sexta-feira, 1 de março de 2013

AGORA QUE SOU EMÉRITO ... DEDICO-ME À AGRICULTURA

Olá pessoal:

Esta coisa de ser "emérito" é porreira mas, de vez em quando, dá uma trabalheira ...

Ontem tinha decidido que hoje seria um dia dedicado à agricultura.
De manhã fui à cooperativa agrícola, comprei o que tinha a comprar, fui ao mercado semanal, comprei o que tinha a comprar, ... passei num amigo que tem um estaleiro de material de construção para trazer umas madeiras, ...e  depois de almoço mudei de roupa e atirei-me ao trabalho !!!!


O material para fazer as "varandas de morangos"

Um canteiro de espinafres, um canteiro de morangueiros, um canteiro alfaces, junto ao de salsa já existente e as "varandas dos morangos" como eu lhes chamei ...





O canteiro de espinafres


Dentro de alguns dias já terei favas, uns dias depois as alfaces estarão prontas para comercializar tal como os espinafres e os morangos, mais um tempinho e estarão também em condições de ser embalados e vendidos com rotulagem devidamente certificada.




O piri - piri



o canteiro da alface




e a salsa prós temperos ...

Toda esta actividade foi objecto de concurso ao Ministério da Agricultura para aquisição dum tractor mas, perante os meus 12 m2 de terreno agrícola, exclusivamente biológica, não me foi aurorizado por, com os gases de escape, poder conspurcar as colheitas... uma pena realmente porque as minhas costas é que pagam e as mãos estão a ficar calejadas ...



E aqui estão as "varandas de morangos" tão importantes para este meu projecto e  que envolveu alguns amigos, que comigo colaboraram na área da engenharia civil e hídrica. Tratou-se dum complexo projecto de movimentação e nivelamento de terras, com perfurações destinadas a aferir das condições do terreno para aguentar com as estacas de suporte, cálculos de drenagem de águas pluviais e, finalmente, com os sempre complicados cálculos de capacidade estrutural das varandas... enfim, meses de serões em volta do Autocad, folhas de cálculo, ... e o pessoal no facebook a perguntar por onde é que eu andava ...


Concorri também a um projecto do Ministério da Ambiente que subsidiou a aquisição dum casal de abelhas, adquirido numa feira na Holanda há cerca de 1 mês e que, como podem ver nas fotos, anda bem atarefado na colheita de pólen.



este é o suposto zangão ... 


Como podem observar, o seu comportamento não é nada masculino ... andar de flor em flor ... huuummm... nunca  me enganaste pá !!!!


Se tudo correr bem, lá para Agosto já poderei satisfazer as vossas encomendas de mel se, entretanto, o "zangão" se decidir a cobrir a abelha mas... não estou a achar jeito nenhum ... anda dum lado para o outro,... de flor em flor, zuuummm práqui zuuuuum práli e não passa cartão nenhum à abelha... 
No certificado de importação diz que é um casal e, até pode ser mas... acho-o muito "esquisito" ..


As favas ao fundo


Bom pessoal, antes que esgote, mandem-me as vossas encomendas.

Abraços e, agora, vou tomar um duche que cheiro a estrume.






Sem comentários:

Enviar um comentário