terça-feira, 31 de julho de 2012

(RE)VISITAR BARCELONA

Olá pessoal ...
Tinha combinado com o meu amigo Zé Paulo uma "viagem com os miúdos" e calhou ser a Barcelona porque o destino inicialmente escolhido (Dublin) se revelou bastante caro em viagens e alojamento.

Apesar de ser a 2ª vez para mim, confesso que esta revisita foi bastante agradável e pude ver coisas que, da primeira vez, me escaparam.

Ficam aqui algumas dicas para os que ficarem curiosos sobre visitar Barcelona:

Como ir:
A Ryannair tem voos praticamente diários do Porto para Barcelona e vice-versa e a preços verdadeiramente acessíveis.
O Check-In on-line facilita pois não é necessária uma presença nos aeroportos tão antecipada como as costumeiras duas horas ...



Ah ... é possível fazer reserva de estacionamento no aeroporto do Porto, também no parque low-cost e por cerca de 20,00 é possível estacionar no parque coberto durante 4/5 dias.



Bem, voo para Barcelona às 06:40 o que permite aproveitar ainda grande parte do dia e, à chegada ao aeroporto de El Prat, é possível chegar à cidade por comboio, por Bus e pelo tradicional táxi ... 
Mas nada mais fácil que apanhar o comboio da Renfe (Rodalies) comprando nas máquinas automáticas da estação um bilhete de 10 viagens por 9,95 e que é válido para todo o sistema de transportes da cidade (comboio, bus, metro e tram).
A viagem até à estação central de Sants demora cerca de 20 mnts e aí pode apanhar-se o metro para qualquer ponto da cidade.
O respectivo mapa está disponível em todos os hotéis e nos vários postos de turismo da cidade.
É um excelente meio de transporte, com boa sinalização e com frequências horárias intensas (atenção que ao domingo fecha à meia-noite).

Para visitar a cidade:

Recomendo um bilhete de 1 dia no Touristic Bus ... há duas empresas a operar em Barcelona, uma delas com duas rotas e a outra com três, com preços iguais. Podem escolher a que quiserem pois percorrem exactamente os mesmos lugares e é óptimo para ficarem com uma ideia da cidade.
Podem subir e descer em qualquer ponto para fazes as visitas que entenderem e "marcar" as que quiserem deixar para os dias seguintes, fazendo-o por conta própria nos transportes públicos.
Estes autocarros dispõem de audio-guide em Português e funcionam das 9:00 até às 20:00.



Locais a não perder:

Parque Guell, Tibidabo, La Pedrera, Casa Batló, Palau de la Música Catalana, Fonte Mágica, Monjuic e o seu castelo, Parque da Cidade, Museu Picasso, Bairro Gótico, Las Ramblas, Mercado de la Boqueria, Catedral Gótica, Sagrada Familia, as praias, Camp Nou, ...

Barcelona tem na sua parte mais antiga monumentos góticos interessantíssimos de que destaco a Catedral cuja visita é gratuita embora pela ocorrência de serviços religiosos possa não estar acessível na sua totalidade.



Aos domingos de manhã, aproveite para apreciar a dança tradicional catalã, de mãos dadas, em roda, acompanhada pela música duma orquestra que actua nas escadarias da catedral.




O Museu Picasso, bem perto, é um dos locais a visitar com tempo se aprecia o género ... a entrada custa 11,00.
Para quem pretende visitar vários museus, recomendo a compra do Art Ticket por 25,00 que lhe permite visitar 7 dos principais centros de arte de Barcelona. para além do já referido Museu Picasso, pode fazê-lo ainda no Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu de Arte Contemporânea, Fundação Joan Miró, Centro de Cultura Contemporânea, Fundação la Caixa.

Visitar o Bairro Gótico, é uma agradável aventura por entre ruas e vielas estreitas com turistas e vendedores de recuerdos vários. Nele há inúmeros palácios e palacetes muitos deles com exposições temporárias e permanentes de foto, pintura, escultura, ... que, na sua maioria são visitáveis gratuitamente.




o Palau de la música Catalana é local obrigatório de visita. Estejam atentos à sua programação pois a entrada é de 16,00 e, por pouco mais, pode ser possível assistir a um concerto e visitar o edifício.
Tive a sorte de assistir ao concerto de Manuel Gonzales, considerado pela crítica o maior guitarrista espanhol da actualidade e que me proporcionou a visita ao edificio.







