" nas 3.000 rpm ...





E depois dos aperitivos gentilmente cedidos pelas meninas do Museu do Pão, regressámos  às motos com o "material" para o pic-nic ...


Mas não havia vinho... ou, pelo menos, daquele que queriam... esquisitos estes tipos, pelo que a paragem seguinte foi numa superfície comercial que, desta vez, não tinha coisas da maior qualidade vindas da Tailândia, para que os que não tinham vindo abastecidos, pudessem comprar vinho ... 



o Zé Francisco estava a dizer ao Narciso que só prá mulher eram duas garrafas  de "sete-e-meio" ...




E o Rodrigues andava triste porque tinha toda a malta a chateá-lo ...



Bom, e estava na hora de começar a verdadeira subida para a Serra ... e o atraso verificado já não nos permitiria ir ao Mondeguinho, nascente do Rio Mondego ... que chatice... temos que lá voltar um dia destes ...




No cruzamento para a N232, em direcção a Manteigas, estrada que tomámos até uma municipal que nos levaria ao Vale do Rossim ... gosto da serra assim, nesta época, sem neve e as confusões que, por causa dela, acontecem ...




tem uma beleza ... rústica, agreste...


E lá vinha  a caravana serra acima ... 12 motos que se passearam por aquela zonas desconhecidas de grande parte das pessoas



Aqui o Luís Camarneiro na sua XX e logo atrás, o João machado, na RT e  que era o "cerra-fila", que, como a maioria sabe, não é a mesma coisa que "fecha a roda"...



Mais uma foto da paisagem serrana, já perto do Vale do Rossim ...

O pessoal está tudo a olhar para qualquer coisa... não sei o que era mas devia ser bom com certeza !!!!







Porque alguns dos participantes tinham curiosidade em saber onde se realiza a concentração invernal "os Eskimós", lá fomos até ao parque mostrar o local...




E eu fui visitar uma "velha conhecida"



... e aproveitámos para uma foto de grupo ...



Uma praia na Serra da Estrela ... se calhar até tem bandeira azul ...



As temperaturas em Seia rondavam os 27º ... 
cá em cima baixaram para os 13º .. mesmo assim apetecia ir experimentar a água ...



3C: água
5H: água
2F: Manteigas ao fundo



Uma paragem na descida para Manteigas para apreciar a paisagem ...



E eu adiantei-me para poder tirar mais umas fotos da caravana ... "daqui a nada estás no chão malvada!" estava eu a pensar e ela a fazê-lo !!!

Cum granda catano!!!!... ai a minha rica motinha que se partiu toda !!!!





Estava tão chateado que só tirei esta foto à caravana que descia ...


Fónix !!! ... quando tinha a RT podia viajar sózinho que não havia chatices ... agora tenho que ir com pelo menos 4 ou 5 "maganos" porque se a porra da mota cai ...




A estreita estrada era ligeiramente inclinada e, ao parar, pensei tê-la deixado engatada ...



E era já a segunda vez que o espelho esquerdo caía ...

A primeira tinha sido num cruzamento na N17 ... um tótó num polo branco fez "pisca" para a esquerda, abrandou, eu cheguei-me a ele pela direita e, quando o passava, ele chegou-se ainda mais à direita ... pumba... lá foi o espelho !!!

O que vale é que o engenheiro projectista  deste modelo trabalhou na Lego... as peças são de encaixe e "já tá" !!!!!

E mesmo a chegar a Manteigas, coisa de que só o João Machado se apercebeu porque me seguia de perto, um automóvel entrou em contra-mão na estreita ponte onde eu circulava !!!! ... desviou-se a tempo .. ufa !!!!

Foi bruxa que me viu ou são os invejosos dos meus cromados e que gostavam de dar umas voltas comigo e com os meus amigos ... mas é preciso ter carta tipo P (Porreiros).




Mas o pessoal que me conhece sabe que eu perco o apetite por qualquer coisa ... basta uma pequena chatice, um ligeiro contratempo, lá se vai o apetite e a boa disposição ... como se pode ver nesta foto, todo o pessoal estava a olhar para mim, muito preocupado comigo e com o meu estado de saúde.



Mas depressa se esqueceram da desgraça alheia e começaram a "dar ao bigode" ...



O pic-nic à maneira que partilhámos: pão de várias qualidades, queijo, chouriço, moura, ... e vinho, mas do bom !!!!



Algumas das senhoras que não tiveram a sorte de ter qualquer coisa para fazer de manhã como aconteceu à Gina,  ainda fizeram umas pataniscas, pastéis de bacalhau, ...
Há tipos com sorte... a minha só me ralha!!!!




