quarta-feira, 17 de junho de 2015

OS LESMAS NOS PICOS DE EUROPA (II)

Avín - Ribadesella - Covadonga

Dia 11 de Junho, o 2º dia de viagem e o 1º nos Picos.

No briefing do jantar do dia anterior, tinha ficado combinado tomarmos o pequeno almoço no camping (sempre muitíssimo bem servidos, com simpatia e preços igualmente simpáticos) e sairmos para o passeio às 10:00 locais.

A manhã tinha acordado com neblinas bem densas o que não indiciava nada de bom para andarmos em altitude.

Cumpriu-se o estabelecido apesar das dificuldades demonstradas por alguns no despertar ... o serão tinha-se prolongado e nem mesmo o cansaço dos 700 kms de viagem conseguiram empurrar alguma malta para a cama ... houve mesmo uma exibição de salsa, zumba, ...   .

eram ainda visíveis os "restos" da desgraça nocturna de que, felizmente, não há registos fotográficos nem sonoros

Não quero acusar ninguém mas, nesta foto, estão 3 dos "culpados" do desassossego  ... mas não digo quem são

e eram horas de partir ... o destino eram os Lagos de Covadonga e, no regresso, a visita ao Santuário com o mesmo nome ... coisa para apenas 30  ou 35 kms.

E começámos a subida para Covadonga, na belíssima estrada já conhecida de muitos ... e os únicos obstáculos que se nos deparavam eram estes ...

Só que, à medida que a altitude aumentava, o nevoeiro adensava-se de tal forma que se tornou imprudente prosseguir a viagem ...

porque a estrada, também percorrida por muitos outros "utilizadores", podia pregar-nos alguma surpresa

e assim decidimos voltar, descendo até ao santuário de Covadonga, deixando para uma outra oportunidade (se esta se deparasse...) a subida aos famosos lagos.

No Miradouro de La Reina, ninguém podia dizer que a paisagem não era bonita

E aqueles que pensavam que o curso de condução avançada que ministrámos recentemente no nosso parque de manobras, na sede d'OS LESMAS em Chanca, nunca serviria para nada ... eis que foi mesmo necessário colocar os ensinamentos lá colhidos em prática  . toda a rapaziada circulou em segurança e com tranquilidade.

E, curioso como uns metros mais abaixo, já era possível ver as paisagens e, neste caso, o recorte das cúpulas do santuário.

e a Santa Cueva, local onde está sepultado o Rei Pelayo, que era assim  uma espécie de Viriato dos Asturianos ... diz-se que era um tipo com muito mau feitio e danado prá porrada ... que o digam os povos que tentaram conquistar as Astúrias, especialmente romanos e árabes, que levaram que contar

e o famoso santuário, muito visitado por turistas que, obrigatoriamente visitando as Astúrias, ali vão também.

e concedeu-se algum tempo livre para a visita ...

convém aqui esclarecer que nos passeios d'OS LESMAS, é costume conceder-se tempo livre para visitas ... chegados a um local de interesse, marca-se uma hora de saída e cada um faz a visita ao seu ritmo e de acordo com os seus gostos pessoais ... é assim que está nos estatutos.

Alguns de nós aproveitaram a oportunidade e desfrutaram dum momento de recolhimento e reflexão ...

Outros, nem o solo sagrado os impelia a dizer a verdade ... lamentável

e aqui a entrada para a Santa Cueva ... que, se não fosse tão l,onge, daria uma óptima sede d'OS LESMAS... com aquela grade não conseguiriam assaltar o bar nem a caixa das quotas

e o já referido túmulo do Rei Pelayo ... e com mais ou menos devoção, com interesses mais ou menos cristãos, ... todos visitaram a Santa Cueva com muito interesse ... pelo menos nalgumas coisas

e os LESMAS são solidários e têm espírito de entreajuda... neste caso, o Filipe Oliveira a dar dicas para obter boas fotos ...

Mas nem só o Filipe Oliveira se preocupava com os colegas de viagem ...

estes dois velhinhos que por lá andavam a visitar o santuário, nalguma excursão daquelas onde se vendem uns presuntos, tachos, panelas e colchões, ...

foram ajudados pela Júlia

e aqui parte do grupo que andava em visita ... e paródia

e feita a visita, dirigimo-nos a Cangas de Ónis onde iríamos almoçar ... ainda em modo pic-nic com as "sobras" do jantar que tinha sido faustosamente servido

e a famosíssima Ponte Romana de Cangas de Ónis, o ex-libris daquela localidade e tema dos seus postais ....

e OS LESMAS iam conhecendo a simpática localidade...

e uma coisa que nos surpreendeu parvamente

Um sem-abrigo em Cangas de Ónis com um pólo d' OS LESMAS ....

É caso para dizer que OS LESMAS são internacionais em todos os aspectos .... fantástico como OS LESMAS são conhecidos até no meio dos sem-abrigo

Bem, e havia que dar "ao chinelo" ... como não tinha sido possível a subida para os lagos, antecipámos a ida a Ribadesella, vila piscatória e com belíssimas praias e que dista apenas cerca de 25 kms.

A ida para Ribadesella, feita pela N634 e depois pela N632, é um percurso fantástico pois a estrada é sempre num vale, ao lado do Rio Sella, que desagua no referido lugar.

Ladeada por altas e verdes montanhas, sinuosa e com frequentes limitações de velocidade que nada incomodam pois o percurso convida à contemplação.

Outrora um importante porto baleeiro e de carga de carvão, vindo da serra de Covadonga, é hoje um porto piscatório e local de veraneio muito conhecido pelas suas praias abrigadas na larga enseada.

Pelas semelhanças, tem um "não-sei-quê" de São Martinho do Porto ...

A entrada da sua enseada é protegida por dois grandes montes. Num deles, ergue-se uma ermida cuja visita recomendo pelas soberbas paisagens que dali se desfrutam

e a inevitável foto de grupo em Ribadesella

e de seguida partimos em direcção a um local que eu não conhecia mas tinha sabido algumas coisas interessantes sobre ele ...

Cuevas de seu nome ...  e pedi ao Filipe Oliveira que colocasse no seu GPS a informação para não perdermos tempo no caso de me perder ...

Quem me conhece sabe que não uso o GPS e confio cegamente nos mapas mas, por vezes, reconheço, o GPS é útil ... para os tipos das GS's

a estrada, a estreita e fabulosa RS-3, era assim ...

dispensa comentários ... até que chegámos

Trata-se duma pequena aldeia aonde se acede apenas por uma única entrada que não é mais que uma enorme gruta por onde a estrada passa ... foi mesmo fazer espeleologia de moto

a entrada da gruta que dá acesso à pequena aldeia

e como a aldeia não tem saída ...

voltámos para trás e de novo para a gruta

Apesar de já ter ido aos Picos por 4 vezes, não conhecia esta curiosidade fantástica ... e tinha a mania de dizer a todos os meus amigos que conhecia muito bem os Picos ... esta foi apenas a primeira surpresa de algumas que nos estavam reservadas nesta viagem aos Picos "desconhecidos"

e o regresso a Cangas fez-se por uma estrada secundária (creio que a mesma RS-3), bem pequena mas bem asfaltada e com curvas daquelas que todos gostamos

de prender a respiração para quem gosta do género ...

e percorridos em reduzido tempo e pela tal estrada que convidava ao relaxe, os pouco mais de 30 kms que nos separavam de Cangas de Ónis, ali chegámos e reunimos para decidir se deveríamos tentar a subida aos lagos ...

Fomos da mesma opinião que o Zé Augusto e aventurámo-nos na subida na esperança que o nevoeiro da manhã tivesse desaparecido ou, pelo ,menos, diminuído.

e porque "o que tem que ser tem muita força", lá foram OS LESMAS subir a serra

que, apesar de ainda ser visível alguma neblina, já estavam reunidas as condições para a tão desejada visita

as paisagens são duma beleza indescritível ... e de mota têm outro sabor

a tentação de colocar mais fotos aqui na crónica do blogue é enorme mas ... façam o favor de as ir ver todas ao facebook d'OS LESMAS-GRUPO MOTARD

A estrada estava, por vezes, impedida pelo "trânsito" destes simpáticos e pachorrentos animais que, habituados aos turistas, já nem ligam

e eis-nos chegados ao primeiro dos lagos de Covadonga, o Lago Einol

pelo qual passámos, em marcha lenta como, aliás, convinha, para fazer umas fotografias ...

continuámos a subida em direcção ao Lago Ercina

onde ainda foi tentada uma pega mas... nem para cernelha havia ajudantes

pelo que nos dedicámos apenas a apreciar a paisagem

quando não éramos impedidos pelos residentes

e a foto de grupo possível pois havia "gado tresmalhado" que não conseguimos reunir

e a foto das nossas "meninas" no Miradouro de Entrelagos

e estava cumprido o programa do dia 11, segundo dia do nosso passeio pelas Astúrias.

Tínhamos, felizmente, conseguido ir aos Lagos à segunda tentativa ... estou certo que o faríamos antes de regressar mas iria alterar a programação dos dias seguintes

Regressámos ao parque cerca das 19:00, com cerca de 180 kms percorridos, bem dispostos como quase sempre estamos e maravilhados pelas belas paisagens de que desfrutámos tendo conhecido um pouco dos "Picos Desconhecidos" da maior parte dos que lá vão.

Como de costume, todas as fotos (e são bastantes) disponíveis no facebook OS LESMAS-GRUPO MOTARD, cuja adesão podem solicitar gratuitamente até que Portugal deixe de ter défice nas suas contas   .