Las Ramblas, local de visita obrigatório para todo o turista que se preze ... percorrer a movimentada rua da Plaza Catalunya até ao monumento a Cristóvão Colón, bem perto do porto, ou fazê-lo em sentido contrário, é como "ir a Roma  e não ver o Papa". Nada mais é do que uma rua com o seu centro pedonal, apinhada de gente e de mercadores de todo o tipo ... desde recuerdos até animais, quase tudo se pode ali comprar.



Mesmo ao lado da Rambla encontra o Mercado de la Boqueria, local movimentado e onde pode apreciar o frenesim do seu comércio. Há locais onde pode comer embora, nas transversais à Rambla, seja mais barato afastando-se um pouco do seu centro.

As praias de Barcelona enchem-se de gente aos fins-de-semana mas merecem ser visitadas e usufruídas nem que seja apenas por uma manhã ou tarde. As águas mediterrânicas são quentes e, embora estranhemos a "areia esquisita", será comcerteza um momento agradável deixarem secar-se ao quente sol de Barcelona depois dum mergulho nas calmas águas.

O Parque Guell situado num monte permite ter uma perspectiva elevada de Barcelona, pois no meio da sua vegetação e construções de Gaudi, há um miradouro bem agradável.
Nele encontrará vários artistas, desde pintores, caricaturistas, grupos musicais, que dão colorido e sonoridade ao local.





Montjuic é um monte situado na encosta leste da cidade e onde foram realizados os jogos olímpicos de 1992. Nele foram feitas várias obras que o transformaram e que hoje o tornam num local lindíssimo.
Lá pode visitar o Castelo onde se acede a pé pelo fresco arvoredo ou pelo teleférico que lhe permitirá ter vistas fabulosas sobre a cidade. Lá em cima, poderão apreciar a sua geometria e o bonito porto comercial. Barcelona é o principal porto de cruzeiros europeu e onde estão sempre "estacionados" vários paquetes.
Visite o Estádio Olímpico, o Palau Sant Jordi onde foram realizadas as provas cobertas, as piscinas e outros locais onde foram realizadas as provas em 1992 ... ou, se preferir, faça um jogging pelas suas matas.





Camp Nou é o estádio do conhecido clube de futebol "Barça". Quer se goste ou não é o clube da cidade e em todos os estabelecimentos há referências ao forte  fervor clubista dos seus habitantes.
Recuando na história há razões para que os catalães tenham algumas más recordações de Madrid e dos Bourbon mas ... isso agora não interessa para nada !!!!.
Se tiver oportunidade, visite-o ou, pelo menos, visite a sua loja.
Pode aceder-se facilmente lá pelo TRAM ou pelo Metro.



Á noite, vá até á Plaza de Espanya, passe ao pé do Centro Comercial Arenas,  construído na antiga praça de touros com o mesmo nome, e que manteve a sua antiga fachada ...
Não perca o espectáculo da Fonte Mágica, que se realiza de meia em meia hora, a partir das 21:00 até às 23:00. Espectáculo de repuxos de àgua, luz e música ... com alguma sorte, pode ouvir Dulce Pontes em "Canção do Mar" cuja musica faz parte do play list habitual do show.





Se tiver oportunidade, assista das escadarias do Museu Nacional de Arte Catalana.
De lá, poderá ver bem iluminado e ao longe, o Templo do Sagrá Cor, bem no cimo do Monte do Tibidabo, também conhecida por Serra da Collserola.
Podem lá chegar numa das paragens do Touristic Bus, apanhar um antigo  e típico eléctrico/funicular que os levarão até ao cimo do monte. Lá há um parque de diversões para além do templo religioso.
Já agora, aproveite e aprecie a engenhosa construção que é a torre de comunicações com o mesmo nome (Collserola).




No Parque da Ciutadella, descanse, durma uma sesta, dê um passeio de barco ...






Em Barcelona há uma outra torre de comunicações, esta no Montjuic, que é a Torre Calatrava, de autoria do arquitecto com o mesmo nome. A curiosa construção, diz quem sabe, representa um atleta a curvar-se para receber a medalha olímpica ... fica a sugestão para os mais imaginativos.

No Passeig de Grácia, uma rua com enormes passeios pedonais e casas comerciais de marcas conceituadas, não deixem de observar e se possível visitar, La Pedrera, de Gaudi.



Nesta zona, da Barcelona modernista, há várias construções propriedade da antiga burguesia têxtil que fazem daquela rua uma curiosidade.
A Casa Batló, é outro desses exemplos e, apesar de mais pequena, é, em minha opinião, mais rica na sua decoração e pormenores de construção.
o Arquitecto foi o mesmo Gaudi, muito presente nesta cidade.



