segunda-feira, 24 de junho de 2013

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O meu 1º dia



Olá a todos:

"No sentido de dar continuidade ao Plano Pessoal de Emprego que definiu no Centro de Emprego de ..., vimos convocá-lo para ...em intervenção considerada necessária ao seu percurso de inserção".

Era assim que começava a carta que recebi e que me informava estar seleccionado para participar numa acção de formação de Operador(a) de Armazenagem: Organização pessoal e gestão do tempo.

"Até que enfim me aparece qualquer coisa de jeito !!!", exclamei ... 
"Era mesmo disto que eu estava a precisar" , acrescentei sorridente ... 
"Mas logo agora que o tempo ficou bom e a praia a chamar por mim" ... pensei para comigo.

No entanto, o saldo desta minha mistura de sentimentos foi bem positivo:
"Operador/a de Armazém-Gestão do tempo e organização pessoal" vem mesmo a calhar pois já havia prometido a mim mesmo que era este ano que iria arrumar a garagem e umas dicas que as sessões de formação me possam proporcionar serão sempre muito bem vindas.

E lá fui, animado por obediente espírito de missão (e obrigação) apresentar-me para a 1ª sessão formativa.

Eram talvez meia centena de pessoas que foram sendo chamadas para organizar as turmas (creio que 4) ... calhou-me a primeira e, pela média etária e desequilibrada desproporção numérica "machos / fêmeas" com larga vantagem para estas, logo fiquei ainda mais optimista pois, se a matéria ministrada não fosse suficientemente interessante e capaz de prender a minha atenção, poderia sempre divagar olhares pela sala, fazendo assim com que as horas passassem mais depressa ...

A formadora (a recibos verdes pelo que nos confessou) é uma jovem, interessante e bem disposta ... pelo que se torna em mais um pólo de distracção caso a matéria não ... já sabem o que quero dizer.

Sempre fui de opinião que a formação é essencial nas organizações e, pelo que hoje vi, cada vez mais concordo comigo mesmo !!!

Bom ... estava lá ás 14:00 como era intimado na convocatória e deveriam ser umas 14:30, mais coisa menos coisa, quando nos instalámos na sala ... mesas dispostas em U,  um quadro de papel com informações sobre as importâncias a que tínhamos direito por participar naquela formação ... sim, porque o que interessa à malta é o "pilim":

- bolsa de formação (€ 1,13/hora)
- subsídio de almoço (€ 4,27)
- Pagamento dos transportes públicos ou particulares na inexistência daqueles

E a sessão de hoje foi preenchida a preencher, passe a redundância, 3 folhas de papel, com os nossos dados pessoais... que se repetiam em todas elas.

O que valeu foram as intervenções dum "curtido", ex-delegado de informação médica que "fala pelos cotovelos" ... nada de jeito é certo mas, enquanto fala, vai-se passando o tempo.

E assim ia dizendo, que a formação académica blá blá... há cursos que não deviam existir ... a formação profissional "assim-e-assado" ... até que derivou para a formação do Relvas e do Sócrates, tendo ficado a dúvida se o curso em Paris é de Filosofia ou Psicologia (eu sabia a resposta mas não me apeteceu falar hoje...).

A formadora ainda tentou ensaiar uma apresentação individual de cada um de nós mas, apenas se ficou pela dela ... o "delegado" não deixou... acho que vai ser o tema da próxima aula ...

Amanhã é folga ... só retomo a formação na quarta-feira ...
Depois conto mais novidades ... se as houver



Sem comentários:

Enviar um comentário