quarta-feira, 13 de junho de 2012

VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA - DIA 3

3º DIA
Domingo dia 3 de Junho.


CARENTAN  --->  SOISSONS


Saímos do Hotel Kyriad em Carentan, pelas 7:00, tendo como destino visitar o Deutsche Soldatenfriedhof, cemitério alemão em Orglandes, pequena localidade a cerca de 30 kms donde nos encontrávamos.
O tempo estava fresco (15º) e chuvoso ... uma teimosa chuva miudinha, "molha-parvos", persistiu durante quase todo o percurso até Orglandes.


Apesar da distância ser curta, o facto de termos circulado por pequenas estradas "D" (as estradas em França estão organizadas, por ordem decrescente de importância, em AR-Auto Routte, N-National e D-Departemental), de cariz essencialmente rural, fez-me crer que fomos bastante mais longe dos que os cerca de 30 kms reais de distância.


É dos cemitérios de guerra menos espectaculares e mais intimistas, em nada se comparando, por exemplo, ao cemitério alemão em La Cambe, onde repousam 21.139 soldados das divisões alemãs e este sim, muito visitado e ponto turístico frequentado.


O de Orglandes, com 10.152 soldados sepultados, talvez por se situar mais no interior, é menos visitado e, por isso menos conhecido. No entanto, proporciona momentos de recolhimento e reflexão só possíveis em locais com o sossego e tranquilidade que, como este, podem proporcionar. No momento da nossa visita não se encontrava lá mais ninguém.
Não posso deixar de recordar o momento em que, ao entrar no cemitério e em que apenas se ouvia uma chilreenta discussão duns melros que por ali se encontravam, e depois de ler a inscrição breve, em várias línguas, que me chamava a atenção para o facto de me encontrar num local que deve ser respeitado, ter sentido um arrepio de frio que fez com que ficasse com "pele-de-galinha" ...

Prosseguimos viagem para "levar as praias a eito" ...

A invasão da Normandia , com o nome de código "Operação Overlord" tinha como missão efectuar o desembarque de tropas e equipamento nas costas normandas, tendo dado nomes de código Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword às praias de Contentin (estuário de Carentan), Saint Laurent-sur-Mer, Vierville-sur-Mer, Arromanches-les-Bains, Corseulles-sur-Mer e Ouistreham. Continua sendo ainda hoje a maior invasão marítima alguma vez ocorrida com mais de três milhões de soldados a cruzarem o canal da Mancha.

A primeira das praias e mais a oeste foi a Utah Beach ...






Todas as praias tinham informação sobre as unidades, navios, ... que participaram na invasão e conquista daquele lugar, bem como das suas posições





... e continuámos viagem até ...




Também aqui havia muita informação disponível, normalmente em francês, e inglês.




Uma vez mais, neste domingo, as ruas e praças, praias e descampados, estavam engalanados com "acampamentos militares", estradas barradas por "operações stop militares", e um inusitado movimento de "soldados", veiculos e equipamentos.











Bem perto da praia de Omaha Beach, há um dos vários museus que, para além de vária documentação sobre os acontecimentos, têm em exposição muito material.




Na localidade de Saint Marie du Mont, na praça central em redor da igreja, os populares e coleccionadores, montaram um acampamento militar com tenda-enfermaria, posto de comando, ...


e uma completíssima cozinha de campanha que até um rádio da época tinha ainda a funcionar.


O seu "proprietário", o Sr Lancelot , mostrou-nos alguns dos seus objectos chamando a atenção para uma caixa de Coca-Cola, em madeira original, com 24 garrafas ainda fechadas ... "une petite fortune mon chére" respondeu-me ele quando quis saber quanto valia aquela preciosidade.






Esta moto da Wehrmacht estava a ser preparada para participar na "guerra".


Vivia-se um ambiente de "guerra" por todo o lado e é curioso como, familias inteiras passaram o fim-de-semana acampados, vestidos como na época e com rotinas militares como se estivessem, de facto, em guerra.



Bem, apesar de apreciarmos tudo o que até ali tínhamos podido observar, o tempo estava contado e não nos podíamos dar ao luxo de o fazer deslizar sob pena de descontrolar toda a viagem.
Assim, partimos em direcção a Coleville-sur-Mer onde está situado o cemitério americano.