Plaza Catalunya onde "tudo se passa" ... encontro de linhas de metro e comboio, de bus, ... imensos táxis, turistas, Corte Inglês, FNAC, ...

A Sagrada Familia, é talvez o monumento mais emblemático de Barcelona.
Sempre com muitos turistas a procurar visitá-lo, é um desafio ao mais paciente aguardar nas filas para os bilhetes de entrada.
Sugiro a visita em dias de semana e bem cedo, senão ... podem sempre obter belas fotos do seu exterior.



Á noite, no Porto Olimpico, poderão desfrutar da movida catalã num dos inúmeros bares onde o som é rei ... jantar num dos belos restaurantes é um hipótese a considerar se estiverem preparados para pagar cerca de 25 ou 30 por pessoa ... mas come-se muuuuito bem !!!!!






quinta-feira, 19 de julho de 2012

1º ENCONTRO MOTARD DE VINHAIS

Olá pessoal:

A convite do Bruno, digníssimo presidente do Motoclube Os Javalis de Vinhais, irei estar presente no seu 1º encontro motard a realizar nos próximos dias 3, 4 e 5 de Agosto naquela linda localidade transmontana e que aqui divulgo.
Aqui fica o cartaz para quem quiser saber mais informações.



Este o local onde vai ser realizado o encontro.
Fui também informado que existe uma albergaria municipal onde é possível pernoitar, tomar um duche e o pequeno almoço por "5 aéreos" !!!!

A quem for, lá nos encontraremos ...

sábado, 14 de julho de 2012

FERIAS

Olá amigos leitores e leitoras:


O Blogue do João vai de férias uns dias ... iria dando notícias se soubesse que não entravam grães de areia para o teclado mas não quero arriscar ... todos vós sabeis que, quando entram para outros sítios igualmente sensíveis, às vezes, a coisa não corre bem ...


Até daqui a  uns dias e boa férias para todos também


Abreijos, beijaços, ...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DISFUNÇÃO ERÉCTIL: O PROBLEMA

Um problema envergonhado e oculto, na maior parte dos casos com repercussões que vão para além do simples âmbito doméstico.

Nota da redacção:chegaram ao meu conhecimento casos em que também em casa de outros "o problema" persiste ...

Para nós homens, o admitir sequer que se tem "o problema" é o primeiro passo e, estou certo, o mais difícil.
Encarar "o problema" como uma questão de saúde é fundamental para a obtenção de resultados positivos no seu tratamento e, o encorajamento que o aconselhamento profissional, de verdadeiras especialistas, normalmente oriundas de leste e da américa latina, pode fazer com que, de novo, o doente se sinta capaz de, em toda a sua plenitude, fazer uso completo e abrangente da sua virilidade.

Referi aqui as "especialistas de leste e américa latina" pois são países onde há muito se investiga este problema e onde é encarado de forma mais profissional que no nosso.

Felizmente que hoje, para além das já referidas ajudas de especialistas,  estão disponíveis ajudas químicas de fármacos que complementam a resolução "do problema"



ULTIMA HORA !!!!!




EQUIVALÊNCIA E VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS





ELES "ANDEM" AÍ .....

Só tive tempo de compor o nó da gravata e "dar uma ajeitadela" no cabelo ... dassssssssssseeeeee




NÃO QUEBRE ESTA CORRENTE ...

EXTRAORDINÁRIO !!!! ... INACREDITÁVEL !!!! ....FUNCIONA MESMO !!!!!


Que me lembre é a primeira vez que não elimino e quebro as inúmeras correntes que me mandam ... mas esta tenho que mandar pois já comprovei e funciona mesmo ... garantido 100% .... !!!!!!



quinta-feira, 12 de julho de 2012

DICA DE INFIDELIDADE CONJUGAL DO DIA




Grave o número de telefone da sua amante com o nome "BATERIA FRACA" ...
Sempre que a sua amante ligar e não possa atender, a sua esposa colocará o telemóvel a carregar.

Aprendam que eu não duro sempre !!!!!