O Zé Francisco a explicar como perdeu a mola do descanso no passeio anterior ... o Carlos e o Luis ainda não sabiam.




Informação para percursos pedestres ... pode ser que, qualquer dia me apeteça ...


A foto de grupo das motos ... 



este tipo é que não devia lá estar ...


A descida para o vale onde corria um pequeno regato... que por sua vez vinha duma cascata ... ainda era uma quantidade apreciável de degraus ..





Tão a ver? ... é de pensar duas vezes ... 




O pequeno lago onde o Tiago foi experimentar se a água era funda...


No momento de tesouraria do dia ... tinha pago as compras e agora estava a fazer a colheita ...
Aqui para nós, fiquei com uma pequena comissão ... a despesa dava, a dividir por todos, 3,28 ... cobrei 3,30 ... quem não sabe ser comerciante fecha a porta nunca ouviram dizer?


Ao meu lado, o Luís Camarneiro e o Armando Almeida, da Comissão de Fiscalização de Contas do Improviso MotoClube



Mais um acidente:  desta vez a atingir-me os óculos. Já se começava a tornar evidente que, desta vez, era mesmo eu o "cromo do dia"



O que não vale ter estudos ...  ficaram logo arranjados !!!


Eu não vos disse que aquilo era mesmo o Poço do Inferno ????





Como de costume, há sempre um engraçadinho que gosta de mandar uma boca e ontem foi: 
"É pá... se um tipo vem aqui para namorar..., a descer vai todo entusiasmado mas, depois... ter que subir isto tudo, mais vale enterrrá-la lá em baixo" ... não há respeito !!!! ... vou ter que escolher melhor os amigos.






E depois do almoço fui mostrar uma das bonitas cascatas que embelezam aquele lugar ...


O pessoal a fazer fotos para mostrar aos amigos ...



E eu, quando tiver uma máquina  a sério, também hei-de conseguir fazer fotos porreiras ...



O miradouro lá no alto à esquerda ...



Foto obtida do penhasco da cascata ... local perigoso depois do almoço com tinto do bom !!!!



E aqui moi-même... o que comprova que estive lá ...






As meninas também quiseram subir ao penhasco para ver a cascata de perto ... a Sãozita, a Sílvia e a Lídia, ...




De novo a Comissão de Conferência de Tesouraria, depois de nova contagem para efeitos fiscais ...


E aqui o Pedro Reis, com o filho Tiago, a mudar de roupa depois de confirmada a profundidade do lago  ...



Mais uma foto de grupo para fazer os calendários de 2014 ...



e paisagens ...


E mais paisagens ... fotos obtidas do estreito caminho que leva (e tráz) ao Poço do Inferno ...



De novo Manteigas mas sem batalha naval ...


E a caravana preparava-se para prosseguir até ao Vale Glaciar do Zêzere ...



... de que se dispensam muitas fotos por ter já publicado várias em outras ocasiões ...



mesmo assim, aqui fica mais uma ...



e outra ainda ...




O pessoal que chega atrasado de manhã, ora vem sorridente ora aparece "arrebentado" ...





Aqui o "lagarto" Carlos a apanhar sol para retemperar energias ...



E no Covão D'Ametade, que alguns ainda não conheciam ...





Houve alguém que disse que aquilo era muito bonito e tal, que já lá tinham estado e até havia uma cascata e umas cenas, coisa ...
O pessoal já queria ir ver a cascata mas eram já quase 16:00 e ainda queríamos ir à Torre, tomar um café à esplanada virada a sul ...
Tive que lhes dizer que "a cascata ao domingo não trabalha" ... não sei se acreditaram mas o que é certo é que não se falou mais nisso ...




Não dá para ver mas, nesta placa informativa, pode ler-se que o Covão D'Ametade se insere numa área deprimida ... 
Fod@-se ... até o Covão D'Ametade ????



E lá fomos até à Torre ... lá em baixo é o passo do ... é pá, esqueci-me, quando encontrar a Gracinda Ramos pergunto-lhe ...


... pedra e calhau ... não é só em Lisboa ...


Ás vezes gostava de tirar uma foto bonita mas aparecem sempre estes emplastros a estragarem ...



nalguns locais era ainda possível ver neve... ou gelo ...



No pico mundo. Uma bonita foto da Gracinda e do Rodrigues, mais a sua Africa Twin e a Deauville com o Octávio




A Lídia há já quase um quarto de hora que não conversava com a São ...


E o João Machado, à espera de recompensa, foi buscar os cafés... há gajos com pinta  sim senhor !!!!



O Luís ainda estava a perguntar ao Zé Francisco se tinha sido mesmo um gato a fugir com a mola do descanso ... ouviu falar que têm andado a roubar os fios dos telefones mas gatos a gamar molas de descanso nunca tinha ouvido falar ...



o Tiago a enxugar os pés ... com o pai e o Armando ...