Confesso ter ficado impressionado com o local ... diferente do do alemão pela sua grandiosidade, luz e como que milimetricamente organizado.
Impecavelmente conservado e tratado, as suas quase 10.000 cruzes brancas ainda são muitas vezes afagadas por familiares que, de forma mais ou menos periódica, ali se deslocam para o fazer.
Há, entre os cidadãos americanos, um sentimento de respeito e gratidão muito fortes com os que combateram sob a "Stars and Stripes", conhecida bandeira dos US.
Muitos visitantes vagueavam pelo cemitério na hora (cerca das 11:00) em que também lá estivémos.






Tendo começado a cair uns teimosos pingos de chuva, achámos por bem abreviar a nossa visita e prosseguir até Arromanches-les-Bains, hoje uma pacata e tranquila vila piscatória, com muitos turistas, mas onde se desenrolaram das mais sangrentas batalhas do Dia D.
Uma breve passagem pela sua praia ...



Do seu miradouro, donde dominamos com o olhar todo o seu perímetro, era possível  ver a extensa praia ... vêem-se ao fundo restos do porto artifical construído pelos invasores com recurso a enormes blocos de pedra transportados nos navios, posteriormente afundados para proporcionar o desembarque de equipamento militar imprescindível aos seus objectivos.




Neste local, estivémos à conversa com um grupo de motard's ingleses que, com o mesmo propósito que nós, tinham atravessado a Mancha pelo Eurotúnel (ainda um dia ... ).
Claro que, com o ar mais experiente do mundo, fiz um figurão ao explicar-lhes para e por onde deveriam ir, o que deveriam visitar, a que deveriam dar atenção ... espero que não se tenham perdido.




Passagem por Ver-sur-Mer pois queríamos ir pernoitar o mais a leste possível de França ...


Uma breve passagem ainda pela praia de Ouistreham, donde partem os ferry para a ilha britânica, a mais a norte de todas e começámos a rolar em direcção a leste.

Como já referi, queria ficar o mais a leste possível de França pois a jornada seguinte seria seguir para Suiça.

Pusémo-nos à estrada, por Rouen, Beauvais, ... até Soissons onde pernoitámos ... não sem antes mais um "percalço" ter acontecido e deste, sinto alguma culpa e remorso.

Sou um tipo organizado mas apressado ... ando quase sempre com pressa e a organização horária é, para mim, quase uma obcessão. Quando digo "vamos" já estou a começar a andar e lido mal com pessoal que, mesmo vendo os outros já de motos a trabalhar ainda estão à léria, só depois começam a colocar capacete, luvas, etc...
"Portantos", quem me segue habitualmente, sabe que quando digo "está na hora de ir" é mesmo para avançar.

Aconteceu que parámos numas bombas expresso da ELF, daquelas sem atendimento humano, mas nenhum dos leitores de cartão estava a funcionar. Voltei a colocar o capacete, a calçar as luvas e disse para o Silva "vamos, deve haver outras lá mais para a frente ..." e avancei mesmo ainda com o Silva, nas calmas, a "arranjar-se".

Acontece que logo a cerca de 1.000 mts havia umas outras bombas de abastecimento e, apesar de ter afrouxado, circulando devagar pela berma, a estrada era muito movimentada (estávamos nas imediações de Rouen e em final de dia) e o Silva só no ultimo momento me viu, quando ultrapassava, pela esquerda, uma carrinha Renault Kangoo ... tráz... ai que lá se foi a chapa do guarda-lamas da carrinha e uns riscos na mala lateral direita da Honda ... e ainda bem que não caiu senão era uma chatice.



Aqui o Silva de "volta da papelada" do seguro.
E esta foi a ultima foto do dia pois fiquei mal-disposto com isto.
E em Soissons, chegámos ao Hotel Formule1 cerca das 21:00 com 2.349 kms no "pêlo".
Continua ... com mais "percalços" !!!!

Todas as fotos do 3º dia no Picasa  Aqui

O vídeo das fotos do 3º dia Aqui





6 comentários:

  1. Bom dia!!!

    Ao ler o seu post pensei "bem, pelo menos hoje não aconteceu nenhum imprevisto ao Silva"... mas enganei-me... afinal essa viagem foi uma aventura pela europa e uma aventura com o Silva!!!

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  2. Peço-lhe que seja paciente e aguarde pela crónica do 4º dia ... o Silva mudou de nome para João... eheheheheh.

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  3. Aproveito para mandar um grande abraço e o desejo que tudo corra pelo melhor, sem precalços! Boa viagem

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  4. Obg Pelo comentário e pelo abraço, que retribuo.
    João Rui Pimentel

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