REQUERIMENTO PARA EQUIVALÊNCIA ESCOLAR



PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE EQUIVALÊNCIA

Exmº Sr. Reitor da Universidade Lusófona:

Venho respeitosamente pedir a atribuição do grau de Mestre nas seguintes disciplinas de forma a poder conclui-lo com êxito:

Animação Social
Fiz parte da Comissão de Festas da N.S. da Conceição na localidade onde resido, Feteira, freguesia de Cernache, concelho de Coimbra, tendo desenvolvido vária tarefas de que destaco o aviar copos de vinho e de cerveja no bar das mesmas, acompanhar os gaiteiros nas arruadas pelo lugar e estar a preparar o ensaio das marchas para os Santos Populares do próximo ano;

Nutrição Económica
Quando joga o Benfica, clube que tem muitos adeptos e simpatizantes neste lugar, organizo, preparo e confecciono umas “buchas” que são deglutidas no “convívio”, local de reunião da população da Feteira. As referidas “buchas” são bastante variadas e nutritivas destacando aqui as mais usuais: moelas e vinho e cerveja, atum com cebola e vinho e cerveja, frango com esparguete e vinho e cerveja, miúdos de leitão e vinho e cerveja, e, a mais simples, amendoins e tremoços com vinho e cerveja.

Estudo das Religiões I
Sou um esforçado acompanhante dos meus filhos na sua caminhada catequética. Desde o assistir a serviços religiosos de 1ªs comunhões, profissões-de-fé e crismas, participo com alegria nas excursões a Fátima e devidamente compenetrado nas romarias religiosas, sempre equipado de acordo com os mandamentos (manta, farnel, garrafão, …)

Estudo das Religiões II
De 18 em 18 anos (1994 e 2012) participo na procissão da Rainha Santa Isabel em Coimbra, com o atento fervor e devida fé, experiência que, estou certo, me conferirá uma excelente nota nesta difícil disciplina.

Geografia de Cidade e Montanha
Sou um activo turista fazendo imensas “piscinas” não só na baixa Coimbrã e, ainda muito recentemente, fui de moto até à Serra da Estrela, tendo ido a Manteigas, Covilhã e Fundão donde avistei imensos montes que, sem dúvida alguma, me prepararam e em deixaram qualificado para uma nota bem positiva nesta exigente disciplina.

Mecânica de Fluidos
Avariei o meu corta-relva e foi para reparação … o meu amigo Leonel emprestou-me  o dele e avariei-o também …
A experiência adquirida com avarias de máquinas de relva leva-me a concluir que estou habilitadíssimo para ter um aproveitamento bem positivo nesta disciplina onde a maior parte dos alunos só à 3ª ou 4ª tentativa consegue aprovação.

Cuidados de Jardinagem II
A óbvia utilização do corta-relva  referido anteriormente, leva-me a pedir a sua aprovação nesta disciplina pois, de forma exemplar e em cortes perfeitamente simétricos,  deixo a relva do meu jardim impecável.

e por último ...

Melodias e Timbres
Fui filarmónico durante mais de 20 anos na SFRBV - Sociedade Filarmónica Recreativa e Beneficente Vilanovense, tendo-me destacado na produção dos mais variados sons em instrumentos metálicos de sopro de que destaco a Trompete, o Sousafone, o Trombone, a Tuba, o Contra-Baixo, a "Trompinha de Nossa-Senhora", o cornetim e tantos outros. Conhecedor experiente das figuras musicais e das notas, o que me proporcionou arranjar mais tarde um emprego num banco, penso merecer a nota máxima nesta disciplina de aproveitamento tão difícil de obter.

Pede deferimento
João Pimentel

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DICA DE EMPREGO DO DIA


Um desempregado compareceu no Centro de Emprego em Braga, para ver se havia alguma coisa para ele.
Ao chegar, viu um cartaz que dizia 'Precisa-se de Assistente de Ginecologista'.
Foi ao balcão e perguntou:
- Pode dar-me mais informações sobre este trabalho?
E o funcionário:
- Com certeza. O trabalho consiste em preparar as pacientes para o exame. Você deve ajuda-las a despir-se e lavar cuidadosamente as suas partes genitais. Depois faz a depilação dos pêlos púbicos com creme de barbear e uma gillete novinha. A seguir esfrega gentilmente óleo de amêndoas doces, de forma a que elas estejam prontas para ser observadas pelo ginecologista. O salário mensal é de 3.500 Euros. Mas o senhor tem de ir até Terras de Bouro. Fica a mais ou menos 30 km de Braga!..
- É lá o emprego?
- Não, é lá que está o fim da fila!...

Voltar pag Inicial

AFINAL !!!!!!!

