quarta-feira, 3 de julho de 2013

FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O meu 6º dia




02-07-2013 ...

Cheguei um "tudo-nada" atrasado ... e acho que, em todos estes dias, fui o único que, ao fazê-lo, pedi licença para entrar e desculpas pelo atraso:

- "Boa tarde, desculpe o atraso ... um pequeno percalço ..."- foi o que disse.

A formadora pareceu nem me dar importância pois de malta que chega tarde, entra e senta-se sem "água-vai" ... deve estar já farta ... até me senti "estranho"... assim meio anormal em pedir desculpas por chegar tarde.

A conversa estava a começar ainda (que diabo, cheguei apenas cerca de 15 minutos atrasado e, pelo que vi dos outros dias, não devia ter perdido ainda grande coisa ...) e, pelo que me apercebi, a formadora estava a tentar ensinar-nos como fazer um Curriculum Vitae ...

Não sei porque carga d'água mas, de repente, já se estava  a falar nos funcionários públicos, do mérito, dos estímulos à excelência, em homens vs mulheres no mundo do trabalho , machismo, capacidade de trabalho das mulheres, ...

A coisa estava tão animada que entrou pela porta dentro um Sr. Eng Metereólogo Arquitecto Inspector Doutor Intendente Comendador Chefe ... e que, em tom de voz bastante baixo, nos disse que conheceu o arquitecto responsável por aquela obra e que com ele teve várias discordâncias pois, blá blá blá... o som propaga-se de forma desmesurada ... e na sala mesmo ali ao lado, que estava separada da nossa por um singela parede de contra-placado, decorria uma importante reunião com "não-sei-quantos" ministros, secretários de estado e outros aldrabões ... pelo que nos pediu alguma contenção nos níveis sonoros.

A coisa assim pedida claro que só podíamos anuir afirmativamente (há anuir negativamente?) ... e estivemos menos barulhentos durante largos minutos... cerca de 5 mais coisa menos coisa.

Bom, continuou-se sobre o que escrever e como o dispor num CV ...

A determinada altura, ouviram-se aplausos na sala ao lado com os quais colaborámos também ...

O Aires, a pessoa mais experiente de todos nós em cursos e formações, certificações e graduações, Setes, Poc's, SEI's, Trot's, Ploc's e outras coisas assim, disse: Agora já podemos falar um pouco mais alto que já acabaram.

"Como é que sabes" questionou o "Delegado" ... "eu já cá estive muitas vezes", respondeu calma e pausadamente o Aires, do alto do seu saber empírico e com a autoridade que os seus práí 140 kgs lhe conferem ...

Não sei se já se tinham ido embora mas, pouco depois, apareceu uma senhora a pedir, encarecida e humildemente, para falarmos mais baixo ...

Está provado cientificamente que formações da parte da tarde, com temperaturas acima dos 30º, em grupos heterogéneos, com níveis de exposição verbal abaixo dos 25 db, ... dão sono, e os níveis de atenção reduzem-se drasticamente ... e o Aires, por 3 ou 4 vezes ia deixando cair a cabeça no chão ao dormitar ... e até eu.

Valeu o intervalo em que fui prendado com um elogio da Rosa Maria/Maria Rosa:
"João, gosto de homens assim, com humor ... !!!"
"Ah... muito obrigado ... é muito gentil a senhora"

"Ainda bem que ninguém ouviu" ... pensei eu mas o Cláudio estava atento e disse logo a sorrir:

"João, está no papo !!!" ...
"Fod@-se ó Cláudio.. deixa-me em paz !!!"

Amanhã é o último dia e já estou com saudades ... como virá a formadora vestida amanhã?... afinal é uma data cerimoniosa, de encerramento de actividades formativas, não é uma data qualquer ....




Sem comentários:

Enviar um comentário