sexta-feira, 30 de outubro de 2015

É PROIBIDO PROIBIR


Era uma vez …

Eu fui guarda-redes nos “distritais” de futebol e era conhecido por dar umas “frangaiadas” 

No entanto, ser gozado pelos meus amigos e colegas de equipe, apesar do meu bom humor, era uma coisa que me chateava, principalmente porque a gozação era feita em público, nos cafés e tascas da minha aldeia.

Do que é que me lembrei?

Primeiro, convenci os donos dos cafés e tascas que me deviam favores e proibir a entrada dos tipos que se riam à minha custa !

Claro que eles me disseram que iriam ter prejuízo com a diminuição da clientela mas logo os tranquilizei ao tratar de lhes arranjar uma parceria com a Fábrica da Cerveja, a Fábrica dos Refrigerantes e a Fábrica dos Bolos e Bolinhos, cujas administrações tinham sido recomendadas por mim. 

Depois,  coloquei amigos meus nos outros cafés e tascas que “não controlava”, onde também se falava, em tom depreciativo, nos meus frangos ao domingo  e, de cada vez que alguém tocava no assunto, era ameaçado com um sonoro “aqui não se fala de futebol” !

Para estes últimos não foi, infelizmente, o suficiente e continuavam a falar de mim como o maior frangueiro que tinha passado pela União Desportiva Vilanovense. 

Tinha que tomar medidas ainda mais drásticas …

Lembrei-me que, em tempos, sugeri a nomeação dum amigo para a fiscalização dos cafés e tascas e, com um telefonema, logo funcionários da entidade fizeram umas  “visitinhas” aos estabelecimentos e ameaçaram os seus proprietários com o seu encerramento.

Mesmo assim, alguns, verdadeiros “tesos e arrebitados” que pensavam que desistiria, resistiram, mantendo os estabelecimentos abertos e onde se continuava à gargalhada a falar do meu desempenho como guarda-redes. 

Foi a gota de água… 

Um colega de escola que era advogado, conhecia uma juiz que tinha sido nomeada por influência do outro meu amigo, que era amigo do advogado e a quem uma vez lhe ofereci um alqueire de feijão… logo lhe “fez a cama” e, agora, tem afixado à porta do seu café, junto com a ementa dos petiscos e o preço dos gelados:

PROIBIDO FALAR NOS FRANGOS DO
 JOÃO RUI 
SOB PENA DE ENCERRAMENTO


Sem comentários:

Enviar um comentário