Não há razão para tanto alarido em volta do percurso académico deste conhecido político ...
Discute-se se a licenciatura foi em 2006 ou 2007 quando, afinal, em 2004 já era DOUTOR !!!!!!


terça-feira, 10 de julho de 2012

EQUIVALÊNCIA ESCOLAR DO DIA



AINDA O PORTUGAL x ESPANHA





Numa povoação pequena, mesmo junto à fronteira entre  Portugal e Espanha, a Igreja  fica cheia para a missa das 10h: portugueses, espanhóis, o presidente da junta, etc..
O padre começa o sermão:   "Irmãos estamos hoje aqui reunidos para falar dos Fariseus... Aquele povo desgraçado como esses espanhóis que estão aqui..."

Ohhhhhhh !!!! O maior tumulto tomou conta da igreja.
Os espanhóis ofenderam o padre, houve porrada na porta da igreja.

O presidente da junta levou as mãos à cabeça, indignado.

Acabada a confusão, o presidente da junta foi falar com o padre na sacristia:

       " - Sr. Padre, vá devagar, os espanhóis vêm para este lado, gastam nas lojas, nos restaurantes, trazem euros para  Portugal…. Não faça mais provocações."

Durante a semana a conversa entre todos era a mesma: o padre e o sermão do Domingo. Aquele zum-zum-zum todo foi fazendo com que as pessoas ficassem curiosas e a  querer saber mais sobre o que tinha acontecido.

Finalmente, chega o domingo.

O presidente da junta chega à sacristia e fala com o padre:

"- Padre, o senhor lembra-se da nossa conversa, não? Por favor, não arranje nenhum problema hoje, ok?"

Vem a missa e o padre começa o sermão:  "Irmãos... Estamos aqui reunidos, hoje, para falar de uma pessoa da Bíblia:   Maria Madalena.

Aquela mulher, prostituta que tentou Jesus, como essas espanholas que estão aqui..."

Caldeirada geral: pancadaria na igreja, partiram velas nos corredores,chapadas, socos e alguns internamentos no SAP da povoação.

O presidente da junta foi novamente ter com o padre:  "- Padre, o senhor não me disse que iria com mais calma? ... se o senhor não amansar, vou escrever uma carta ao Bispo e pedir a sua retirada Imediata."

Naquela semana, o tumulto e a excitação geral eram maiores ainda. As conversas revelavam cada vez mais inquietação.

Ninguém iria perder a missa do próximo domingo nem que a vaca tossisse. Na manhã de  Domingo, o presidente da junta entra na sacristia com a polícia e adverte o padre:
     " -Sr. Padre, não provoque desta vez, senão acuso-o de provocação de tumulto e vai dentro!!"

A igreja estava abarrotada. Quase não se conseguia respirar de tanta gente.

Começa o sermão :  " Irmãos... Estamos aqui reunidos hoje, para falar do momento mais importante da vida de Cristo: a Santa Ceia"

(O presidente da junta respirou aliviado...aquele era um tema em não havia vislumbre de problemas com os espanhóis)

- Jesus, naquele momento, disse aos apóstolos :"Esta noite, um de vocês me trairá.'

Então João pergunta: 'Mestre, sou eu?'   e Jesus responde: 'Não, João, não serás tu'.

Pedro pergunta: 'Mestre, sou eu?'   e Cristo responde: 'Não, Pedro, não serás tu.'

Então Judas pergunta: 'Mestre, soy Yo?...'

A PORRADA FOI GERAL !!!!!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

FUI AO FUNDÃO AFIAR UMA NAVALHA

Queres ir ao Fundão comigo comprar uma navalha?
Disse-me o Rui "Pai-de-Deus" aqui há dias no Mototurismo do Centro entre duas cervejas ...
"Sim, quero, e quando?", respondi eu ...
"Olha, domingo dia 8 é capaz de ser bom dia" ...
"Combinado" ...

Conhecemo-nos há quase 40 anos e já fizémos milhares de kms juntos e, entre nós, as coisas combinam-se assim ... "meia-dúzia" de palavras, duas ou três frases ... e não é preciso mais.

Foi avisado do local e  hora de encontro o Rodrigues, colega do Rui que queria ir também para "afiar umas facas" e às 9:00 lá nos encontrámos nas bombas da Adémia ...


O Rui, o Rodrigues e eu mesmo ...

Em direcção ao IP 3 para seguirmos até São João de Areias onde decorria a concentração local para "apanharmos" o Vitor que também queria ir connosco.
O Vítor, já não o via desde a ultima vez que estivémos nos Pinguins ... também é dos "duros" ... tenda e fogueira, chouriço assado e café na fogueira ...


O "parque de campismo" no recreio da escola ...



A malta estava a preparar-se para o pequeno almoço ...



Nesta foto, o Vitor, eu, o Batalha, o Rodrigues e o Rui

E por lá encontrámos um velho amigo nosso, habituée das concentrações, o Batalha que, afinal, é quase nosso vizinho pois mora em Condeixa ...

A convite do Aníbal, outro dos nossos velhos conhecidos deste mundo das motos, fomos tomar um cafézinho à sede do Motoclube Diabos da Noite de S.João de Areias, na antiga escola primária ... de louvar a atitude da Câmara Municipal na cedência do espaço ao motoclube... sempre é melhor que ter o edifício fechado a degradar-se ...





O Aníbal connosco na sede do Motoclube Diabos da Noite


De lá prosseguimos viagem até Seia, em direcção ao museu do Pão, onde iríamos comprar o dito para o almoço. Tinha sido combinado um pic-nic no Covão D'Ametade ... cada um levava vinho (mas só do bom, condição de que todos os que connosco andam já sabem a mais importante de todas ...)


Este pessoal quer ficar sempre com alguém bem parecido nas fotos ...
A simpática funcionária da loja do Museu do pão, com o Vitor, o Rui e o Rodrigues ... alguém tinha que ser o sacrificado para segurar máquina... calha sempre ao mesmo ... @?&%-se


No Museu do pão não há apenas pão ... neste caso doces tradicionais da região

E começámos a subida para a serra ... virámos em direcção a Manteigas pela N232 e passámos pelo Vale do Rossim, onde temos ficado nas concentrações dos Eskimós ...



Ficámos muito agradados por ver que a sua barragem, quase vazia em Fevereiro e onde tínhamos andado a pé lá bem no fundo, estava agora composta com este lindíssimo lençol de àgua azul e que era aproveitado por alguns viajantes para um refrescante banho ... estavam cerca de 25º

No percurso para Manteigas, fizémos ainda duas paragens:


O Rodrigues a verificar a sua Africa Twin depois dela ter caído ...
Felizmente nada de estragos ....


Uma para uma ida a um miradouro donde ainda se avistava o lençol de àgua da barragem do Vale do Rossim e onde chegámos por um caminho entre giestas floridas de amarelo vivo e arbustros que se mostravam ao sol, bem robustecidos pelas chuvas de Abril.


O Rui e o Vitor na escalada para o improvisado miradouro ...


Já bem lá em cima ... e ao fundo a albufeira do Vale do Rossim


Depois de ter conseguido subir, também eu tive direito a uma foto


Opps... agarrem-me ...




Fomos acompanhados por um rebanho de ovelhas e cabras que, pachorrentamente por ali pastavam ao ritmo do tinir dos chocalhos, de quando em vez corrigido pelos assobios dos dois pastores que o guardavam.




O Vitor mostrou-nos uma fonte com uma cisterna para onde  a àgua corre e é utilizada para os animais beberem ... e também para por as grades de cerveja a refrescar.

A outra paragem num lindíssimo miradouro sobranceiro a Manteigas ...



dei comigo a pensar que, se não fosse "a malta das motas", o que conhecia da Serra da Estrela resumia-se a estradas principais e que toda a gente percorre ...



As motos tiveram que ficar onde foi possível ...



O Rui ainda escala bem ... isto de ser GNR e ter boa vida ... ehehehe



Já disse noutras ocasiões que esta t-shirt está levemente deformada no estômago ... assim até parece que tenho barriga ... !!!!


Manteigas ao fundo ... agora lembrei-me que isto até parece a Batalha Naval
.. Manteigas ao fundo ...ahahahhaa


O miradouro do Fragão do Corvo ... o Rodrigues, por causa das vertigens ...


Esta linda giesta bem colorida de amarelo e em contraste
com o verde da restante paisagem ...


E depois prosseguimos até Manteigas ... mas por uma estrada pouco usada .. muitas curva sem gancho  e eu sem a minha RT ... ai ai .... a LT é muito comprida ... curvas havia que a roda da frente já estava a rodar para a esquerda e a de trás ainda empurrava para a direita ...


Por S. Sebastião, paisagens e curvas deliciosas...
para quem tem "cabras do mato".... dassseeee


O Vitor na sua moto mesmo à chegada a Manteigas ...



Logo a seguir a Manteigas e depois dos viveiros das  trutas, há uma pequena estrada á esquerda com a  indicação POÇO DO INFERNO ...


era um dos locais que pretendíamos visitar e que, de nós, apenas o Vitor conhecia ... estes tipos com namoradas novas conhecem cada canto !!!!


Depois de vários kms a subir e em estrada com piso um bocado agressivo para a minha LT (teve uma vida pacata e sossegada antes de me conhecer e já me deve ter rogado pragas arrependida por ter mudado de dono ... aguente-se !!!) e onde os meus companheiros davam cartas (1 Varadero, 1 Africa Twin e uma Yamaha GTS 1000) chegámos ao POÇO DO INFERNO.


O Vitor junto ao Poço do Inferno à sua esquerda



Eu desci mesmo lá abaixo onde a cascata desaba ...


O Rui e o Vitor nas escadas ...


Um dos lagos da cascata ...


É uma cascata com cerca de 10 mts de altura por onde desaba a Ribeira de Leandres e cuja queda é amortecida por pequenos lagos em socalcos .. só visto pois nem eu sei muito bem onde fui buscar estas palavras para descrever o Poço do Inferno ... é muito giro "prontos".
O leito da ribeira é escavado num profundo e estreito vale, com imenso verde, e onde as encostas são autênticas paredes verticais, e onde dispuseram umas mesas de pic-nic ...


O desfiladeiro ...


Uma das mesas à disposição para pic-nic


Apesar de termos combinado que o almoço seria no Covão D'Ametade, eram cerca de 12:30 e a fome já apertava ... e antes que o vinho aquecesse ...






Almoçámos ali, tendo tido depois a companhia de dois casais que se divertiam a calcorrear a serra a pé ... há gente esquisita realmente !!!

E tivémos a companhia dum simpático residente na zona que se juntou a nós sem ser convidado ... como não  chateava, também não o mandámos embora e colocou-se em cima do blusão do Rodrigues a apanhar sol ...



Depois do almoço, descemos novamente até aos viveiros das trutas para o cafézinho ... hábito tão português e que proporciona sempre momentos de convívio e de conversas mesmo com quem se não conhece de lado nenhum ...



Barriguinha cheia e café tomado, toca de fazer o percurso junto ao vale glaciar do Zêzere, sempre bonito de percorrer  em qualquer época do ano.



O Vale Glaciar do Zêzere

De novo na EN 339 que cruza a Serra e virámos em direcção à Covilhã ... com passagem ao lado do antigo Sanatório das Penhas da Saúde  e que muitas coisas me trouxe à memória.

Foi construído por volta dos anos 30 do sec passado pela empresa dos Caminhos-de-Ferro e destinado à cura da tuberculose dos seus funcionários ... naquele tempo a tuberculose era comum e uma das maiores causas de morte em Portugal.

O bonito edificio, com fotos da época ...



se tivesse sido construido nos Alpes ou noutro qualquer, não teria chegado a este estado ...






Hoje está a ser reconstruído creio que para a ENATUR, a conhecida empresa das Pousadas de Portugal, agora do Grupo hoteleiro Pestana e, pelo que pude observar, a traça original está a ser reabilitada e mantida a sua beleza... ainda bem.

A Covilhã já lá ao longe ...

Uma pequena paragem na Covilhã para o Rodrigues comprar uns enchidos para comprovar lá em casa a sua viagem connosco ... (este pessoal novato não sabe que o Photoshop opera milagres e coloca-nos em sítios onde nunca estivémos e muito menos iremos ... mas se necessário prova que ... ai ai)

E daí até ao Fundão foi um saltinho ... nem tinha bem a noção de que da Covilhã ao Fundão são apenas cerca de 20 kms ... passei em frente do Hotel Alambique ("ai eu já fui tão feliz no Hotel Alambique ...") e atravessámos a cidade em hora de canícula ... estavam cerca de 30º, eram talvez 15:00 e as poucas pessoas que se viam estavam resguardadas em acolhedoras e refrescantes sombras ... não parámos pois o nosso destino era já bem perto e os pouco mais de 10 kms que nos levariam até ao Casal de Álvaro Pires foram feitos debaixo de sol intenso e boca seca ... os pic-nic's de presunto, chouriços, queijos e outras  m£rd@s calóricas são antagónicos à condução de motos ao sol ... pelo menos é o que deveria constar no livro a Arte de Bem Cavalgar todo o Assento ....

Foi com algum alívio que chegámos a casa do Sr. Augusto, conhecido cuteleiro em todo o país e principal motivo da viagem.

Umas goladas de àgua fresca para poder apreciar o "museu" de cutelaria que abaixo retrato nas fotos ... pese embora estas não tenham a fidelidade que a visita proporcionou.



O Sr. Augusto foi emigrante em França mais de 30 anos e trabalhava na arte da cutelaria, na zona de Clermont-Ferrand, também ela cidade ligada a esta actividade secular.
Os melhores aços para esta actividade têm aquela origem e os produtos que o Sr. Augusto Oliveira produz e comercializa vêm de lá.
Fiquei espantado com a quantidade e diversidade de facas, "faconas" e  faquinhas, cutelos, cutelinhos, fusis, espetos, ... eu sei lá mais o quê !!!!
Hastes de veado, crânios de bois, cabras, ovelhas, ... patas de javali e de corso, ... dentes de ... tudo o que se possa imaginar e que serve para fazer cabos para toda aquela tralha que acabei de enumerar ... algumas delas bem raras.
Uma navalha, de cabo de marfim, estava à venda por cerca de 500 "aéreos" ... e haviam verdadeiras obras de arte, artesanato puro.
No momento da nossa visita, dois cavalheiros, caçadores profissionais pela conversa (já se sabe o que é a conversa de pescadores, caçadores e outros mentirosos ...) escolhiam facas para esfolar javalis, "desmanchar" veados, ameaçar sogras, ...


Nas paredes encontravam-se vários exemplares de cutelaria


Uma colecção de navalhas idênticas às que íamos comprar


A indicação de que, aqui, havia chifres por todo o lado ...


Mais uma colecção de artigos ...


Alguém disse alguma coisa sobre se estou mais gordo?


Vários chifres e outros ossos para o fabrico de cabos
e se calhar sargentos ... não sei ...


O Sr. Augusto e Madame,  a afiar a minha navalha
de estimação e que me acompanha sempre na moto


Um interessante exemplar de espeto de churrasco com
o cabo em pata de javali
E o momento da compra da navalha chegou finalmente: o Rui tinha encomendado uma navalha igual à dele para um colega ... e estava encomendada porque o Sr. Augusto grava na dita o que se quiser... e ficou mais uma encomenda duma outra para mais um amigo ...

Bem ... confesso que vim de lá espantado e disse para mim mesmo que um dia até havia de levar lá a minha mulher  mas logo me arrependi .. com tantas armas mortais não fosse ela "começar com ideias ..."
Era já mais de 17:30 quando depois das facas afiadas, dos fusis e cutelos adquiridos e da compra da navalha ... afinal, o momento alto do dia e que tinha feito com que tivéssemos andado já mais de 200 kms até ali, ... nos despedimos com uma mini oferecida pelo simpático e prestável Sr. Augusto Oliveira e "pusémos pés ao caminho".
N238 impecavelmente asfaltada e larga, com pouquíssimo trânsito (curioso, creio que a maior parte das viaturas com quem me cruzei eram autocaravanas de matrícula estrangeira ...) até Oleiros, aí tomámos a N351 em direcção á Pampilhosa da Serra, tendo atravessado o bonito Rio Zêzere que se apresentava movimentado de pessoas, nas suas margens, procurando refrescar-se do intenso calor que ainda se fazia sentir.

Num miradouro donde se avistava o Zêzere


No cruzamento da 351 para a Barragem Santa Luzia



O Vitor estava a olhar o mapa para escolher o melhor caminho
para Tábua...  decidiu vir connosco até à N234 Lousã-Góis


Mais um aspecto da bonita paisagem com o Zêzere
mais uma vez a servir de personagem principal


outra ainda...

Passagem pela Pampilhosa da Serra em direcção à N342, estrada que liga Lousã a Góis, pela N112 que, em determinados trajectos se chama N2, tão badalada ultimamente nos "fóruns motociclísticos".

A N2 ...


Uma pequena paragem junto a uma fonte para "acabar com os restos" e mais uns "tintóis" ...
E acabou-se também a bateria da máquina... grhgrhgrh
E nesse cruzamento nos despedimos do Vitor que iria para Góis, Arganil, .. até Tábua onde reside e tem o seu negócio de queijos ... eu não dava para esse negócio, sempre apreciei um bom "queijo" e, não acumulava stocks ... eheheheheh.

O Rodrigues "abandonou-nos" em Miranda do Corvo, tomando a estrada para Penela e daí até Santiago da Guarda onde reside ... e eu segui com o Rui até Condeixa, onde nos separámos com a habitual buzinadela ...

E acabei por não comprar nenhuma navalha depois dos 353 kms de viagem ... mas a minha foi afiada e corta melhor que em nova.

Boas curvas...

Todas as fotos aqui do Picasa

O vídeo das fotos  também  Aqui   (já com a música alterada por causa dos direitos de autor ... estes tipos do Youtube ... grhgrhgrh ...)

Os vídeos do Youtube Aqui