domingo, 30 de junho de 2013

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: o meu 4º dia




Sexta-feira ... quarto dia de formação e ainda não aprendi nada de Operador(a) de Armazenagem - Gestão do Tempo... talvez seja hoje.

Os mesmos de sempre que chegam a horas ... a aula começa às 14:15 "mais coisa-menos-coisa" ... a Rosa Maria/Maria Rosa chega eram já 14:50 ...apenas um "boa tarde".

Mais tarde eu haveria de "tocar na coisa" ... quando se falou em comportamentos a adoptar em entrevistas de emprego ... falei na pontualidade e na falta de respeito que a sua ausência implicava.... toma !!!

A aula tinha começado há pouco e eu já estava a ser chamado a desempenhar um importantíssimo papel: ligar o retro-projector que está no tecto e algo alto.

A formadora, porque estava de saia relativamente curta (o que lhe ficava muito bem ... aliás, ainda não vestiu nada que não lhe tivesse ficado bem ... e escolhe sempre tons que combinam com o esverdeado dos seus olhos ... um must ...) tinha pedido a colaboração dum dos homens da turma para subir à cadeira e ligar o aparelho ... 
"O primeiro que se levantar tem que se haver comigo" disse-lhes em tom ameaçador ... mas acabei por ser eu a tratar do assunto ... sou um coração mole é o que é !!!

Seguiu-se um período relativamente longo em que o tema foi a CPE - Criação do próprio emprego ... tema interessante e que proporcionou larga discussão ... ideias inovadoras, práticas, de negócios para nichos de mercado, de ideias originais, ...

A Joana confidenciou-nos que tinha uma ideia: instalar uma lavandaria daquelas automáticas... põe-se a moeda e espera.se que a máquina faça o que tem a fazer,... enquanto os clientes esperam a ler, ...
Logo alguns mais criativos ali deixaram os seus contributos para a melhoria da ideia: salão de café e chá, leitura, ... até uma pequena horta e a ideia mais excêntrica partiu do Cláudio: uma sala de massagens !!!
E era capaz de resultar ... porque se aproveitava e lavava até a roupa que se trazia vestida ...

Falámos do Micro-Crédito e dos apoios financeiros do IEFP para a criação do próprio emprego ... aproveitei e mostrei o que sabia do tema ...

Alguém disse que tinha uma ideia: uma creche nocturna para os pais que trabalham de noite blá blá blá ... 
Só se for para malta da minha idade pois não há duas coisas fundamentais: massa crítica (numero suficientes de pessoas para o negócio funcionar) e poder de compra ...
Para adultos  ainda vá que não vá ... estou a imaginar-me com alguns amigos que conheço, a deixarem-nos numa creche nocturna:
"Vê lá João Rui ... porta-te bem e trata bem das meninas aqui da creche" era o que a minha família me diria estou certo.

O cantinho da Sílvia, do Aires e da "52" esteve muito activo ... risos e sorrisos, intervenções com a-propósito e sem-a-propósito ... houve mesmo quem augurasse já ventos casamenteiros para aqueles lados.

O "delegado", do alto da sua experiência e "tudo saber", numa das suas intervenções, referiu que os recém-formados e estagiários não sabem nada e não estão mesmo nada preparados para a vida... "veja-se o caso dos advogados" exemplificou.
O Aires, que segundo alguém disse tem uma filha advogada ou a estudar Direito, insurgiu-se  e, com a minha benção através duns "muito bem", acenos afirmativos, "descascou" no "delegado" ... estava  a tenda armada ...

Estou sempre à espreita duma oportunidade para "animar a coisa" ...

A tarde passou lenta, quente e havia malta que tinha pedido para sair mais cedo:
- A Susana que tinha a festa da filha na escola
- A "não-sei-quantos" pelo mesmo motivo
- A Joana que anda a treinar para ser mãe e hoje à tarde estava com uma "fézada"  que "hoje é que é!!!"
- ...

E eram 17:45 quando obtivémos da formadora um "bom fim de semana" pois os 15 mnts eram para compensar alguns intervalos que não tinham existido.

Foi uma sessão um pouco frouxa e, se não fosse o meu companheiro de mesa Cláudio que diz ser "manuseador de massas" e não pedreiro alinhar comigo numas brincadeiras, era um tarde perdida... isto mesmo depois do "delegado" ter dito "é pá... não contava divertir-me tanto aqui" ...

Ás vezes penso: será que eu sou mesmo palhaço ?






Sem comentários:

Enviar um comentário