O Luís Braz a aconchegar-se ao sol com o Octávio ... malta fixe



Mais um problema :

Um mosquito que entrou no capacete do Narciso, devia estar cheio de veneno infeccioso que lhe fez inchar a cabeça... o capacete já não entrava.

A Rosa, sua esposa, disse que era por causa das orelhas de burro ... já não há respeito (parte II)...

O Octávio, em primeiro plano, estava a ver onde é que iria estacionar a auto caravana quando cá voltasse com a mulher: "estás a ver onde o João me trouxe?... não há como ele para saber de igrejas, serras e coisas assim verdadeiramente culturais ..."

Há por aí "Elísios" que só sabem onde são os antros de desgraça e pecado !!!!




Pedimos ao  Rodrigues para indicar no mapa por onde deveríamos regressar ... Precisamente para evitar essas estradas ...

Decidimos ir até Nelas, onde nos separaríamos da malta do Porto, não sem antes a caravana se dividir mais ou menos a meio ... 

Organização que se preza faz um briefing (ou mais do que um ... pelo menos tem que ser até acabar o tacho) para delinear o percurso, locais de paragem, etc... e é sempre isso que fazemos.

Só que nesta sexta-feira ninguém sabia da chave da sede e não pudemos fazer a reunião ...

Por isso, foi uma surpresa para a malta eu ter virado para as Caldas da Felgueira e parte do pessoal pensou que se tratava, apenas, de mais uma paragem para umas fotos...

Alguns seguiram para Nelas e os outros seguiram-me ...





Aqui uma foto do Hotel que não-sei-como-se-chama das Termas Caldas da Felgueira, que tem umas águas muito famosas que fazem bem não-sei-a-quê !!!!



Reagrupámo-nos em Nelas onde  a Lídia pôde, finalmente, emborcar um fino que a garganta já estava seca de tanta léria com a Sãozita ... e o Luís Braz até já parecia outro depois da "fresquinha" e do cigarro ...


Fomos acabar o passeio em minha casa ... dar cabo das sobras, que restos são prós cães (disse-me o João Machado)



Há tipos que são uns esfomeados !!!! se este pessoal fosse assim para trabalhar como é para comer e passear, à Portugal dum raio, era um país que dava cartas ...



É azar mesmo ... quando tiro uma foto, apanho sempre o Zé Francisco Silva a dar ao dente ... ele até há-de pensar que faço de propósito ...




O Rodrigues teve uma "quebra de tensão " ...




Foi qualquer coisa que se desligou e estava a ver que tinha que ir buscar uns cabos pró ligar à bateria que ele não dava mesmo sinal nenhum ...



E "prontos" ... fim do passeio.


Dia excelente, passeio muito bem organizado como já é hábito, sempre com todos os pormenores bem acautelados, sítios para parar com a GNR avisada, restaurantes já com o pessoal à espera, ... vejam lá que, até no estreito caminho para o Museu do Pão, houve uns senhores padeiros, que por saberem que nós estávamos a chegar, deixaram o pão no forno e foram controlar o trânsito à nossa chegada para circularmos à vontade !!!!

Muitos me perguntam como é que eu consigo dinamizar todo este pessoal.
Eu apenas respondo: isto já nasce com a pessoa, não vale a pena estar a ensinar-vos.

Um abraço à malta do Porto que sei ter chegado bem pois o Octávio fez o favor de mo transmitir. Bons companheiros com quem foi um prazer voltar a estar e ficou já "apalavrada" a nossa presença na próxima feira do Morango e Enchidos ...

E com estas "voltas", ainda fiz 318 kms ...

Quando já estava a desligar-me do passeio, toca o telefone:
- João, não queres saber o que me aconteceu?
- Porra !!! ... mais uma chatice ? - era o João Machado.
- Tive um furo a 40 metros de casa ...e um furo tão rápido que a roda vazou assutadoramente de repente ...
- ??? é pá ???
- Vou tentar encher a roda com um spay e se calhar ligo para a assitência em viagem.
- Sim fazes bem mas tenta saber se eles, por causa de ser do pneu e tal ...
- Já sei, vou ligar pró Zé da Jomotos e ...

Voltou a ligar-me cerca de 2 horas depois:
- João, veio cá o pessoal da Jomotos buscar-me a moto numa carrinha ...

Esta é a diferença entre os "vendedores de motas" e os concessionários que conseguem estabelecer verdadeiras parcerias com os seus clientes.


Aqui fica a publicidade, inteiramente grátis mas justamente merecida.


Todas as fotos AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário